Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13907
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A disciplina História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia/MG (1960-2000)
metadata.dc.creator: Borges, Bruno Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Gatti Júnior, Décio
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Maria Helena Câmara
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação, inscrita na temática da história das disciplinas, tem por objetivo investigar a história disciplinar da História da Educação no espaço da formação de professores e profissionais da educação da Universidade Federal de Uberlândia. O período analisado é o compreendido entre 1961, primeiro ano de funcionamento da disciplina no ensino superior e o ano 2000, marcado por transformações internas à disciplina, além dos reflexos da reorganização administrativa da universidade. O problema motivador dessa pesquisa encontra-se na necessidade de compreender as finalidades ideais e reais assumidas pelo ensino de História da Educação ao longo do tempo. Para tanto, partiu-se da leitura e análise dos materiais históricos da disciplina como planos de curso, projetos pedagógicos, regulamentações e outros do tipo impresso que somados à realização de entrevistas com os docentes da disciplina resultaram na constituição das fontes necessárias à investigação. Em linhas gerais, percebem-se duas intensidades diferentes na trajetória histórica da disciplina: menos intensas são as transformações operadas na dimensão ideal, basicamente, marcada por movimentos mais lentos e mais visíveis, como por exemplo, mudanças de conteúdo, objetivos e bibliografias; mais intensas são as mudanças identificadas na dimensão real da disciplina, que indica ter ocorrido um movimento de atualização disciplinar, responsável por rever uma possível postura subsidiária e mesmo secundarizada, em defesa de uma disciplina relativamente estável, delineada internamente, alinhada com os investimentos da pesquisa, mas que ainda assim, enfrenta problemas, como é o caso da redução da demanda pelo componente curricular.
Abstract: This dissertation, enrolled in the subject of history disciplines, aims to investigate the disciplinary history of the History of Education in the area of teacher education and professional education at the Federal University of Uberlândia. The sample period is the period between 1961, the first year of operation of the discipline in higher education and the year 2000, marked by internal changes to the discipline. This research is moved the need to understand the goals and ideals of education borne by the real history of education over time. Therefore broke, up the reading and analysis of historical materials of the discipline as course plans, teaching projects, regulations and other type of printed and added to interviews with teachers of discipline resulted in the establishment of the necessary sources for research. In general, perceive themselves two different intensities in the historical trajectory of the discipline: less intense are the transformations in ideal dimension basically marked by slower movements and more visible, such as changes in content, objectives and bibliographies; more intense changes are identified in real dimension of the discipline that have occurred indicates a movement update disciplinary responsible for reviewing a possible subsidiary posture and even sidelined in defense of a discipline relatively stable, internally lined, lined with investment research, but still faces problems such as the demand reduction by curricular component.
Keywords: História da educação
História de disciplina
Finalidades do ensino
Educação superior
Uberlândia
History of education
History of discipline
Propose of teach
Academic education
Uberlândia city
Educação História
Universidade Federal de Uberlândia - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BORGES, Bruno Gonçalves. A disciplina História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia/MG (1960-2000). 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13907
Issue Date: 15-Mar-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunoGoncalves.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.