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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13861
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bragança Júnior, Anízio | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:19Z | - |
dc.date.available | 2011-12-01 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-29 | - |
dc.identifier.citation | BRAGANÇA JÚNIOR, Anízio. O estado e as políticas educacionais do governo Aécio Neves (2003- 2010) : uma análise a partir da reforma do Ensino Médio mineiro. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13861 | - |
dc.description.abstract | This dissertation developed in the course of MS, Policy and management education line, Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlandia, seeks to describe and to analyze the state and educational policies developed during the two terms of Aecio Neves government. Analyzing in a special way the high school, the research seeks to understand the assumptions of the reform implemented: Used State models, the objectives and functions of school and education, the purposes of management and its instruments. Based on a reading literature, creating prospects for debate at national and state government. It makes an analysis of official documents and describes the empirical reality of schools, from descriptions of research and experience of the author as a school teacher. The search develops as a final mechanism qualitative research which hears the workers involved in the ongoing reform, from visits to three schools in the state in Uberaba (MG). Analysis focuses on curriculum reform as a process full of different views inside school. It is described in the text of the situation and conditions of the state as a laboratory of experiences and the neoliberal programs, seeking to adapt education to reality mining is underway in several countries and school systems. Emphasizes the perspective the reform as a perspective to fill the curriculum guidelines established in high school in Brazil and its objectives. Analyzed subjectively, among the professionals, approaches and disputes that are formed around the projects implemented, and its immediate consequences in some schools surveyed, showing the different perspectives on the experiences of those involved. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Reforma do ensino médio | por |
dc.subject | State | eng |
dc.subject | Educational policy | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Reform of secondary education | eng |
dc.subject | Educação e estado Minas Gerais - 2003-2010 | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Política e educação - Minas Gerais - 2003-2010 | por |
dc.subject | Currículos | por |
dc.subject | Reforma do ensino Minas Gerais | por |
dc.title | O estado e as políticas educacionais do governo Aécio Neves (2003- 2010) : uma análise a partir da reforma do Ensino Médio mineiro | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Mara Rúbia Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6 | por |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Vânia Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778881T9 | por |
dc.contributor.referee2 | França, Robson Luiz de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201671T3 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação desenvolvida no curso de Mestrado, Linha de Políticas e Gestão em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, busca descrever e analisar o Estado e as políticas educacionais desenvolvidas durante as duas gestões do Governo Aécio Neves. Analisando de forma especial o Ensino Médio, a pesquisa busca compreender os pressupostos da reforma implantada: os modelos de Estado utilizados; os objetivos e funções de escola e da Educação; as finalidades de gestão e seus instrumentos. Parte uma leitura bibliográfica dos temas analisados, criando perspectivas de debate em âmbito nacional e no Governo estadual. Faz uma análise de documentos oficiais e descreve a realidade empírica das escolas, a partir de descrição de pesquisas e da vivência do pesquisador como professor da rede. Desenvolve como mecanismo final uma pesquisa qualitativa que ouve os sujeitos da reforma em curso, a partir de visita a três escolas da Rede Estadual em Uberaba (MG). Privilegia na análise a reforma curricular, como processo rico em revelações das intenções das visões de mundo dos atores escolares. Descrevem-se no texto a situação e as condições da Rede Estadual como laboratório de experiências e programas de inspiração neoliberal, buscando adequar a Educação mineira à realidade em curso em vários países e em diferentes redes de ensino. Enfatiza a reforma como perspectiva de atender as diretrizes curriculares implantadas no Ensino Médio brasileiro e seus objetivos propostos. Analisa de forma subjetiva, entre os atores, as aproximações e disputas que se formam em torno dos projetos implantados, além de suas consequências imediatas em algumas escolas pesquisadas, mostrando as diferentes perspectivas dos sujeitos sobre as experiências desenvolvidas na Rede Estadual. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753540 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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