Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jean Carlo da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:39Z-
dc.date.available2007-02-06
dc.date.available2016-06-22T18:36:39Z-
dc.date.issued2005-02-24
dc.identifier.citationSILVA, Jean Carlo da. Prática colaborativa na formação de professores:a informática nas aulas de matemática no cotidiano da escola. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13979-
dc.description.abstractIn this inquiry we perceive that the challenge is to find ways to form and to involve the university s professors in practical collaboratives to produce and to improve moments where the pupils of the course of Mathematical Licentiateship are socializing and producing to know professors to them related to the work with the new technologies in the daily one of the schools. We approach the question of the new technologies in the initial formation of professors of the Course of Mathematics and carry through reflections on its implications in the professional performance of these teaching futures. Supported in ideas structuralized in the history and the culture of the citizens of the research, we look for to analyze the relations that get implicated in the initial formation of these professionals during practical of education and the supervised curricular period of training. When working with the computers we look for to identify to know them that the trainees - future professors - withheld and/or had constituted on the didactic use of this informational tool. In this work we search to understand as if it processes the formation/construction of the knowledge concerning new methodologies of teaching work in environments informatics in the schools. The process of formation of professors of Mathematics suffers influence of diverse factors - social, politicians, cultural and technological. This in motivated them to extend our analysis on the practical one developed in the search to understand as if they constitute to know professors to them of the future professors of Mathematics concerning the work in a informatic s environment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de professores de matemáticapor
dc.subjectInformática educativapor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.subjectInitial formation of mathematics professorseng
dc.subjectEducative computer scienceeng
dc.subjectDaily pertaining to schooleng
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopor
dc.titlePrática colaborativa na formação de professores:a informática nas aulas de matemática no cotidiano da escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730494D6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNessa investigação, percebemos que o desafio é encontrar maneiras de capacitar e envolver os formadores de professores em práticas colaborativas, a fim de produzir e aprimorar momentos em que os alunos do curso de Licenciatura em Matemática socializem e produzam os saberes docentes relacionados ao trabalho com as novas tecnologias no cotidiano das escolas. Abordamos a questão das novas tecnologias na formação inicial de professores do Curso de Matemática, e realizamos reflexões sobre as implicações na atuação profissional desses futuros docentes. Alicerçados em idéias estruturadas na história e na cultura dos sujeitos da pesquisa, procuramos analisar as relações histórico-culturais - que permeiam a formação inicial desses profissionais durante a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado. Ao trabalharmos com os computadores, procuramos identificar os saberes que os estagiários futuros professores detinham e/ou constituíram sobre o uso didático dessa ferramenta informacional. Neste trabalho, buscamos compreender como se processa a formação/construção do conhecimento acerca de novas metodologias de trabalho docente em ambientes informatizados nas escolas. Enfim, o processo de formação de professores de Matemática sofre influência de diversos fatores sociais, políticos, culturais e tecnológicos - e os diversos saberes acerca do uso de computadores nas aulas de Matemática como a elaboração de tarefas, o trabalho com o software, a relação com os alunos e demais sujeitos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, etc. - nos motivou a ampliar nossa análise sobre a prática desenvolvida, objetivando entender como se constituem os saberes docentes dos futuros professores de Matemática num ambiente informatizado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753686-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCSilvaDISS1PRT.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
JCSilvaDISS2PRT.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.