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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Imprensa, publicidade e educação : um estudo sobre a civilização dos costumes no interior do Brasil (Uberabinha, MG, 1919 - 1929)
Autor(es): Justino, Rogério
Primeiro orientador: Campos, Raquel Discini de
Primeiro membro da banca: Furtado, Alessandra Cristina
Segundo membro da banca: Araujo, Jose Carlos Souza
Resumo: Esta pesquisa apresenta um breve estudo sobre a influência da propaganda impressa no processo civilizatório da então cidade de Uberabinha, hoje Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no recorte temporal de 1919 a 1929, analisando exemplares do jornal A TRIBUNA, editados no mesmo período. Para alcançar tal objetivo, a questão motivadora foi analisar de que maneira a publicidade contribuiu para educar os sujeitos para serem os cidadãos que se desejava época. Fez-se, então, um percurso histórico mapeando a história da cidade de Uberabinha, o surgimento da imprensa e da publicidade no Brasil. Em seguida, foram analisados os anúncios ligados aos temas alfaiatarias, máquinas, serviços e automóveis para ressaltar a relevância do discurso científico que era sustentado no método e na técnica para letrar os sertanejos nos termos identificados com a civilização e o moderno. Também foram apresentadas as publicidades que fazem menção a elementos ligados à saúde, tais como remédios, pílulas, elixires etc. Conclui-se que para civilizar um cidadão para os desafios do Brasil Republicano que nascia no início do século XX, em especial no recorte temporal da pesquisa, foram lançados diversos artifícios além da educação escolar formal, entre eles os jornais e as publicidades neles impressas. Por meio da análise de diversos anúncios: hotéis, alfaiatarias, máquinas, automóveis, caminhões e remédios, foi possível evidenciar sobre como os sujeitos eram educados para novas sensibilidades e novos hábitos. Também foi possível perceber como os ideais sanitaristas impuseram novo marco e corroboraram os princípios e ideias de modernidade daquele cenário rural que, por falta de higiene urbana, era ameaçado por doenças e suas epidemias. A análise da propaganda tem como princípio sua construção como elemento integrante da cultura. Dessa forma pode ser entendida como elemento dialógico e responsivo, em consonância com os homens e o tempo que a produziu, carregando suas marcas. E encontra na reiteração, por meio dos jornais periódicos, a força de sua comunicação e educação.
Abstract: This research presents a brief study about the influence of advertisements in the civilizing process in Uberabinha city, today Uberlândia, localized in Triângulo Mineiro. The chosen time frame were 1919 to 1929. In this time was analyzed copies of the newspaper A TRIBUNA. To achieve this goal, the motivating question was to analyze how the advertisements contributed to educate citizens as time that they lived wanted. Then was made a historical journey mapping the history of the Uberabinha city, the emergence of the press and advertisement in Brazil. Then the ads linked to tailors, machinery, services and cars topics were analyzed, to underscore the relevance of scientific discourse that was sustained in the method and technique to teach the citizens in accordance with the civilization and the modern discourse. The advertisements that mention the elements related to health, such as medicines, pills, elixirs were also presented. It is concluded that to civilize a citizen for the challenges of Brazil Republic, were launched many devices beyond formal education, including newspapers and advertisements printed thereon. Through the analysis of various ads, it became clear how the individuals were educated to new sensibilities and new habits. It was also possible to see how the ideals sanitarians imposed new benchmark, and confirmed the principles and ideas of modernity setting new patterns to that rural area. The analysis of advertising\'s principle construction as an element of culture. Thus it can be understood as dialogic and responsive element, in line with the men and the time that produced it, carrying their features. And is the reiteration through the periodicals, the strength of its communication and education.
Palavras-chave: Propaganda
Processo civilizador
História da educação
Advertising
Civilizing Process
History of education
Propaganda
Educação - História - 1919-1929
Uberlândia (MG) - 1919-1929
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: JUSTINO, Rogério. Imprensa, publicidade e educação : um estudo sobre a civilização dos costumes no interior do Brasil (Uberabinha, MG, 1919 - 1929). 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.45
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.45
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14044
Data de defesa: 15-Fev-2016
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