Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13934
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental: limites, desafios e possibilidades
Author: Ferreira, Wesley Diniz
First Advisor: Cunha, Myrtes Dias da
First member of the Committee: Frange, Lucimar Bello Pereira
Second member of the Committee: Araújo, Roberta Maira de Melo
Summary: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a nossa prática como docente de Arte em 2011, 2012 e parte de 2013, em uma escola municipal de Uberlândia, ora denominada Escola Municipal Jardins de Monet . Intentando compreender o trabalho realizado, seus limites, desafios e possibilidades, adotamos a pesquisa-ação como modelo investigativo, tendo em vista sua conotação participativa, política e de transformação social. Ao percebermos que o Ensino de Arte, a nosso ver, nesta escola, não tinha uma identidade e não era valorizado como área do conhecimento, em fevereiro de 2011, na condição de professor, apresentamos para a direção escolar uma proposta para o Ensino de Arte com duração de três anos (2011, 2012 e 2013). Como objeto do presente estudo, elegemos os anos de 2011, 2012 e o 1º semestre de 2013. A proposta para 2011, intitulada Uma viagem pela história da arte mundial , possibilitou-nos contextualizar da arte do período rupestre à arte pós-moderna. Em 2012, nosso objetivo foi explorar a arte do nosso país, tendo como referência 14 artistas brasileiros. Para 2013, está em andamento uma proposta que tem como objetivo estimular o potencial criativo do aluno; permitindo-o vivenciar a arte nas suas diferentes linguagens. A pesquisa sobre essa prática docente teve os seguintes objetivos: perceber os pontos positivos e negativos do Ensino de Arte em nossa escola; verificar se a proposta para o Ensino de Arte contribuiu para a formação estética, social, cognitiva e afetiva das crianças; conhecer melhor os alunos em seu cotidiano, nas suas limitações e potencialidades; e, por fim, sugerir uma proposta para o Ensino de Arte para a escola em parceria com os demais professores de Arte. Este trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro, caracterizamos a escola e os sujeitos da pesquisa; no segundo, contextualizamos o Ensino de Arte no Brasil e em Uberlândia; por último, apresentamos a nossa proposta para o Ensino de Arte e discutimos o trabalho realizado em 2011, 2012 e meses iniciais de 2013.
Abstract: This researchshows a reflection on our practice as Art‟s teacher in 2011, 2012 and some months in 2013, in a municipal school in Uberlândia, for a time named "Municipal School Monet's Gardens." Aim to understand the work, its limitations, challenges and possibilities we adopted Action-research as an investigative model, by reason of its participatory, political and social transformation characteristics. When we realize that Art Education in this school did not have an identity and was not valued as a knowledge areawe presentedto the school board, in February 2011, a proposal for Teaching Art for three years (2011, 2012 and 2013). But as the object of this study, we selectedthe years 2011, 2012 and the first semester of 2013. The proposal for 2011, entitled "A journey through the history of world art," enabled us to contextualize sinceArt Cave period to postmodern Art. In 2012, our purpose was to explore the art of our country, with reference to 14 Brazilian artists.A proposal for 2013 is in process and aims to encourage the creative potential in students allowing him to experience Art in its different possibilities. The research on teaching practice had the following objectives: to realize the positives and negatives aspects about of Art Education in our school; determine the proposal for Teaching Art which contributed to the aesthetic, social, cognitive and affective children; know better students in their daily lives, limitations and potentials, and finallysuggest a proposal for Art Education for the school in collaborative efforts with other art teachers. This work was divided into three chapters. In the first, we introduce the school and the research of this the subjects, in the second we contextualize the Art Education in Brazil and Uberlândia, and finally, we present our proposal for Art Education and discuss the work done in 2011, 2012 and in the beginning of 2013.
Keywords: Ensino Fundamental
Artes - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)
Ensino-aprendizagem de arte
Saberes e práticas docentes
Cotidiano escolar
Teaching and learning in art
Everyday school
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: FERREIRA, Wesley Diniz. O ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental: limites, desafios e possibilidades. 2013. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.312
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.312
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13934
Date of defense: 19-Aug-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoArteIniciais.pdf7.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.