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dc.creatorCarvalho, Ricardo Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:46Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-06-22T18:36:46Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ricardo Ferreira de. Políticas públicas para o software livre na Educação Superior : o uso do programa Scribus no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.199por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14023-
dc.description.abstractThe thesis presented here is to questioning the fact that the market develops proprietary software, as opposed to the ideal collaborator of the free software movement that allows the participation and digital inclusion that plan to take over public policies extending its use to public education agencies. It also approaches the concept of free software and its adoption in higher education, through resolutions adopted by the Brazilian state analyzing experience in Journalism Course at the Federal University of Uberlândia - UFU, the use of free software Scribus. Methodologically became the literature review to find the data and information made available by the federal government and the object of analysis institution. Data were also collected through a questionnaire to collect the opinions of students participating in the course of the disciplines. We started from the hypothesis that the culture of proprietary software is needed by business strategies, which makes it preferred by consumers, although in the first instance, have high costs to the user, while the free software, more accessible and, sometimes free, is discredited by the general public. Makes a comparison with a similar model of proprietary software, noting that the use of free software is reliable, allowing develop the spirit of solidarity and collaborationist required in the university environment, expanding the knowledge and not merely the \"training in push buttons\" and notes based on documents that the initiative is still seen with resistance and use, even in public higher education institutions, needs to be intensified. The main results concern the use and acceptance of free software Scribus, used in disciplines related to the production of printed material, the teaching-learning process in carrying out the activities, as well as the measures taken to use free programs proposed by the federal government to public institutions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSoftware livrepor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPrograma Scribuspor
dc.subjectDiagramaçãopor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectFree softwareeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectScribus programeng
dc.subjectTypesettingeng
dc.subjectEducação Inovações tecnológicaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectJornalismo - Estudo e ensinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.titlePolíticas públicas para o software livre na Educação Superior : o uso do programa Scribus no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707907U6por
dc.contributor.referee1Queiroz, Adolpho Carlos Françoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793203E8por
dc.contributor.referee2Malusá, Silvana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4325799P1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA dissertação aqui apresentada tem como problematização o fato de que o mercado desenvolve softwares proprietários, em contraposição ao ideal colaboracionista do movimento do software livre, que possibilita a participação e inclusão digital que se pretende adotar através de políticas públicas estendendo sua utilização aos órgãos de ensino público. Aborda, também, o conceito de software livre e sua adoção no ensino superior, mediante resoluções adotadas pelo estado brasileiro analisando a experiência no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no uso do software livre SCRIBUS. Metodologicamente fez-se a revisão bibliográfica para localizar os dados e informações disponibilizados pelo governo federal e a instituição objeto da análise. Dados também foram colhidos através da aplicação de questionário a fim de recolher as opiniões dos alunos participantes das disciplinas no curso. Partiu-se da hipótese de que a cultura dos softwares proprietários se impõe por meio de estratégias comerciais, o que os torna preferidos pelos consumidores, apesar de, em primeira instância, ter custos altos para o usuário, enquanto os softwares livres, mais acessíveis e, por vezes gratuitos, são desacreditados pelo grande público. Realiza uma comparação com um modelo semelhante de software proprietário, destacando que o uso do software livre é confiável, possibilitando desenvolver o espírito solidário e colaboracionista necessários no ambiente da universidade, ampliando o conhecimento e não meramente o adestramento no apertar de botões e constata, com base nos documentos, que a iniciativa ainda é vista com resistência e o uso, mesmo nas IES públicas, precisa ser intensificado. Os principais resultados encontrados dizem respeito ao uso e aceitação do software livre Scribus, utilizado nas disciplinas relacionadas à produção de material impresso, ao processo ensino-aprendizagem na realização das atividades, como também às medidas adotadas para uso de programas livres propostas pelo governo federal às instituições públicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.199por
dc.orcid.putcode81753720-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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