Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13850
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O apoio psicopedagógico ao paciente em tratamento prolongado: uma investigação sobre o processo de aprendizagem no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia |
Autor(es): | Ferreira, Pérsia Karine Rodrigues Kabata |
Primeiro orientador: | Miranda, Maria Irene |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Myrtes Dias da |
Segundo membro da banca: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | O presente estudo discute o papel do apoio psicopedagógico no ambiente hospitalar para a recuperação, o desenvolvimento e a aprendizagem de pacientes em situação de tratamento prolongado. Na tentativa de compreender melhor a contribuição desse tipo de apoio para o paciente, esta pesquisa buscou investigar como é possível favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem no ambiente hospitalar, a partir de um trabalho de acompanhamento psicopedagógico; não apenas no que se refere à construção de conhecimento, mas também no que concerne à própria recuperação e à reintegração do paciente. Buscou-se descrever a trajetória, as inquietações que levaram à problemática da pesquisa. Para orientar a busca por respostas para a compreensão do serviço psicopedagógico, optou-se pelo estudo de caso. Fez-se um panorama geral da história das classes hospitalares, modalidade de atendimento educacional que vem se constituindo naquele contexto. A classe hospitalar representa o início das ações educativas no Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), portanto, faz-se necessário compreendê-la para, assim, entender à constituição do serviço psicopedagógico no referido espaço. Buscou-se compreender, com o respaldo do referencial teórico, a psicopedagogia no contexto hospitalar, as possibilidades, os limites e os desafios deste novo campo de trabalho do psicopedagogo. Por meio da análise, constatou-se que os sujeitos desta pesquisa obtiveram alguns avanços. Os dados mostraram que o paciente com insuficiência renal crônica, no setor de hemodiálise, em geral, não está incapacitado para a aprendizagem e, se por um lado o tratamento é um dificultador, por outro, não impede a curiosidade e a disposição do paciente para o desenvolvimento de suas potencialidades; pode inclusive beneficiar as mediações que o atendimento psicopedagógico proporciona na dinâmica do tratamento, bem como na vida fora do hospital. Foi possível oportunizar aos sujeitos pacientes a construção de aprendizagens, como a construção da leitura e escrita, com o envolvimento de aspectos cognitivos e afetivos, tais como a troca de informações sobre sua percepção do hospital e da rotina do tratamento, a partir da colocação de suas opiniões e sentimentos. A inserção do serviço de apoio psicopedagógico no âmbito hospitalar não é um processo linear; vigora a noção de que o hospital é um espaço exclusivo de tratamento da doença, e o paciente é identificado principalmente por sua patologia. O olhar holístico para o sujeito hospitalizado ainda é uma conquista a ser efetivada. |
Abstract: | The main purpose of the present study was to investigate the role of Psychopedagogical support in hospital environment for the recovery, the development and the learning process of patients in situation of prolonged treatment. More specifically, the study aimed at finding out whether it was possible, through Psychopedagogical assistance, to favor the development of patients‟ learning process, as well as their recovery and reintegration processes. Taking into account the main concerns that led to the research problem, a case study was carried out in the Hospital de Clínicas de Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU). In order to allow a better understanding of the whole process, a description of the study and a general overview of the history of what is called hospital classes , a new modality of educational assistance which is being offered in that context, is presented. Those hospital classes represent the beginning and the first step towards the educational actions which are being carried out in the context of the HCU-UFU. Therefore, a detailed description about them is necessary for a better understanding of the constitution of the Psychopedagogical assistance in that context. Based on the theoretical background used for the research, we sought to better understand the possibilities, as well as the limits and the challenges, of this new field of work for the psycho-pedagogues. Results, in a general sense, revealed that the subjects who took part in the research showed some progress, in terms of their learning process. According to the study, patients with chronic renal failure, in the hemodialysis unit, in general, are not incapable of learning, and if, on the one hand, the treatment they are going through may render difficulties, on the other hand it does not prevent or impede the development of patients‟ natural curiosity and disposition to learn. On the contrary, it may even benefit the mediation which the psychopedagogue provides in the dynamics of treatment as well as in the patient‟s life outside the hospital. It was possible to provide the patients with the opportunity to construct knowledge and to optimize their learning processes concerning reading and writing skills, together with the involvement of cognitive and affective aspects, such as the exchange of information about their feelings and perceptions of the hospital and the routine of their treatment. The insertion of Psychopedagogical assistance in the hospital is not a linear process. The tendency among people to think of the hospital as place exclusively devoted to providing treatment for patients‟ diseases is still very strong, and patients are identified primarily by their pathology and their condition. A holistic look at the hospitalized patient is still an achievement to be conquered. |
Palavras-chave: | Psicopedagogia hospitalar Educação Psycho-pedagogy in the hospital environment Education Health Educação sanitária Pacientes - Educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | FERREIRA, Pérsia Karine Rodrigues Kabata. O apoio psicopedagógico ao paciente em tratamento prolongado: uma investigação sobre o processo de aprendizagem no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13850 |
Data de defesa: | 5-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diss Persia.pdf | 972.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.