Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13816
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação, trabalho e formação do trabalhador de nível técnico: políticas públicas sobre educação profissional em Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): Education, Work and Formation of Technical worker: Public Policy on Professional Education in Uberlândia-MG
Autor(es): Ramos, Alícia Felisbino
Primeiro orientador: França, Robson Luiz de
Primeiro membro da banca: Bezerra Neto, Luiz
Segundo membro da banca: Lucena, Carlos Alberto
Resumo: Este trabalho está inserido na linha de História e Historiografia do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e teve como objetivo principal analisar as políticas governamentais direcionadas ao mundo do trabalho e à educação, concernentes à estruturação e funcionamento da educação profissional a partir dos cursos técnicos no Brasil e especificamente no município de Uberlândia-MG. Considera-se que as leis educacionais apresentam a materialização de perspectivas políticas que, por sua vez, refletem as demandas do capital em relação ao mundo do trabalho. Contudo, a observação do histórico da rede profissional apresentada pelos governos demonstra, especialmente em sua fundamentação, atender basicamente aos mesmos objetivos do momento de sua criação no País, um século atrás, em 1909, cuja justificativa do governo era a necessidade de prover as classes proletárias de meios que garantissem a sua sobrevivência. Utilizou-se de pesquisa documental, bibliográfica e de campo para coletar os dados que deram subsídio às análises que permitiram constatar que, historicamente, a linha central das políticas para o ensino profissional tem sido organizada em torno da relação capital e trabalho, atendendo, em geral, os interesses do capital. Por esse motivo, a legislação recente mantém a lógica da escola estruturalmente dualista. Os desafios para enfrentar a problemática da dicotomia requerem o reconhecimento de que a dupla função de preparar o cidadão para o mercado de trabalho e para dar continuidade aos estudos constitui-se em uma questão complexa que extrapola os aspectos pedagógicos, mas remete-se à política determinada pelas mudanças nas bases materiais de produção. Nossa pesquisa de campo foi desenvolvida com 39 egressos dos cursos técnicos da Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. Ela nos permitiu verificar a contribuição que a instituição teve na formação desses egressos, permitiu-nos também conhecer a situação profissional deles e como o mercado de trabalho tem recebido os recém-formados trabalhadores. Das análises feitas, percebemos que a maioria dos egressos procurou a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia não como um meio de profissionalização, mas como um meio de chegarem ao ensino superior com mais facilidade.
Abstract: This work is inserted into the History and Historiography of the Graduate Program in Education at Universidade Federal de Uberlândia and it aimed to examine government policies directed to the work and education world, concerning the structure and functioning of the Professional Education of the technical courses in Brazil and Uberlândia-MG. It is considered that the educational laws present the embodiment of political perspectives which reflect the demands of capital in the world of work. However, the observation of historical professional network showed by governments reveals in its foundation basically to serve the same purpose at the time of its creation in the country a century ago in 1909, when the government's justification was the need to provide the proletarian class of way to guarantee their survival. We used secondary research, as well as literature and field research to collect the data used to benefit analysis. It showed that it historically, the center line of policy for vocational education has been organized around the relationship between capital and work, attempting to general interests of capital. For this reason, recent legislation maintains the logic of the structurally dualistic school. The challenges of facing the dichotomy problem require recognition of the dual task: preparing the citizen for the job market and to continue the study. It is a complex issue that goes beyond the pedagogical aspects, but refers to the policy determined by changes in the material basis of production. Our field research was conducted with 39 graduates of technical courses at the School Agrotécnica Federal de Uberlândia. This analysis showed the contribution of the School Agrotécnica Federal de Uberlândia to training of these graduates, we have also know the employment status of graduates and how the job market has received the newly trained workers. From the analysis we noticed that most of the graduates searched the School Agrotécnica Federal de Uberlândia not as a way to professionalization, but as way of reaching higher education more easily.
Palavras-chave: Ensino profissional - Uberlândia (MG)
Políticas públicas
Ensino técnico - Uberlândia (MG)
Educação profissional
Trabalho
Ensino técnico
Public policy
Professional education
Work
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: RAMOS, Alícia Felisbino. Education, Work and Formation of Technical worker: Public Policy on Professional Education in Uberlândia-MG. 2010. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13816
Data de defesa: 4-Mar-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alicia.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.