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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13871
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O ciclo de vida profissional dos professores de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: trajetórias, carreira e trabalho |
Author: | Brito, Talamira Taita Rodrigues |
First Advisor: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
First member of the Committee: | Cicillini, Graça Aparecida |
Second member of the Committee: | Santos, Sônia Maria dos |
Third member of the Committee: | Nascimento, André Luiz Brito |
Fourth member of the Committee: | Vieira, Josenilton Nunes |
Summary: | Este trabalho de pesquisa se insere nos estudos sobre docência universitária. As seguintes questões orientaram o desenvolvimento do trabalho: Como os professores do Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) constroem seu ciclo de vida profissional a partir de suas bases formativas e de trabalho? Quais significados são gerados sobre a carreira, a profissão, o trabalho a partir da relação com a sua condição histórica de vida pessoal e de vida profissional? Como/quando ocorre o processo de reconhecimento do ser professor na sua caminhada profissional na universidade? Compreender como tais professores constroem seu Ciclo de Vida Profissional; aferir como a ideia de carreira docente vem se consolidando a partir das relações tecidas entre trabalho, sujeito, universidade; analisar como ocorre o processo de reconhecimento do ser professor na caminhada profissional desses sujeitos na universidade foram os objetivos da pesquisa. A metodologia que sustentou o trabalho foi a História Oral Temática. A Entrevista Temática foi o nosso meio de interlocução com os seis colaboradores da pesquisa e mostrou dentre outros aspectos, que em suas percepções, a carreira é externa à sua condição profissional. Ao se decidir pela docência na universidade pública, estará optando por ir ao encontro de uma carreira prescrita, que o identifica, qualifica e diferencia dos demais profissionais. Existe entre os mais antigos uma lucidez sobre os processos de intensificação do trabalho docente no interior da universidade. Para os mais novos, o peso de chegar com o título recente de doutor e ter que trabalhar, produzir da mesma forma que um professor de anos de profissão é algo que expressa uma falta de política de definição de papéis para aqueles que já estão e para os que estão chegando. Entender que existe um ciclo de vida que acontece de forma individual e ao mesmo tempo coletivo foi uma conclusão que se construiu na medida que aconteceu um diálogo entre os estudos sobre o campo, as narrativas dos professores que constroem no dia a dia suas trajetórias articuladas com suas carreiras. O grupo pesquisado, de acordo com o tempo de serviço, apresentaram quatro etapas dialogadas pelas quais passaram na sua trajetória profissional. A maioria deles focou o Doutorado como um marco importante de mudança de sentido da docência e do seu encontro com o ser professor, por essa titulação associar-se ao sentimento de autonomia acadêmica. |
Abstract: | This research approaches the studies on the university teaching. The following questions guided the development of the work: how do teachers of the Biology Institute of the Federal University at Uberlândia build their cycles of professional life from their training bases and work? What meanings are generated about career, profession, and work, from the relationship with their historical condition of personal and professional life? How/when does the process of recognition of being a teacher in the professional journey in college occur? The research objectives were: to understand how these teachers build their Professional Lifecycle; to verify how the idea of the teaching career has been consolidated from the relationships among work, subject, and university; to analyze how the process of recognition of the professional journey in being a teacher at the university take place. The methodology supporting the work was the thematic oral history. The thematic interview was our interlocution media with the six subjects of the research and showed among other things, that in their perceptions, the career is strange to their professional status. When deciding to become teachers in public universities, they opt to meet a prescribed career, which identifies, qualifies and distinguishes them from other professionals. There is clarity among the oldest about the processes of intensification of the teachers' work within the university. For the younger ones, both the burden of coming up with the recent title of doctor and having to work, besides producing in the same way as a teacher with years of experience is something that expresses a lack of political definition of roles for those who already are in the university, and for those arriving as well. We could understand both through the dialogue between the studies about the field and the narratives of the teachers who construct day by day their trajectory linked to their careers that there is a life cycle happening individually and collectively at the same time. The research group, according to the service affiliation presented four stages of their professional career. Most of them focused on the doctorate as an important change of meaning in teaching and being a teacher as well, for that title is related to the academic sense of autonomy. |
Keywords: | Professores universitários - Formação -Uberlândia (MG) Professores de Biologia - Formação - Uberlândia (MG) Carreiras e oportunidades Docência no ensino superior História oral temática Ciclo de vida profissional Trajetórias Carreira Trabalho Higher level teaching Thematic oral history Professional life cicle Trajectories Career Work |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | BRITO, Talamira Taita Rodrigues. O ciclo de vida profissional dos professores de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: trajetórias, carreira e trabalho. 2011. 370 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2011.28 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2011.28 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13871 |
Date of defense: | 29-Aug-2011 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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