Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13958
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLelis, Maria Terezinha Carrara
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:34Z-
dc.date.available2007-01-12
dc.date.available2016-06-22T18:36:34Z-
dc.date.issued2006-09-12
dc.identifier.citationLELIS, Maria Terezinha Carrara. O corpo nos processos de aprendizagem : contribuições de Wilhelm Reich e Alicia Fernández. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13958-
dc.description.abstractThis research had as its main objective to augment the understanding of the teacher training process involved with personal determinants through the learning process on a daily basis. Based on this process it became important to determine teachers values, myths and prejudices that affect their performance in the classroom. It became important to consider living experiences as the basis for this study according to Wilhelm Reich and Alicia Fernández. Reich believes that living experiences make a mark in people s behavior and learning process. Alicia Fernández understands that the learning process is directly related to the human character as it constitutes part of past experiences and awareness of past, present and future experiences. The historical factor is not merely a biographical aspect, but an imprint of past personal experiences. This process involves creativity in the area of feelings and not only empirical facts. Based on these assumptions, we tried to record living experiences of a group of teachers based on their previous learning processes and their life experiences. We also considered their relationship with family members, neighbors, friends and churches. It became very important also to pay close attention to the institutions they attended and how they decided to become teachers. We tried to understand how the concepts related to teacher training shaped their character and learning styles. The research showed that learning and becoming a teacher is a much more involved process than subject learning alone. It involves fundamentally going through the character formation and the learning styles. Following these steps, we intended to contribute to the creation of new paradigms of teaching/learning experiences, together with new alternatives related to the development of the relationships established in the school environment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectProcessos de aprendizagempor
dc.subjectFormação do caráterpor
dc.subjectModalidade de aprendizagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectLearning processeseng
dc.subjectCharacter formationeng
dc.subjectLearning styleseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectReich, Wilhelm, 1987-1957por
dc.titleO corpo nos processos de aprendizagem : contribuições de Wilhelm Reich e Alicia Fernándezpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Veranilda Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784152J3por
dc.contributor.referee1Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700722T0por
dc.contributor.referee2Bellini, Luzia Marta
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789452J4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEssa pesquisa objetiva ampliar a leitura do papel da formação dos professores tendo em vista seus determinantes pessoais, através de suas histórias de vida expressas em seus corpos e em seu saber- fazer cotidiano. Por meio do resgate da construção do corpo do professor, visa conhecer os mandatos, os valores, os mitos, os preconceitos expressos em sua história. A opção pela abordagem de Histórias de Vida está em consonância com a base teórica desse estudo: Wilhelm Reich e Alicia Fernández. Reich acredita que a história vivida fica registrada no corpo, que se expressa através da formação do caráter ou modos de ser do sujeito. Por sua vez, Alicia Fernández compreende que aprender é um elemento fundante do humano: aprender é historiar-se, é reconhecer-se, é recordar um passado para despertar-se ao futuro. Historiar-se não é criar qualquer biografia, é inscrever as condições de sua história em si mesmo. Neste trabalho de inscrição há invenção, não tem a ver apenas com os fatos, mas com a produção de sentidos. Partindo desses pressupostos, buscamos, no trabalho de campo, registrar as histórias de vida de um grupo de professoras tomando por referência o que elas aprenderam com sua experiência de vida, em suas relações familiares e nos grupos de pertença (parentes, vizinhos, amigos, igrejas), em especial nas escolas que freqüentaram, e como se tornaram professoras. Procuramos compreender como os conceitos de Formação do Caráter e Modalidade da Aprendizagem se mostram no corpo do professor. A pesquisa evidencia que esse aprendizado ser professor é mais amplo do que a aquisição de conhecimentos formais e/ou científicos oferecidos em cursos de formação, e que, fundamentalmente, passa pela formação do caráter e pela constituição de sua modalidade de aprendizagem. Ao percorrer esses caminhos, tencionamos contribuir com novos espaços de ensino-aprendizagem e novas formas de relações no interior da escola.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753694-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTCLelisDISS1PRT.pdf674.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MTCLelisDISS2PRT.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.