Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13913
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção de conhecimento(s) de física no ensino fundamental |
Author: | Moro, Leandro Silva |
First Advisor: | Takahashi, Eduardo Kojy |
First member of the Committee: | Mendes, Elise Barbosa |
Second member of the Committee: | Martins, Maria Inês |
Summary: | Este trabalho evidencia que muitas pesquisas estão sendo realizadas no país e no mundo a respeito do processo de ensino-aprendizagem em Física, apoiadas em diferentes correntes construtivistas. Nesse sentido, o objetivo do mesmo consistiu em articular experimentos simples de maneira problematizadora e investigativa para estimular o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas, bem como a construção de conhecimentos relacionados à referida disciplina. Para tanto, se usou como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada com quinze estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, divididos em dois grupos, pertencentes a uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais. No tocante à investigação, realizou-se uma experiência educativa que se desenvolveu ao longo de quatro aulas, que foram elaboradas segundo os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. A coleta de dados ocorreu em três etapas: primeiramente foram aplicadas a todos os estudantes algumas problematizações, com o título de Atividade Prévia; posteriormente foram realizados os experimentos (Flutua ou Afunda? e Será que a sacola agüenta?); e por fim, a Atividade Final, com questões relacionadas aos conteúdos trabalhados, porém diferentes. Os resultados obtidos sinalizam que as atividades realizadas permitiram incitar os estudantes e possivelmente elevar o nível do processo cognitivo, pois exigiu dos mesmos a capacidade de estabelecer relações entre o que sabiam no âmbito da Física e o que lhes era apresentado. Assim, considera-se que a experimentação contribui efetivamente no desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois propicia uma atitude mais ativa dos alunos, permitindo que sejam desafiados e vivenciem algumas condições importantes para o processo de ensino-aprendizagem: manipulação de objetos e de ideias concomitantemente; invenção; descoberta pelos sentidos e raciocínio lógico; há um envolvimento maior dos discentes na aula, o que amplia a possibilidade de testar seus conhecimentos (suas hipóteses); cria-se um bom clima de ensino-aprendizagem, já que os alunos de certa forma ficam seduzidos, ao perceber que podem controlar algumas variáveis, em se tratando de fenômenos físicos. |
Abstract: | This work shows that many researches are being carried out in Brazil and abroad about the process of teaching and learning in physics, based on different constructivist approaches. Accordingly, the purpose of this work was to use simple experiments in a problematic and investigative way in order to stimulate the development of certain cognitive abilities, as well as the construction of knowledge in physics. We have used the Meaningful Learning Theory of David Ausubel as theoretical reference. The research was conducted with fifteen students in the 9th grade of elementary school, divided into two groups, belonging to a public school in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Regarding the field of research, there was an educational experience that has been developed over four classes, which were prepared according to the Three Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco. Data collection took place in three stages: first, it was applied some problematizations to all students, with the title of Previous Activity; later, the experiments were conducted (Float or Sink? Will the bag hold out?) and finally, the Final Activity, containing questions related to the contents worked, but different. The results indicate that activities permitted incite the students and possibly raise their level of cognitive process, because they required the students the capability to establish relationships between what they knew in the Physics and what was presented to them. Thus, it is considered that experimentation contributes effectively in the development of cognitive skills, since it provides a more active student, allowing that the student to be challenged and experience some important conditions for the teaching-learning process: simultaneous manipulation of objects and ideas; invention; discover by the senses and logical reasoning, a greater involvement of learners in the classroom, which enhances the possibility of test their knowledge, it creates a good climate for teaching and learning, since students are somehow seduced, to realize that he can control some variables when it comes to physical phenomena. |
Keywords: | Experimentação Ensino-aprendizagem de física Habilidades cognitivas Aprendizagem significativa Ensino fundamental Experiment Teaching-learning physics Cognitive skills Meaningfull learning Elementary school Física (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Psicologia educacional |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | MORO, Leandro Silva. O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção de conhecimento(s) de física no ensino fundamental. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.134 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.134 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13913 |
Date of defense: | 28-Feb-2013 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leandro Silva.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.