Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14009
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sexualidade na internet: a publicação em blogs de professores/as de ciências e biologia
Autor: Diniz, Gabriela Almeida
Primer orientador: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Primer miembro de la banca: Cicillini, Graça Aparecida
Segundo miembro de la banca: Quadrado, Raquel Pereira
Resumen: O presente trabalho foi desenvolvido no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. A pergunta que movimentou a pesquisa foi: quais discursos sobre sexualidade atravessam as publicações de blogs de professores/as das Ciências Biológicas? Para tanto, o objetivo geral traçado foi o de analisar os discursos sobre sexualidade constitutivos das publicações de blogs de professores/as de Ciências Biológicas, e os objetivos específicos foram: levantar blogs de professores/as da área de Ciências Biológicas com publicações sobre sexualidade; verificar as formas pelas quais os/as autores/as dos blogs selecionados apresentam publicações relacionadas à sexualidade; e levantar os discursos sobre sexualidade que atravessam as publicações. A investigação, de caráter qualitativo, tomou os blogs dos/as professores/as de Ciências e Biologia como campo investigativo, observando a constituição e identificação acerca do modo como a sexualidade é apresentada, e analisando os enunciados das publicações. Na investigação, foram utilizados aspectos metodológicos da análise cultural e da análise de discurso foucaultiana. A partir do levantamento realizado nos blogs, analisouse o discurso da didatização das sexualidades, o discurso científico em diálogo com o discurso midiático, o discurso da saúde/doença e da (a)normalidade e o discurso da linearidade sexo-gênero-sexualidade. A análise permitiu aproximações das estratégias contemporâneas utilizadas para colocar em ação o dispositivo da sexualidade em espaços midiáticos como os blogs em diálogo com novas formas de subjetivação, de ser e estar de homens e mulheres.
Abstract: This work was developed within the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia - UFU, in the research area Education in Science and Mathematics. The question that motivated the research was: Which discourse about sexuality are in the publications of Biological Science teacher s blogs? Therefore, this study aimed: to locate teacher s blogs the area of Biological Sciences containing publications about sexuality; to verify the ways the authors of the selected blogs present publications related to sexuality; and to survey the discourses about sexuality crossing publications. The qualitative type research, considered the Science and Biology teacher s blogs as an investigative field, observing the constitution and identification of how sexuality is presented, and analyzing the wording of statements. In the investigation, we used methodological aspects of cultural analysis and Foucault\'s discourse analysis. From the blog survey several aspects were analysed: (i) the discourse of didactization of sexualitiy, (ii) the scientific discourse in dialogue with the media discourse, (iii) the discourse of health / disease and (ab)normality and (iv) the discourse of sex-gender-sexuality linearity. The analysis allowed approximations of contemporary strategies used to put into action the sexuality device in media spaces such as blogs in dialogue with new forms of subjectivity, of being of men and women.
Palabras clave: Blogs
Sexualidade
Biologia
Blogs
Sexuality
Biology
Sexo
Educação - Biologia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: DINIZ, Gabriela Almeida. Sexualidade na internet: a publicação em blogs de professores/as de ciências e biologia. 2015. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.264
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.264
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14009
Fecha de defensa: 8-may-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SexualidadeInternetPublicacao.pdf8.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.