Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13927
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: As contações de histórias problematizadoras no ensino de astronomia no 2° ano do ensino fundamental: entrelaçando fantasia e conhecimentos
metadata.dc.creator: Deus, Mariana Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Longhini, Marcos Daniel
metadata.dc.contributor.referee1: Arena, Adriana Pastorello Buim
metadata.dc.contributor.referee2: Lattari, Rute Helena Trevisan
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo discute os conhecimentos prévios que os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental possuem a respeito do movimento aparente do Sol e da Lua. Para tanto, é utilizada a contação de Histórias Problematizadoras (HP´s), que consiste num recurso metodológico, desenvolvido por nós, com base teórica nos pressupostos do Ensino por Investigação, cuja característica é a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. As HP s são textos fictícios com finais abertos, que terminam com uma pergunta, conduzindo os alunos a desvendarem os problemas propostos relacionados ora ao tema Sol, ora ao tema Lua. Durante as contações de histórias é propiciado às crianças um momento para que levantem hipóteses e discutam a respeito do assunto abordado, além disso, utilizamos como recurso para solução da problemática introduzida pela história a observação do ambiente externo, neste caso o céu da escola municipal de Uberlândia em que ocorreu a pesquisa. Participaram destas atividades e contribuíram com esta pesquisa 37 alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Os objetivos propostos foram: analisar a potencialidade das Histórias Problematizadoras como um recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado de Astronomia, e verificar se a observação do ambiente externo, especificamente do céu, está presente na vida cotidiana das crianças. Para tanto, procuramos responder a seguinte pergunta: que conhecimentos de estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, sobre o movimento aparente do Sol e da Lua, são modificados, ao participarem das contações de histórias problematizadoras envolvendo tais temas?. Trabalhamos com as histórias A borboletinha de outro mundo , que trata sobre o Sol; e Lico e suas descobertas sobre a Dona Lua , que aborda sobre a Lua. Tivemos como referência para análise a produção científica da área a respeito dos conhecimentos dos alunos sobre esta temática e as propostas curriculares da modalidade de ensino em questão. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir das contações de histórias realizadas, por meio de entrevistas e falas dos alunos sobre os desenhos que produziram. Dentre os conhecimentos revelados pelos estudantes no início desta pesquisa, podemos citar: não observam apenas objetos de natureza astronômica no céu, mas também objetos de naturezas biológicas, atmosféricas, artificiais e fantásticas; utilizam de explicações a partir do enfoque religioso; designam o Sol a partir de termos como círculo, esfera, redondo e bola; explicam o movimento do Sol e da Lua a partir de elementos externos; e usam termos comparativos para descrever o formato da Lua. Quando analisado por meio da estrutura de eixos temáticos, os conhecimentos dos alunos revelados durante a pesquisa mostraram que eles buscam explicar os fenômenos que ocorrem cotidianamente a partir de suas vivências e que não as modificam para conhecimentos cientificamente consolidados, mas ampliam suas maneiras de compreenderem os assuntos em questão. Desta forma, ao final do trabalho, a maior parte das crianças passou a perceber que: o Sol muda sua posição ao longo das horas; a Lua apresenta diferentes aspectos, podendo ser vista tanto durante o dia quanto durante a noite, e descreve um movimento no céu. No que se refere às HP s, percebemos que elas trazem uma maneira lúdica de se abordar a temática astronômica e se revela numa possibilidade de envolvimento ativo do educando no processo de aprendizagem.
Abstract: This study discusses the prior knowledge that second grade of Elementary School students have about the sun s and moon s apparent motion. Therefore, storytelling with Histórias Problematizadoras (HP\'s) were used, which consists of a methodological resource, developed by us, based on theoretical assumptions of Investigating Education, whose characteristic is the student\'s active participation in the learning process. The HP\'s are fictional texts with open endings, ended by a question, leading the students to unravel the problems posed related sometimes to the Sun, sometimes to the Moon. During the storytelling the children are given a moment to raise and discuss hypotheses about the subject, in addition we used as a resource the observation of the external environment to solve the problem-story introduced, in this case the sky above the school in the city of Uberlândia in which the research took place. 37 students of the second grade of elementary school participated in these activities and contributed to this study. The proposed aims were: to assess the potential of HP s as an educational resource for astronomy teaching and learning, and to check if the external environment observation, specifically the sky, is present in the children s everyday life. For this, we seek to answer the following question: which knowledge on students of 2nd grade of elementary school about apparent Sun and Moon motion are modified by participating in HP storytelling involving such issues. We worked with the stories \"A borboletinha de outro mundo\" (The little butterfly from another world), which deals with the Sun, and \"Lico e suas descobertas sobre Dona Lua\" (Lico and his discoveries about Miss Moon), which tells about the Moon. We had as reference to analyze the scientific production area about the students\' knowledge on the subject and curriculum proposals of teaching modality in question. The survey data were obtained from storytelling carried out by interviews and students discourses on the drawings they produced. Among the revealed students knowledge at the beginning of this research, we can mention: they didn t only observe natural objects of the astronomical sky, but also objects of biological natures, atmospheric, artificial and fantastic; using explanations from the religious point of view; designate the Sun from terms like circle, sphere, round ball; they explained the movement of the Sun and Moon from external elements, and use comparative terms to describe the moon shape. When analyzed by structure of thematic axes, students\' knowledge revealed during the research showed that they seek to explain the phenomena that occur daily from their experiences and not the change scientifically consolidated knowledge, but expand their ways of understanding the issues involved. Thus, in the end of the study, the majority of children now realize that: Sun changes its position along the hours, the Moon presents different aspects and can be seen both during the day and during the night, and describes a movement in the sky. In the case of HP\'s, we realized that they bring a playful way of approaching astronomical theme and reveals a possibility of active involvement learner in the learning process.
Keywords: Contação de história
História problematizadora
Ensino de astronomia
Ensino fundamental
Storytelling
Astronomy teaching
Elementary school
Astronomia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino
Contação de história - Astronomia (Ensino Fundamental)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: DEUS, Mariana Ferreira de. As contações de histórias problematizadoras no ensino de astronomia no 2° ano do ensino fundamental: entrelaçando fantasia e conhecimentos. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13927
Issue Date: 27-Mar-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Ferreira.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.