Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarcanholo, Flávia Pimenta de Souza-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:41Z-
dc.date.available2015-04-23-
dc.date.available2016-06-22T18:36:41Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.identifier.citationCARCANHOLO, Flávia Pimenta de Souza. Os jogos como alternativa metodológica no ensino de matemática. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.9por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13994-
dc.description.abstractThis presente study debates the importance of the using of games, as a methodologic choice of Mathematic study, to the children between Five and seven years old. This research uses primary sistematization of theoric knowledge and methodologic about the using of games, to overcome the existing deficiency in this education. Has the objective to study, identify, analise and describe the main contribution of the games in development of pedagogic practice and in the significance knowledge aquisition. The study stars from a characterization of the Mathematic education nowadays, based in the documents: Referencial Curricular For Child Education and Curricilar Parameters For The Fundamental Education. It is based in researches accounts about Mathematic educatioto see wich practices have been developed and the possible cause of school failure. It makes a survey of pedagogic trends in education to identify the most convenient in the current context. After walking through this theoric way, finds the necessary clarification wich justify the using of gamesas a methodologic resource to learning end development of child, between Five and seven years old, to favor the Mathematic education. Uses as theoric foundation the assumptions of the theory Historic-Cultural, based in Vygotsky, Leontiev and Elkonin studies. So, it deeps the theoric knowledge about this theme, with the aim to clear and contribute in the teachers formation, Who wants a rephrasing of Mathematic education and a comprehension of the importance in using games as the main activity of the child.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectJogospor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectGameseng
dc.subjectHistoric-cultural theoryeng
dc.titleOs jogos como alternativa metodológica no ensino de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.contributor.referee1França, Polyana Imolesi Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755206Z0por
dc.contributor.referee2Silva, Sarita Medina da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772657H9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4492976U6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação discute a importância do uso dos jogos, como uma alternativa metodológica ao ensino de Matemática, voltado às crianças entre cinco e sete anos de idade. Esta pesquisa utiliza primariamente uma sistematização de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre o uso dos jogos, de modo a superar as deficiências existentes neste ensino. Tem como objetivo estudar, identificar, analisar e descrever as principais contribuições dos jogos no desenvolvimento da prática pedagógica e na aquisição da aprendizagem significativa. O estudo inicia por uma caracterização do ensino de Matemática na atualidade, baseada nos documentos: Referencial Curricular para Educação Infantil e Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental. Baseia-se em relatos de pesquisas sobre o ensino da Matemática para verificar quais práticas têm sido desenvolvidas e os possíveis causadores do fracasso escolar. Realiza um levantamento das Tendências Pedagógicas de ensino para identificar a mais adequada ao contexto atual. Após a realização desse caminho teórico, encontra os esclarecimentos necessários que justifiquem o uso dos jogos como um recurso metodológico primordial à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança, entre cinco e sete anos de idade, favorecendo o ensino de Matemática. Utiliza como fundamentação teórica os pressupostos da teoria Histórico-cultural, baseados nos estudos de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Desta forma, aprofunda conhecimentos teóricos sobre a temática em questão, com o intuito de esclarecer e contribuir na formação de professores que buscam uma reformulação do ensino de matemática e uma compreensão da importância do uso dos jogos como a principal atividade da criança.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.9por
dc.orcid.putcode81753696-
dc.crossref.doibatchidfff3202a-c26c-41b3-b6c6-bc8e35fbd2a3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosAlternativaMetodologica.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.