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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Avaliação em artes: saberes e práticas educativas de professores no ensino fundamental
metadata.dc.creator: Tinoco, Eliane de Fátima Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Myrtes Dias da
metadata.dc.contributor.referee1: Arslan, Luciana Mourão
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa trata do tema avaliação escolar em Artes. O objetivo principal foi entender e aprofundar conhecimentos acerca do processo de avaliação de professores do Ensino Fundamental no ensino de Artes Visuais, assim como identificar conceitos e práticas de avaliação no cotidiano dos professores de Artes que investem em formação continuada e que trabalham ao mesmo tempo em escolas Municipais e Estaduais na cidade de Uberlândia Minas Gerais. Devido a várias questões históricas e conceituais, a avaliação no ensino de Artes é assunto controverso que gera discussões apaixonadas principalmente no que diz respeito à atribuição de notas nessa disciplina. A pesquisa de caráter qualitativo teve como norteadoras as seguintes questões: Como avaliar em Artes? O que avaliar? Por que atribuir nota ou não? Avalia-se o processo ou o produto? Não teriam razão os que dizem que o ensino de Artes só será valorizado quando for tratado como as demais disciplinas? Com o intuito de responder a essas questões e ampliar o entendimento sobre o assunto, buscou-se fundamentação teórica em PERRENOUD (1999), HERNANDEZ (2000), HARGREAVES; EARL; RYAN, (2001), HADJI (2001), PARO (2001), ESTEBAN (2003), FREITAS (1995 e 2007), VASCONCELLOS (2003), ALVES (2004), BARBOSA (2005), FERNANDES (2009) e ARSLAN; IAVELBERG (2009). A pesquisa parte do pressuposto de que a avaliação permeia o processo de ensino-aprendizagem no sentido de oferecer subsídios ao professor sobre caminhos que a prática educacional precisa trilhar e deve ser construída pelos sujeitos da ação educativa sendo que todos e cada um saberão como e por que estão sendo avaliados e, assim, poderão se auto-avaliar durante todo o processo. Dentre os professores que colaboraram com a pesquisa quarenta e cinco responderam a dois questionários, seis foram entrevistados e uma teve sua prática observada em duas escolas diferentes, sendo uma estadual e outra municipal. Todos eles demonstraram compreender a função da avaliação no ensino de Artes Visuais e apresentaram diferentes formas de avaliarem os seus alunos, por exemplo: trabalhos práticos, leitura de imagens, portfólios, relatórios, exposições e prova. A pesquisa demonstrou que as práticas de avaliação dos professores estão se configurando como formativas. Quanto à atribuição de notas, os professores consideram que no ensino de Artes, na atual configuração escolar, essa prática é uma mentira. Dessa forma, as opiniões sobre a atribuição de notas na disciplina são divergentes, sendo que alguns aprovam e outros desaprovam essa prática. Nesse sentido, a pesquisa contribui com o conhecimento e a compreensão dos saberes e das práticas avaliativas que professores de Artes Visuais constroem e utilizam no cotidiano das salas de aula.
Abstract: This research is related to school evaluation in Art. The objectives are to better understand knowledge about the evaluation process of teachers of Art working in the Elementary Level, and identify concepts and evaluation practices in the everyday lives of teachers of Art that are taking post-graduation courses and work both in City and State schools in Uberlândia-MG. Due to a number of historical and conceptual issues, evaluation in the teaching of Art is a polemic subject that generates many discussions mainly in what regards grade giving in that subject. The qualitative research had the following questions: How is it to evaluate in Art? What is it to evaluate? Why do we have/don t have to grade? What is it to be evaluated, the process or the product? Aren t those who say teaching Art will only be recognized when understood as the other subjects, right? In order to answer to those questions and widen our understanding about the subject we studied the works of PERRENOUD (1999), HERNANDEZ (2000), HARGREAVES; EARL; RYAN, (2001), HADJI (2001), PARO (2001), ESTEBAN (2003), FREITAS (1995 e 2007), VASCONCELLOS (2003), ALVES (2004), BARBOSA (2005), FERNANDES (2009) and ARSLAN; IAVELBERG (2009). Our presupposition had been that evaluation is inserted in the teaching-learning process in order to offer some help to the teacher on the ways educational practice needs to be constructed by the subjects of the educative action, where all of them will be able to know the hows and whys they are being evaluated, so that they can be self-evaluated during the whole process. Among the teachers that were subjects in the research forty-five answered to two questionnaires, six were interviewed and one had her practice observed in two different schools being one a State school and the other a City school. All of them demonstrated to understand the role of evaluation in the teaching of Visual Arts, and presented different ways to evaluate their students, such as: practice works, image reading, portfolios, reports, expositions, and tests. The research demonstrated that the teachers evaluation practices are formative. Regarding grading the teachers consider that this practice is a lie in the current teaching of Art in schools. This way, grading is differently thought. Some of them approve it while others disapprove it. Thus, this research contributes for the understanding of knowledge and evaluation practices that teachers of Visual Arts construct and use in the everyday life of the classroom.
Keywords: Avaliação
Artes
Artes visuais
Formação continuada
Evaluation
Art
Visual arts
Continuing studies
Avaliação educacional
Artes - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TINOCO, Eliane de Fátima Vieira. Avaliação em artes: saberes e práticas educativas de professores no ensino fundamental. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13821
Issue Date: 15-Mar-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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