Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica |
Autor: | Pasenike, Sílvia Costa de Oliveira |
Primer orientador: | Malusá, Silvana |
Primer miembro de la banca: | Rios, Gilma Maria |
Segundo miembro de la banca: | Rodrigues, Marilúcia de Menezes |
Resumen: | Esta pesquisa tem como tema a docência universitária no curso de Educação Física. Optou-se por um estudo que possibilitasse responder ao problema: que relação os professores de Educação Física estabelecem entre a formação pedagógica e sua prática docente no Ensino Superior. Os objetivos incluem compreender tal relação e, especificamente, identificar o perfil dos professores, os elementos facilitadores e limitadores presentes na prática pedagógica dos professores, os saberes envolvidos na construção de sua identidade docente e verificar como ocorre a construção da prática pedagógica do professor. Com enfoque da abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa recorreu ao uso de questionário com perguntas fechadas e abertas para obtenção dados. Os informantes da pesquisa são docentes do curso de Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior privadas com formação inicial em Educação Física. Os resultados revelam sujeitos cientes da importância da formação pedagógica para a docência, embora nem todos vejam esse quesito como mais importante. Como quesitos importantes para a formação docente no ensino superior, os resultados indicam a prática reflexiva, a prática do professor-pesquisador, a formação teórica e a formação técnica e acadêmica, respectivamente. Espera-se que este estudo estimule novas investigações sobre as questões aqui investigadas e enriqueça o corpus de conhecimento acadêmico sobre a docência e a prática pedagógica do professor universitário, em especial do docente da graduação em Educação Física. |
Abstract: | This research focuses on Physical Education academic teaching and the relationship its professors establish between pedagogical background and their university teaching practices. Its aims include understanding such a relationship and, more specifically, identify the professor profile, what makes his/her pedagogical practice easy and what limits it, knowledge involved in the making of their teaching identity, besides verifying how a professor builds his/her pedagogical practice. This inquiry follows the quantiqualitative research approach, its data coming from questionnaires containing open and closed questions answered by Physical Education professors graduated in Physical Education teaching at two private higher education institutions. Results reveal individuals aware that pedagogical training is important to teaching although some of them do not see it as the most important requisite. They also reveal that reflexive teaching practice, professor-researcher practice, theoretical knowledge, and technical and academic training are the most important requisites to the professor s background. One hopes this study stimulates new inquiries into these matters and increases academic knowledge on professors teaching and pedagogical practice, above all Physical Education ones. |
Palabras clave: | Docência universitária Prática pedagógica Educação física Academic teaching Pedagogical practice Physical education Professores de educação física - Formação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | PASENIKE, Sílvia Costa de Oliveira. Docência universitária: o professor de Educação Física e sua prática pedagógica. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13832 |
Fecha de defensa: | 4-ago-2010 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diss Silvia.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.