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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A educação profissional em tempos neoliberais e o processo de implantação do CEFET-MG/ UNED Araxá
metadata.dc.creator: Resende, Rosânia Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Castanho, Sérgio Eduardo Montes
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata do processo de implantação de uma escola pública de formação profissional, a Unidade do CEFET-MG em Araxá, a UNED ARAXÁ, considerando, especialmente, o movimento sociocultural e político em torno do processo, as expectativas em relação à implantação e o projeto de educação profissional para o Município, na época. Buscou-se identificar e analisar, criticamente, a forma como se deu esse processo, seus determinantes e as forças sociais que se estruturaram nessa dinâmica, considerando-se as expectativas de trabalhadores, ex-alunos, empresários, gestores de políticas públicas e da comunidade em geral, bem como a visão desses sujeitos a respeito da educação profissional e do trabalho. O estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa da produção acadêmica sobre educação e trabalho, particularmente sobre a educação profissional, com base em documentos e outros registros, além de entrevistas com sujeitos envolvidos e/ou relacionados à implantação da UNED ARAXÁ. A investigação teve como referencial teóricometodológico o materialismo histórico dialético e apontou a constituição de dois movimentos distintos em relação à implantação da UNED ARAXÁ: um, de trabalhadores e pessoas comuns que desempenharam o papel de expectadores, e outro, de empresários e gestores de políticas públicas, cujo poder e interesse mobilizaram as forças capazes de determinar e justificar a instalação da Unidade do CEFET-MG na região. As perspectivas subjacentes ao Projeto de criação da Unidade apontam para a sobrepujança da lógica econômica sobre as concepções educacionais de sentido mais amplo. A análise dos depoimentos dos sujeitos entrevistados indica que a reestruturação produtiva capitalista é tomada como referência do processo, de modo que as expectativas em relação à educação profissional centram-se, de modo geral, na priorização e na busca de adequação aos moldes do mercado de trabalho. A perspectiva de uma proposta de educação mais ampliada, no sentido da educação tecnológica, é substituída pela obrigação obsessiva da busca do aperfeiçoamento profissional, preocupação central de trabalhadores, empresários e demais sujeitos.
Abstract: This is study deals with the process of an implantation of a public school for professional graduation, CEFET-MG branch in Araxá, UNED ARAXÁ, considering the sociocultural and politician movement around this process, the expectation related to the implantation and the professional education s project for the city council, in that epoch. They tried to identify and analyze the way that this process happened, its determinants and its social power that structure the dynamic, considering the employees expectative, ex students, contractors, managers of public politician and the community, in general, as the person s point of view about professional education and the work. The study was developed by the inquiry of academicals production upon education and work, indivudually upon professional education, and based in documents and others registers, beyond the interviews with people involved and/or related to the UNED ARAXÁ s implantation. The investigation had as theoreticmethodologist relates the historical materialism dialectical and showed the constitution of two distinct movements relate to the UNED ARAXÁ s implantation: fisrt, by employees and usual people that disengage the expectant authority, and second, by contractors and public politician managers, which power and interest mobilize the forces capable of determinant and justify the CEFET-MG branch s settlement in the area. The subjacent perspective of the project of the branch s creation point out for surpass of the logical economy about the educational conception by ample angle. The analysis of the testimony s people, who were interviewed before, indicate that the capitalism productive reconstruct is taking as reference as they can for ell the process, in way that expectative related to the professional education concentrate themselves generally, in the priority and in the searching for the adequacy by the molds from the work market. The education perspective motion is ampler, in the technology education s way, is substituted by the obligation of the search for the professional preparation, central preoccupation with the employees, contractors and another people.
Keywords: Educação profissional
Políticas públicas
Educação e trabalho
CEFET-MG/UNED Araxá
Professional education
Public politician
Education and labour
Educação e estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RESENDE, Rosânia Maria de. A educação profissional em tempos neoliberais e o processo de implantação do CEFET-MG/ UNED Araxá. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13914
Issue Date: 9-May-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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