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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Análise das políticas de inclusão digital da rede pública municipal de ensino de Uberlândia no período 1999-2012
metadata.dc.creator: Medeiros, Ana Cláudia Jacinto Peixoto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
metadata.dc.contributor.referee1: Novais, Gercina Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sérgio Pereira da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Educação do programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e possui como temática central: As Políticas de Inclusão Digital das Escolas Públicas Municipais em Uberlândia . A partir de uma contextualização histórica dos sistemas informatizados e do fenômeno da inclusão digital no âmbito da educação básica brasileira, a finalidade da presente pesquisa é descrever e analisar as políticas públicas de inclusão digital formuladas e implementadas na rede pública municipal de ensino de Uberlândia - RPME/UDI, no período 1999-2012. A escolha do tema e a vontade da realizar este trabalho foram motivadas, em grande parte, pela reflexão politico-pedagógica surgida durante a identificação de dificuldades e contradições percebidas ao longo da trajetória profissional da pesquisadora no campo da educação digital na educação básica. Para tanto, os objetivos deste trabalho foram: a) descrever e analisar criticamente o processo histórico de surgimento e difusão dos sistemas informatizados e sua relação com a educação como possibilidade de promoção das políticas públicas de inclusão digital ; b) analisar o percurso histórico das políticas de inclusão digital no âmbito da educação, prescritas e desenvolvidas no Brasil e; c) descrever e analisar as políticas de inclusão digital, prescritas e instituídas no município de Uberlândia à luz do estudo da documentação oficial e das percepções de professores laboratoristas que atuam ou atuaram nas unidades escolares da RPME/UDI e dos gestores do projeto de inclusão digital deste município. Para realização da pesquisa qualitativa aqui proposta foram utilizadas a investigação bibliográfica e documental, a técnica de questionário quanti-qualitativo aplicada a 72 professores laboratoristas de informática PLI´s que compõem o quadro docente da RPME/UDI os quais responderam de um universo de 99 PLI´s. Assim como também foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com 6 PLI´s escolhidos em função do tempo de atuação na referida rede de ensino e mais dois representantes dos gestores do Núcleo de Tecnologia e Educação que atuaram como gestores durante a implementação das principais políticas de educação digital implementadas nas escolas municipais entre 1999 e 2012. No primeiro capítulo da dissertação, é realizada uma análise sobre a origem e difusão dos sistemas informatizados, ressaltando o contexto em que estes sistemas surgiram e influenciaram a relação ser humano/conhecimento/tecnologia, a ponto de demandar a necessidade da criação de políticas de inclusão digital. No segundo capítulo, são analisados criticamente os conceitos de inclusão e exclusão digital, seguido da contextualização histórica das políticas públicas de inclusão digital no mundo e no Brasil globalizados, dentro da qual são destacados os dispositivos legais criados para garantir sua implementação institucional. No terceiro capítulo, além de descrever como as políticas de inclusão digital foram concebidas e desenvolvidas na RPME/UDI no período de 1999-2012, são descritas e analisadas as percepções dos gestores e dos professores laboratoristas de informática - PLI s que vivenciaram a implementação de tais políticas. Dentre os resultados encontrados, foi possível perceber que a possibilidade de promover transformações significativas na formação de professores e alunos no trato das políticas de inclusão e educação digital da RPME/UDI, aponta para a necessidade de ampliar e aprofundar o debate sobre a realidade e as possibilidades de utilização das TIC´s na educação, no contexto da construção de um projeto político pedagógico capaz de contribuir com a formação ampliada dos alunos. Debate este que deve ser assumido e promovido democraticamente com urgência entre os gestores, políticos, comunidade e demais profissionais da educação.
Abstract: This study is part of the Research Area of Public Policy and Management in Education of the Master's program in Education of the Federal University of Uberlândia, and has as its central theme "The Politics of Digital Inclusion in the Municipal Public Schools in Uberlândia". Based on the historical view point of computer systems and the phenomenon of digital inclusion in the Brazilian basic education, the purpose of this research is to describe and analyze the public policy of digital inclusion formulated and implemented in Municipal Public Schools in Uberlândia - MPS / UDI, from 1999 to 2012. The choice of the theme and the motivation for this research were mainly based on a political and pedagogical reflection which emerged during the identification of difficulties and contradictions perceived throughout the career of the researcher in the field of digital education in basic education. Therefore, the objectives of this study were: a) to describe and critically analyze the historical process of the emergence and spread of computer systems and their relationship to education as a possibility for the promotion of public policies of "inclusion", b) to analyze the historical background of digital inclusion policies in education, previously written and developed in Brazil, and c) to describe and analyze the digital inclusion policies, previously written and carried out in Uberlândia in light of the official documentation and study of the laboratorian teachers views who work or worked at schools of MPS / UDI and the managers of the digital inclusion project in this municipality. To achieve the desired qualitative results, research of literature and documents were used. The technique of a quantitative and qualitative questionnaire was applied to 72 of the 99 computer lab professors-CLP who make up the faculty of MPS / IDU. The semi-structured interview technique was also used with 6 CLP's chosen according to the time of performance in that school system and the two representatives of the managers of the Center for Technology and Education who acted as managers during the implementation of key digital education policies in municipal schools from 1999 to 2012. In the first chapter of the thesis there is an analysis of the origin and dissemination of computerized systems emphasizing the context on how these systems arose and influenced the relationships between humans, knowledge, and technology to the point of requiring the need for the creation of digital inclusion policies. In the second chapter, the concepts of digital inclusion and exclusion are critically analyzed, followed by the historical context of the public policy of digital inclusion in Brazil and in the globalized world which highlights the legal provisions designed to ensure its institutional implementation. In the third chapter, describes how digital inclusion policies were designed and developed in MPS / UDI from 1999 to 2012. Also, the perceptions of managers and the computer lab professors - CLP's who took part in the implementation of such policies are described and analyzed. Among the findings, it was revealed that there is the possibility to promote significant changes in the development of teachers and students in dealing with political inclusion and digital education of the MPS / UDI. Furthermore, it points to the need to broaden and deepen the debate on the reality and potential uses of ICTs in education, in the context of building a political pedagogical project which can contribute to the increased education of students. This debate should be considered and promoted with great urgency and democratically by managers, politicians, communities and other professionals in education.
Keywords: Políticas públicas - Uberlândia
Educação inclusiva
Políticas públicas de inclusão
Inclusão digital
Educação
Public policy of inclusion
Digital inclusion
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MEDEIROS, Ana Cláudia Jacinto Peixoto de. Análise das políticas de inclusão digital da rede pública municipal de ensino de Uberlândia no período 1999-2012. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13919
Issue Date: 12-Apr-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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