Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBragança Júnior, Anízio-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:19Z-
dc.date.available2011-12-01-
dc.date.available2016-06-22T18:36:19Z-
dc.date.issued2011-08-29-
dc.identifier.citationBRAGANÇA JÚNIOR, Anízio. O estado e as políticas educacionais do governo Aécio Neves (2003- 2010) : uma análise a partir da reforma do Ensino Médio mineiro. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13861-
dc.description.abstractThis dissertation developed in the course of MS, Policy and management education line, Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlandia, seeks to describe and to analyze the state and educational policies developed during the two terms of Aecio Neves government. Analyzing in a special way the high school, the research seeks to understand the assumptions of the reform implemented: Used State models, the objectives and functions of school and education, the purposes of management and its instruments. Based on a reading literature, creating prospects for debate at national and state government. It makes an analysis of official documents and describes the empirical reality of schools, from descriptions of research and experience of the author as a school teacher. The search develops as a final mechanism qualitative research which hears the workers involved in the ongoing reform, from visits to three schools in the state in Uberaba (MG). Analysis focuses on curriculum reform as a process full of different views inside school. It is described in the text of the situation and conditions of the state as a laboratory of experiences and the neoliberal programs, seeking to adapt education to reality mining is underway in several countries and school systems. Emphasizes the perspective the reform as a perspective to fill the curriculum guidelines established in high school in Brazil and its objectives. Analyzed subjectively, among the professionals, approaches and disputes that are formed around the projects implemented, and its immediate consequences in some schools surveyed, showing the different perspectives on the experiences of those involved.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectReforma do ensino médiopor
dc.subjectStateeng
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectReform of secondary educationeng
dc.subjectEducação e estado Minas Gerais - 2003-2010por
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPolítica e educação - Minas Gerais - 2003-2010por
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectReforma do ensino Minas Geraispor
dc.titleO estado e as políticas educacionais do governo Aécio Neves (2003- 2010) : uma análise a partir da reforma do Ensino Médio mineiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Mara Rúbia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.contributor.referee1Vieira, Vânia Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778881T9por
dc.contributor.referee2França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201671T3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação desenvolvida no curso de Mestrado, Linha de Políticas e Gestão em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, busca descrever e analisar o Estado e as políticas educacionais desenvolvidas durante as duas gestões do Governo Aécio Neves. Analisando de forma especial o Ensino Médio, a pesquisa busca compreender os pressupostos da reforma implantada: os modelos de Estado utilizados; os objetivos e funções de escola e da Educação; as finalidades de gestão e seus instrumentos. Parte uma leitura bibliográfica dos temas analisados, criando perspectivas de debate em âmbito nacional e no Governo estadual. Faz uma análise de documentos oficiais e descreve a realidade empírica das escolas, a partir de descrição de pesquisas e da vivência do pesquisador como professor da rede. Desenvolve como mecanismo final uma pesquisa qualitativa que ouve os sujeitos da reforma em curso, a partir de visita a três escolas da Rede Estadual em Uberaba (MG). Privilegia na análise a reforma curricular, como processo rico em revelações das intenções das visões de mundo dos atores escolares. Descrevem-se no texto a situação e as condições da Rede Estadual como laboratório de experiências e programas de inspiração neoliberal, buscando adequar a Educação mineira à realidade em curso em vários países e em diferentes redes de ensino. Enfatiza a reforma como perspectiva de atender as diretrizes curriculares implantadas no Ensino Médio brasileiro e seus objetivos propostos. Analisa de forma subjetiva, entre os atores, as aproximações e disputas que se formam em torno dos projetos implantados, além de suas consequências imediatas em algumas escolas pesquisadas, mostrando as diferentes perspectivas dos sujeitos sobre as experiências desenvolvidas na Rede Estadual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753540-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf791.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.