Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13865
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Reconstruindo uma experiência em educação infantil: a história do jardim de infância Suzana de Paula Dias (Uberlândia, 1967-1972) |
Autor(es): | Silva, Polyana Aparecida Roberta da |
Primeiro orientador: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Rothen, José Carlos |
Segundo membro da banca: | Araujo, Jose Carlos Souza |
Resumo: | Esta dissertação está inserida na Área de Concentração da História e Historiografia da educação, ela apresenta o resultado da pesquisa realizada nos arquivos públicos e na tomada dos depoimentos das pessoas a diretora, as professoras, ex-alunos e pais de ex-alunos que participaram de uma breve experiência educacional na cidade de Uberlândia no período de 1967 a 1972. O objetivo que sustentou a pesquisa foi a reconstrução da memória histórica dessa instituição de educação infantil. A execução do trabalho de campo foi subsidiada pela revisão bibliográfica relativa à concepção de infância na modernidade; essa etapa permitiu a compreensão do nascimento do sentimento de infância e, conseqüentemente, o surgimento das primeiras instituições de educação infantil que resultaram da iniciativa dos pedagogos modernos e contemporâneos, inicialmente os jardins de infância e depois as creches para as famílias operárias. Outro recurso fundamental para a a realização do objetivo proposto foi a história oral temática que além da sua riqueza inerente, também serviu para lançar luzes sobre os documentos da escola, o que possibilitou a compreensão e a reconstrução do cotidiano escolar na sua complexidade. Outra fonte relevante para a pesquisa foi a revista AMAE Educando que exerceu grande influência no dia a dia do Jardim de Infância Suzana de Paula Dias, sendo inclusive adotado no planejamento escolar, definindo a prática pedagógica da sala de aula. Os resultados obtidos elucidam o período histórico em que a demanda por educação pré-escolar adquire expressão a ponto de demandar ao poder público a instalação de um jardim de infância que até então era restrito às instituições particulares de ensino; outro dado significativo foi a elucidação do trabalho pedagógico que para a época e para a cidade foi bastante inovador. Em suma o ensejo da pesquisa foi contribuir com a História da Educação com o resgate da memória da educação infantil. |
Abstract: | This dissertation is inserted in the Concentration of História Area and Historiography of the education. It presents the result of a research whose sources are public archives and the depositions bore by people - the Principal, teachers, former-studants and former- studant s parents. They had participated of a brief educational experience in the Uberlândia city, from 1967 to 1972. The research s objective was the reconstruction of the historical memory of this establishment of education for children. The execution about the field of activity was based on bibliographical revision, concerning the concept of infancy in the modernity. This stage made possible comprehend the birth of the childhood s conscience and, therefore, the appearing of the first institutions of education for children, that had resulted from the initiative of the modern and contemporarie pedagoues, initially in the kindergartens and later on nursery schools for laboring families. Another basic resource for the accomplishment of the considered objective was the thematic verbal history that beyond its proper richness, also served to spread light on school s documents, making possible the understanding on the reconstruction of the school s quotidian in all of its complexity. Another excellent research s source was AMAE Educando review. It had exerted large influence in the everyday of the Jardim de Infância [Kindergarten] Suzana de Paula Dias, being also adopted in the school planning, defining the pedagogical pratice in classroom. The gotten results elucidate the historical period when demand for preschool education acquires expression even to urge the public power for installation of kindergartens, restricted to the particular stablishments till then. Another significant data were the briefing of the pedagogical work as an innovation at that time. In short this research aims to contribute for the History of Education, in recovery the memory of education for children. |
Palavras-chave: | História Infância Educação History Infancy Education Educação de crianças Educação - Uberlândia (MG) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Polyana Aparecida Roberta da. Reconstruindo uma experiência em educação infantil: a história do jardim de infância Suzana de Paula Dias (Uberlândia, 1967-1972). 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13865 |
Data de defesa: | 24-Fev-2006 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PARSilvaDISSPRT.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.