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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13926
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O fórum de classe numa escola pública: significados e práticas direcionados à construção de uma coletividade |
Author: | Muniz, Luciana Soares |
First Advisor: | Cunha, Myrtes Dias da |
First member of the Committee: | Dickel, Adriana |
Second member of the Committee: | Souza Junior, Arlindo José de |
Summary: | A escola constitui-se em um espaço-tempo de relações sociais. Partindo da premissa anterior, o objetivo do presente trabalho foi conhecer e analisar práticas e significados na construção de uma proposta coletiva de avaliação de uma escola. Tal objetivo levou-nos a participar do cotidiano de uma escola Pública Federal de Ensino Fundamental, em que estivemos realizando nossa pesquisa durante o ano letivo de 2005, participando de diferentes modalidades de reuniões, que discutiam o processo avaliativo escolar e também do dia-a-dia de uma sala de aula de 2º ano do 1º Ciclo de Formação Humana. Por meio da presente pesquisa, confirma-se, para nós, a dinamicidade e a historicidade do cotidiano escolar, revelada na subjetividade da escola e de seus sujeitos. Imersos na rotina da escola, pudemos perceber seus limites e suas possibilidades para os sujeitos se reunirem, discutirem e realizarem os Fóruns de Classe. Verificamos, na escola, a existência de um discurso que visa a construção de um processo de avaliação qualitativa e coletiva, mas, em práticas ou ações relativas ao Fórum de Classe, as características que prevalecem ainda são burocracia, hierarquização, ritualização e autoritarismo. Portanto, em relação ao período em que desenvolvemos nossa pesquisa, podemos dizer que o Fórum de Classe na ESEBA consistiu um processo em que o discurso avança, ou seja, apresenta-se como um momento de amplo diálogo e reflexão, porém, na prática, o que se tem é a realização de um ritual avaliativo que tenta disciplinar o comportamento dos alunos e que também estimula tais sujeitos a internalizar os valores, as normas e o discurso da instituição e de seus professores, de uma maneira especial, por intermédio de práticas grupais. Deste modo, destacamos que a construção de uma prática avaliativa democrática e coletiva na ESEBA permanece sendo uma meta que ainda está por ser materializada; isto implica, entre outros desafios, estabelecer relações em que todos os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizado possam se expressar e ser ouvidos. |
Abstract: | School constitutes itself in social relations of time and space. Having in mind what was just said, this dissertation aims at knowing and analyzing practices and meanings in the collective proposal of evaluating a school. Such an aim took us to participate of an every day life of a public elementary school (ESEBA) where we had been carrying out our research in 2005. At this school, we had the opportunity to be in different kinds of meetings, which allowed us to discuss the process of evaluation as well as the daily life of a classroom of the second grade of the basic cycle of human formation. Our research confirms the dynamicity and historicity of everyday life in school, which could be seen in the subjects. By being part of the routine of the school, we could realize its limits and possibilities in order to make the subjects get united, discuss and make their classroom meetings. We could find, on the one hand, that, at this specific school, the existence of a discourse that intends to construct a qualitative and collective evaluation process. But, on the other hand, we could also realize that there are practices or even actions related to the classroom meetings in which what one can see is bureaucracy, hierarchy, ritualism and authoritarianism. Therefore, if we can consider the time we spent in this school in order to carry out our research, we can say that the classroom forum was a process in which a certain emancipating discourse takes place, that is, it shows itself as wide moment of dialogue and reflection, although in practical terms what one can really realizes is an evaluative process which tries to discipline the behavior of students. This discourse also stimulates students to internalize values, rules, and the discourse of the school and teachers, especially by practices developed in groups. Thus, we have pointed out that the construction of a democratic and collective practice of evaluation still remains as a goal to be concretized at ESEBA. This implies, among other challenges, that it is necessary to establish relations in which those subjects involved in the process of teaching and learning can express themselves and be heard. |
Keywords: | Cotidiano Coletivo Avaliação Fórum de classe School everyday life Collectivity Evaluation Classroom meetings Avaliação educacional |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | MUNIZ, Luciana Soares. O fórum de classe numa escola pública: significados e práticas direcionados à construção de uma coletividade. 2006. 252 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13926 |
Date of defense: | 31-Jul-2006 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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