Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCordeiro, Euzane Maria-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:43Z-
dc.date.available2015-12-02-
dc.date.available2016-06-22T18:36:43Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Euzane Maria. Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Matemática. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.220por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14006-
dc.description.abstractThis research tried to answer the following question: Which are the knowledge related to the Problem s Resolution that the teachers of the first years of Primary School have to dominate to implement a pedagogical practice in Mathematics which breaks with the expositive, training and repetitive model that is predominant in the scholar practice and helps the students to acquire the really relevant and significant knowledge? Facing this problem, the research had as an aim to study, analyze and systematize the main knowledge of the Problem s Resolution methodology, that contribute to the development of the pedagogic practice and to the significant learning acquisition of Mathematics content in the first years of the Primary School. To answer to the proposed question, and to achieve the intended objective, a theoretical research was developed, that, in a general way, describes and analyses the most important characteristics of the teaching and learning Mathematics process, approaching questions that have as an theoretical-methodological the standards of the significant learning theory of Ausubel, discussing the initial and continuing formation of the teachers and their ideas about the teaching and learning process in Mathematics and some methodological alternatives that can contribute with the improvement of the pedagogical practice in Mathematics teaching. This study showed that Problem s Resolution is a methodological trend in Mathematics Education which effectively contributes to transform the classroom Mathematics in a contextualized educational activity that stimulates the participation of the student in the educational process, promotes the significant learning and shows the importance of the Mathematics contents to the day-by-day life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectMetodologia de ensino de Matemáticapor
dc.subjectProblem s resolutionseng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectTeaching Mathematics methodologyeng
dc.subjectMatemática (ensino fundamental) - estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensino - formação de professorespor
dc.subjectProfessores de Matemática - formaçãopor
dc.titleResolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.contributor.referee1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6por
dc.contributor.referee2Borges, Bento Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717960U8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4052632J8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou dar resposta ao seguinte problema: Quais são os saberes relacionados à Resolução de Problemas que os professores, dos primeiros anos do Ensino Fundamental, precisam dominar para que possam implementar uma prática pedagógica em Matemática que rompa com o modelo expositivo, treinativo e repetitivo predominante no contexto escolar e possibilite aos alunos a aquisição de aprendizagens realmente relevantes e significativas? Face a esse problema, a pesquisa teve por objetivo estudar, analisar e sistematizar os principais saberes inerentes à metodologia da Resolução de Problemas que contribuem para o desenvolvimento da prática pedagógica e para a aquisição da aprendizagem significativa dos conteúdos da Matemática, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para responder ao problema proposto e alcançar o objetivo pretendido, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho teórico, que, de maneira geral, descreve e analisa as principais características do processo de ensinar e aprender Matemática, aborda questões que têm como orientação teóricometodológica os fundamentos da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, discute a formação inicial e continuada do professor, as concepções dos docentes sobre o processo de ensinar e aprender Matemática, e algumas alternativas metodológicas que podem contribuir para a melhoria da prática pedagógica no ensino da Matemática. O estudo realizado evidenciou que a Resolução de Problemas é uma das tendências metodológicas da Educação Matemática que contribui efetivamente para transformar a Matemática trabalhada na sala de aula em uma atividade educativa contextualizada que estimula a participação do estudante no processo educacional, promove a aprendizagem significativa e evidencia a importância dos conteúdos matemáticos para a vida cotidiana.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.220por
dc.orcid.putcode81753770-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResolucaoProblemasAprendizagem.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.