Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Ana Beatriz dos Santos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:11Z-
dc.date.available2010-03-02
dc.date.available2016-06-22T18:36:11Z-
dc.date.issued2009-08-26
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Beatriz dos Santos. Leituras e usos do livro didático de História : relações professor-livro didático nos anos finais do ensino fundamental. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13803-
dc.description.abstractThis study is a research that has as object the relations beetwen textbooks and History teachers. The researched selected collection was: História: das Cavernas ao Terceiro Milênio, published by Editora Moderna, destined to the forthy last year of elementaty school. The general objective oh that research was to analyze the relationships between teachers and history textbooks in the final years (6th to 9th years) of elementary school, showing the ways and uses that are made of the textbooks by investigated teachers when teaching. The specific objectives were well defined: reviewing of the Brazilian history textbook, examining the history collection: História: das Cavernas ao Terceiro Milênio, adopted by MEC PNLD 2008, toward the final years of elementary school, focusing on the theoretical and methodological assumptions, the structure of the collection, the iconography and criteria usability, thinking about how teachers read, understand and use the textbook in the teaching and learning developed in the daily school and work for the production of a critical diagnosis of the historical knowledge conveyed by textbooks for history and methods of their use in the educational reality of the contemporary Brazilian society. The methodology combined document analysis, questionnaires and oral interviews with seven history teachers that uses the collectoin books in the years 2008 and 2009. The research enabled us to record and understand the view that teachers have these books, identifying strengths and weaknesses and explaining the meanings of these concepts that emerge. We conclude that greater knowledge about the concepts of users, in this case teachers, about the textbook that allows us to progress improvements that can provide important resource for education, allows us to identify indicators that demonstrate ways to read and use the books in the classroom, and highlights the need for changes that may be incorporated into the practice of teaching history.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivros didáticos - Históriapor
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopor
dc.titleLeituras e usos do livro didático de História : relações professor-livro didático nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guimarães, Selva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768572T2por
dc.contributor.referee1Nunes, Silma Carmo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268979Y6por
dc.contributor.referee2Guimarães, Iara Vieira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721856A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264915H5por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoTrata-se de uma investigação que tem como objeto de estudo as relações entre livro didático e professores de História. A coleção selecionada como foco da pesquisa foi: História: das Cavernas ao Terceiro Milênio, editado pela Editora Moderna, destinada aos últimos anos do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as relações entre os professores e os livros didáticos de História nos anos finais (6o ao 9o anos) do Ensino Fundamental, evidenciando leituras e usos que são feitos da referida coleção didática pelos professores. Os objetivos específicos foram assim delimitados: revisar a história do livro didático, no Brasil, em particular, do livro didático de História; analisar a coleção História: Das Cavernas ao Terceiro Milênio, aprovada pelo MEC pelo PNLD de 2008, focalizando os pressupostos teórico-metodológicos, a estrutura da coleção, a iconografia e os critérios de usabilidade; refletir sobre o modo como os professores leem, percebem e utilizam o livro didático no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no cotidiano escolar; e colaborar para a produção de um diagnóstico crítico sobre os saberes históricos veiculados pelos livros didáticos de História e os modos de sua utilização na realidade educacional na sociedade brasileira contemporânea. A metodologia combinou análise de documentos escritos e iconográficos, questionários e entrevistas orais com sete professores de História, usuários dos livros nos anos 2008 e 2009, no contexto da Escola Estadual Segismundo Pereira, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. A investigação possibilitou-nos evidenciar as visões que professores investigados têm desses livros, identificar aspectos positivos e negativos e explicitar significados que emergem dessas concepções. Concluímos que um maior conhecimento acerca das concepções dos usuários, neste caso, professores de História, a respeito do livro didático pode propiciar melhorias desse importante recurso de ensino. Possibilitou-nos a identificarmos indicadores que evidenciam diversos modos de ler e usar os livros em sala de aula; bem como a necessidade de mudanças que poderão ser incorporadas nas práticas de ensino de História.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753497-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ana.pdf2.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.