Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13806
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino da língua brasileira de sinais e formação de professores a distância
Autor(es): Mourão, Marisa Pinheiro
Primeiro orientador: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
Primeiro membro da banca: Malusá, Silvana
Segundo membro da banca: Lodi, Ana Claudia Balieiro
Resumo: A realização deste estudo se pauta no reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em 2002 e, na necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores, a fim de atuarem com alunos surdos, considerando a Libras como sua língua natural de comunicação. Em meio a este contexto, esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, tem por finalidade investigar e analisar as contribuições do curso Librasnet como ferramenta para a formação continuada de professores da rede pública de ensino de dezessete municípios do Brasil, no período de setembro de 2007 a abril de 2008. O Librasnet é parte integrante do projeto Professor e surdez: cruzando caminhos, produzindo novos olhares , proposto pela Universidade Federal de Uberlândia e, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Especial (SEESP), em 2007. O curso foi ministrado em uma plataforma de ensino a distância, por meio de recursos de animação em duas dimensões, apresentando 1000 sinais da Libras de forma contextualizada, bem como, discussões teóricas e metodológicas referentes à surdez e a educação de pessoas surdas. Foram analisados os dados referentes à participação, à avaliação e à conclusão do curso de 96 sujeitos, que, em sua maioria, não conheciam a Libras e não atuavam com alunos surdos, mas, que, estavam buscando, neste curso, conhecimentos teóricos e práticos que pudessem dar sustentação a sua atuação docente. Os principais aspectos mencionados, relacionados ao uso do Librasnet como uma ferramenta para a formação de professores foi a metodologia utilizada, o ambiente de aprendizagem interativo e lúdico e, o ensino da Libras de forma contextualizada. Para 100% dos participantes o curso oportunizou adquirir novos conhecimentos, tais como, o conhecimento do vocabulário básico da Libras, das peculiaridades envolvidas na educação de pessoas surdas, bem como, da ampliação e/ou revisão de conceitos, saberes e práticas educativas. A avaliação final, expressa pelos cursistas, apontou que o curso atendeu às suas expectativas, despertando o interesse para o aprendizado da Libras e o aprofundamento na educação de pessoas surdas, cumprindo assim, como o seu objetivo de formação continuada em educação especial na área da surdez.
Abstract: This study is based on recognition of the Brazilian Sign Language (Libras) in 2002, and the need for investment in initial and continuing training of teachers to work with deaf students, considering the Libras as their natural language of communication. Amidst this context, this research, both qualitative and quantitative, aims at investigating and analyzing the contributions of the course Librasnet as a tool for the continuing education of teachers in the public schools of seventeen municipalities in Brazil, from September 2007 to April 2008. The Librasnet is part of the project, Professor and deafness: crossing paths, with new eyes , proposed by the Federal University of Uberlandia, and approved by the Ministry of Education (MEC) and Department of Special Education (SEESP) in 2007. The course was taught on a platform of distance education, through resources of animation in two dimensions, showing signs of 1000 Libras in context, and methodological and theoretical discussions concerning deafness and education of deaf people. We analyzed the data of participation, evaluation and completion of the course by 96 people, who, in their majority, did not know the Libras and did not work with deaf students, but were seeking in this way, theoretical and practical knowledge that could give support to their teaching activities. The main points mentioned related to the use of Librasnet as a tool for teacher training were: the methodology used the environment of interactive learning and entertainment, and the teaching of Libras in context. To 100% of the participants the course was an opportunity of new knowledge such as basic vocabulary of Libras, the peculiarities involved in the education of deaf people and the extension and/or revision of concepts, knowledge and educational practices. The final evaluation, expressed by the participants, indicated that the course met their expectations, arousing their interest for the learning and deepening of Libras in education of deaf people, thereby complying with its objective of continuing formation in special education in the field of deafness.
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais
Formação de professores
Educação a distância
Brazilian sign language
Teacher training
Education
Distance
Educação a distância
Libras (Língua Brasileira de Sinais) - Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MOURÃO, Marisa Pinheiro. Ensino da língua brasileira de sinais e formação de professores a distância. 2009. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13806
Data de defesa: 3-Mar-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marisa.pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.