Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13841
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Naísa Afonso da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:16Z | - |
dc.date.available | 2011-05-02 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13841 | - |
dc.description.abstract | This research deals with academic teaching , above with Law professor. Its main aim is to understand what Law college professors with an academic background in law think of their education and pedagogical practices. It seeks to indicate the interactions between them and with the organization of their teaching work . Methodological procedures have included openand closed-question questionnaire applied following quantitative and qualitative approach. Data were analyzed through Microsoft Office Excel 2007 version. Research subjects have included forty-four professors from three academic institutions. Results reveal that academic law teaching practice is still conservative and prioritize content transmission; and that students education focuses on professional work and on the Brazilian lawyers professional association exams. Although it has made clear that the absence of pedagogical training interferes directly and negatively with these professors teaching, 90,9 per cent of them did not refer to the importance of the pedagogical training to their work. Therefore, Law college teachers are supposed to have pedagogical training, since it can enhance learning quality | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Docência universitária | por |
dc.subject | Professor de direito | por |
dc.subject | Formação pedagógica | por |
dc.subject | Academic teaching | eng |
dc.subject | Law professor | eng |
dc.subject | Pedagogical training | eng |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Ensino superior - Metodologia | por |
dc.title | Docência universitária: o professor de Direito formado em Direito | por |
dc.title.alternative | University teaching: law professor with a background in law | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Malusá, Silvana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0 | por |
dc.contributor.referee1 | Petry, Oto João | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708095E7 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Guilherme Saramago de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732591A9 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa volta-se para a temática Docência Universitária , com ênfase no professor de Direito. Tem como objetivos centrais: compreender o que pensam os professores universitários, formados em Direito e que atuam em cursos de Direito, sobre sua formação e prática pedagógica. Visa sinalizar as interações que esses professores estabelecem entre si e com a organização de seu trabalho docente . Foi utilizada como abordagem metodológica, um olhar qualitativo, mas, igualmente importante, no quantitativo. Por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa, contendo questões objetivas e abertas, sendo seus dados analisados recorrendo ao programa Microsoft Office Excel 2007. Participou um total de 44 sujeitos de três instituições de Ensino Superior. Os resultados revelaram que a prática do docente universitário do curso de Direito ainda é bastante conservadora, priorizando a transmissão de conteúdos e a formação do aluno é voltada para a atuação profissional e para os exames da Ordem dos Advogados do Brasil. A maioria (90,9%) dos professores não mencionou a importância de uma formação pedagógica para a atuação profissional. Percebeu-se que a ausência desta formação interfere direta e negativamente na atuação desse profissional como professor universitário. Por isso, uma formação pedagógica torna-se uma necessidade para o docente advogado, pois poderá contribuir com a melhoria da qualidade do ensino no curso de Direito. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753568 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.