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dc.creatorBorges, Alex Rodrigo
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:16Z-
dc.date.available2011-06-10
dc.date.available2016-06-22T18:36:16Z-
dc.date.issued2011-03-01
dc.identifier.citationBORGES, Alex Rodrigo. Educação na empresa e a formação do trabalhador no modelo da organização produtiva capitalista: formação profissional no Grupo Votorantim. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13845-
dc.description.abstractThis research falls within the study field of relations between education, work and professional formation. Also seeks to analyze the projects Partnership for education and The future in ours hands, that are developed by Votorantim Group under the organizational model of toyotist production and aimed at young people and adults. And even the formation of worker in the model of capitalist productive organization in the company Votorantim Metals, in Vazante MG, at the period in which such process has been consolidated. Our study begins of the following questions: why are there so many institutions proposing the professional requalification at a time when unemployment sweeps the world? What would be the (no) ways of human formation against the productive process? Who is interested in this knowledge, which the formation that is being proposed and for what work? And what is the conception of professional education (and society) that is contained in the Professional Formation Program of Votorantim Group, linked to programs Partnership for education and The future in ours hands? For both, it became necessary to understand the capitalism in Brazil in its partial transition from fordist paradigm to the flexible accumulation, in which the professional formation studied is included and that seeks adapt the education according to market imperatives. This to replace speeches and introduce new notions such as employability, competences, etc. Also sought to understand the changes in the work process in this company and its developments, objectives and subjectives, for the working class it belongs. Also aims to discuss about the conditions of modernization and development of programs that are based on toyotism and developments of such changes. And also its educational aspects, the adequacy of the working class to the changes cause by toyotism through training conducted in the company aimed at the deployment of new programs. The research still analyzes the education in the company aiming at the worker and his educational evolution in the model of capitalist productive organization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectToyotismopor
dc.subjectFormação do trabalhadorpor
dc.subjectVotorantimpor
dc.subjectConceptioneng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEmployabilityeng
dc.subjectToyotismeng
dc.subjectWorker formationeng
dc.subjectFormação profissional - Uberlândia (MG)por
dc.subjectGrupo Votorantimpor
dc.subjectIndústria e educaçãopor
dc.subjectCapitalismopor
dc.titleEducação na empresa e a formação do trabalhador no modelo da organização produtiva capitalista: formação profissional no Grupo Votorantimpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee1Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee2Scocuglia, Afonso Celso Caldeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780849U3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255814E4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere no campo de estudo das relações entre educação, trabalho e formação profissional. Também busca analisar os projetos Parceria pela educação e O futuro em nossas mãos, que são desenvolvidos pelo Grupo Votorantim sob o modelo de organização da produção toyotista e voltados para jovens e adultos. E ainda a formação do trabalhador no modelo da organização produtiva capitalista na empresa Votorantim Metais, em Vazante-MG, no período no qual tal processo foi consolidado. Nosso estudo parte das seguintes questões: por que existem tantas instituições propondo a requalificação profissional numa época em que o desemprego invade o mundo? Quais seriam os (des)caminhos da formação humana diante do processo produtivo? A quem interessa esse conhecimento, qual a formação que está sendo proposta e para que trabalho? E qual é a concepção de educação profissional (e de sociedade) está contida no Programa de Formação Profissional do Grupo Votorantim, vinculado aos programas Parceria pela educação e O futuro em nossas mãos? Para tanto, tornou-se necessário compreender o capitalismo no Brasil na sua transição parcial do paradigma fordista para o da acumulação flexível, no qual a formação profissional estudada está inserida e que busca adequar a educação de acordo com os imperativos do mercado. Isso para substituir discursos e introduzir novas noções como empregabilidade, competências etc. Buscou-se entender também as mudanças no processo de trabalho na referida empresa e seus respectivos desdobramentos, objetivos e subjetivos, para a classe trabalhadora a ela pertencente. Visa também discutir sobre as condições de modernização e desenvolvimento de programas que têm como fundamento o toyotismo e os desdobramentos de tais mudanças. E também os seus aspectos educacionais, a adequação da classe trabalhadora às mudanças causadas pelo toyotismo, por meio dos treinamentos realizados na empresa voltados para a implantação dos novos programas. A pesquisa ainda analisa a educação na empresa visando o trabalhador e sua evolução educativa no modelo da organização produtiva capitalista.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753546-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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