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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O esporte na consolidação e propagação do espírito Esaviano
Autor: Baia, Anderson da Cunha
Primer orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primer miembro de la banca: Moreno, Andrea
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Resumen: Esta dissertação está situada na área da História e Historiografia da Educação, contemplando a história das instituições de ensino, especificamente com o propósito de analisar o papel do esporte na consolidação e propagação do Espírito Esaviano na Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (ESAV), que posteriormente tornou-se Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Espírito Esaviano e o esporte são os temas desta dissertação. O trabalho de pesquisa confirmou a existência de algumas práticas reuniões gerais, publicação de periódicos, realização de festas e incentivo ao esporte como forma de materializar o Espírito Esaviano na instituição uma tradição inventada buscando a homogeneização dos diferentes discursos e ações existentes no meio acadêmico. A realização da pesquisa serviuse das fontes documentais periódicos da época Revista Seiva, Jornal O Bonde e Jornal de Viçosa; documentos históricos livros de 1939, atas, estatuto, regulamentos da instituição; literatura da área; e fontes iconográficas. As fontes indicam que a instituição nasceu em meio a uma diversidade cultural muito grande, devido à presença de professores, alunos e funcionários de várias partes do Brasil e do exterior. Essa diversidade aponta para a existência de diferentes comportamentos, hábitos, aspirações, ações e valores. Por isso, a ESAV lançouse na tarefa de criar um sentimento de unidade, identidade, engajamento. Ficou evidente que a intenção da instituição, de início, não era a formação de uma identidade nacional; mas uma identidade local, institucional, para que discentes, docentes e demais funcionários contribuíssem com o melhor que pudessem para engrandecer o nome da ESAV. É nesse contexto que a função do Espírito Esaviano na instituição se desenvolvia: formar as almas esavianas. Esse espírito transitava pela instituição com o objetivo de formar moralmente todos que faziam parte da Escola, propagando valores tais como solidariedade, amor à instituição, honestidade, liderança, humildade que se constituíam em alicerces para a formação que a Escola acreditava ser importante para o profissional que estava sendo preparado. O esporte veio contribuir para a disseminação desse espírito, entretanto nem todas as práticas esportivas estavam alinhadas com os objetivos da instituição. Encontrei três grupos de atividades físicas na instituição: Esporte Moderno, Jogos Modernos e Jogos Tradicionais, sendo que as que ocuparam lugar de destaque foram aquelas que mais aproximavam dos valores modernos almejados pela Escola, já que a mesma surge para ser símbolo de progresso no campo agrário. Nessa esteira, os esportes modernos foram os mais incentivados e praticados na instituição; seguidos pelos jogos modernos, os quais serviam para descansar os alunos do trabalho intelectual que a instituição transmitia através das disciplinas da grade curricular. Os jogos populares não encontraram o seu lugar para serem praticados, ficando por muito tempo restrito às atividades recreativas durante os feriados nacionais; também os jogos de azar foram determinantemente proibidos por regulamento, provavelmente por incitar a trapaça que não fazia parte dos valores almejados pela Escola. Contudo, no decorrer da pesquisa fica patente que o Esporte e o Espírito Esaviano não atuavam isoladamente, mas existia uma íntima relação quanto aos princípios que eram fomentados em ambos. Valores como cooperação, honestidade, liderança, defesa das cores da instituição perpassavam as discussões encontradas nas fontes, seja quando se refere ao Espírito Esaviano, seja quando se refere ao Esporte, fortalecendo as ações e aspirações dos esavianos na consolidação da instituição.
Abstract: This dissertation is placed in the area of the History and Historiography of the Education, it contemplates the history of the teaching institutions with the purpose of analyzing the function of the sport in the consolidation and propagation of the Esaviano Spirit in the High School of Agriculture and Veterinary (ESAV), located in Viçosa/MG, that later on became Federal University of Viçosa (UFV). The Esaviano Spirit and the sport are the themes of this dissertation. The research confirmed the existence of some practices - general meetings, publication of newspapers, accomplishment of parties and incentive to the sport - as form of materializing the Esaviano Spirit in the institution - an invented tradition - looking to homogenize the different speeches and existent actions in that academic middle. The accomplishment of the research served of documental sources - newspapers of the time - Reviewed Seiva , Newspaper O Bonde and Newspaper of Viçosa ; historical documents - books of 1939, proceedings, statute, regulations of the institution; literature of the area; and images, mainly pictures. The sources indicate that the institution was born amid a big cultural diversity, due to presence teachers, students and employees of several parts of Brazil and of the exterior. With that cultural diversity, we have different behaviors, habits, aspirations, actions, virtue. That ESAV engaged in the task of creation of a unit feeling, identity. It was evident that the intention of the institution, at the beginning, was not the formation of a national identity, but the creation of the identity place, institutional identity, so that students, teachers and other employees contributed with the best than they could to enlarge the name of ESAV. It is in that context that Esaviano Spirit function in the institution was developed: to form souls esavianas. The Esaviano Spirit diffused for the institution with the function of forming morally everybody that were part of the School, spreading virtue - such as solidarity, love to the institution, honesty, leadership, humility - that constituted in bases for the formation that the institution believed to be important for the professional that was being prepared. The sport came to contribute for the popularization of that spirit, however nor all the sporting practices were aligned with the objectives of the institution. I found 3 groups of physical activities in the institution: Modern sport, Modern Games and Traditional Games, and the ones that occupied prominence place were those that more they approached of the modern virtue longed for by the School, once the same appears to be symbol of progress in the agrarian area. Thus, the modern sports were the most motivated and practiced in the institution; proceeded by the modern games, which were used to rest the students of the intellectual work that the institution transmitted through the disciplines of the curriculum. The popular games didn't find its place for they be practiced, being for restricted a lot of time to the recreational activities during the national holidays; already the bad luck games were prohibited by regulation, probably for inciting the fraud that was not part of the virtue longed for by the School. However, in elapsing of the research it is patent that the Sport and the Esaviano Spirit didn't act separately, but existed a relationship between those two. Virtue as cooperation, honesty, leadership, defense of the colors of the institution, they were virtue that passed through the discussions found in the sources, be when they refer to Esaviano Spirit, be when they refer to the Sport, strengthening the actions and aspirations of the esavianos in the consolidation of the institution.
Palabras clave: Esporte
ESAV
Espírito Esaviano
Identidade
Sport
Esaviano spirit
Identity
Ensino superior - Viçosa (MG)
Esportes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BAIA, Anderson da Cunha. O esporte na consolidação e propagação do espírito Esaviano. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13974
Fecha de defensa: 20-nov-2006
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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