Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13908
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crônicas animadas na educação digital
Autor(es): Miranda, Guacira Quirino
Primeiro orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primeiro membro da banca: Tonus, Mirna
Segundo membro da banca: Padilha, Maria Auxiliadora Soares
Resumo: A cultura contemporânea é marcada pelas tecnologias digitais. Ampliam-se as potencialidades do uso da linguagem. Elementos verbais, visuais e sonoros convergem para a tela do computador e se interrelacionam. Com a chegada da informática na educação, vislumbra-se a possibilidade de fazer algo diferente, mudar. Surge, também, o desafio de propiciar, na escola, a inclusão digital e os multiletramentos, indispensáveis para prática social plena. Este trabalho estuda o Projeto Crônicas Animadas, que se realiza nas escolas da rede pública de ensino fundamental de Uberlândia MG, desde 2006, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e o SESC/MG. O objetivo desta pesquisa qualitativa foi compreender a trajetória do Projeto Crônicas Animadas e suas implicações para o desenvolvimento da cultura digital dos alunos que dele participaram. Nesse Projeto, os alunos escrevem crônicas e as transformam em animações, ou crônicas animadas, usando um programa de computador. Arte, literatura e tecnologia são trabalhadas de forma interdisciplinar. Os resultados apontam que os alunos desenvolveram competências comunicativas. Aprenderam a retextualizar as crônicas em roteiros, storyboards, desenhos e animações, e tiveram contato com a intertextualidade de conteúdo. As atividades envolveram elementos verbais, visuais e sonoros. As relações e interações entre elementos distintos, que realizaram, e que são característicos do letramento digital, contribuíram para o desenvolvimento da cultura digital dos alunos.
Abstract: Contemporary culture is marked by digital technologies. These extends the potential for the use of language. Verbal, visual and sound elements converge on the computer screen and interrelate. With the arrival of computers in education, glimpse the possibility of doing something different, embrace change. Embrace also the challenge of providing, at school, digital inclusion and multiliteracies, indispensable for full social practice. This paper studies the Animated Chronicles Project, which has taken place in the public elementary school of Uberlândia - MG, since 2006, through a partnership between the City Hall and the SESC / MG. The purpose of this qualitative study was to understand the trajectory of the Animated Chronicles Project and its implications for the development of digital literacy of students who participated. In this project, students write chronicles and turn them into animations, animated chronicles, using a computer program. Art, literature and technology are worked in an interdisciplinary way. The results show that students have developed communication skills. They learned to retextualize chronicles in scripts, storyboards, drawings and animations, and had contact with intertextuality content. The activities involved verbal, visual and sound elements. The relationships and interactions between distinct elements, that they performed, and that are characteristic of digital literacy, contributed to the development of digital literacy of the students.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Cultura digital
Projetos educacionais
Elementary education
Digital culture
Educational projects
Crônicas
Projeto Crônicas Animadas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MIRANDA, Guacira Quirino. Crônicas animadas na educação digital. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.133
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.133
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13908
Data de defesa: 28-Fev-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuaciraQuirino.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.