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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13801
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Movimentos sociais e educação : o MST e a construção de uma nova pedagogia |
Autor: | Brito, Flávia de Fatima |
Primer orientador: | Marques, Mara Rúbia Alves |
Primer miembro de la banca: | Prada, Luis Eduardo Alvarado |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Maria Vieira |
Resumen: | O presente estudo é fruto de uma inquietação e sintetiza uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo foi analisar o como e porque se deu a relação Educação e Movimentos Sociais, tomando em particular o desenvolvimento do processo de Implementação e Concretização da Educação no bojo do MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A escolha do MST se deu por entendermos que não apenas pelo fato de dentre os Movimentos Sociais ele se apresenta como algo instigante, movimentado e polêmico e mesmo assim elaborou um modelo robusto e completo de Educação, que pode ser apelidada de Escola em Movimento , que por sua vez chama atenção não apenas pelo grau de diferenciação perante a escola tradicional, ou também pelo seu caráter pedagógico como ainda pelo que representa em termos de vitória e conquista popular, pelo desenrolar de sua história, pelo seu amadurecimento e crescimento. Para compreender esta gama e rede de fatos novos e inquietantes buscamos o estudo de autores tais como Gohn (1997), Touraine (1989; 1994) Santos (1994), Caldart (2004), Arroyo (2004) e Freire (1987, 1996, 2000). Para a compreensão da conjuntura mundial, nos períodos de 1980 até a atualidade pesquisamos autores que desenvolvem temas pertinentes, como Santos (2003), Anderson (2004), Boron (2004), Oliveira (2004) e Castells (1999). Na análise efetiva tomamos por objeto a Escola do MST, por ser esta uma escola que tem sua origem e existência no bojo do Movimento Popular de maior atuação na realidade brasileira. |
Abstract: | This study is the result of a concern and summarizes a study bibliographic and documentary, whose purpose was to examine how and why the relationship has been Education and Social Movements, taking in particular the development of the process of Implementation and Delivery of Education in the midst of the MST -- Movement of Landless Rural Workers. The choice of the MST was given because we believe that not only by the fact that among the Social Movements he presents himself as something instigating, busy and controversial and even then produced a model "robust" and full of Education, which can be called a "school in Movement ", which in turn draws attention not only by the degree of differentiation to the traditional school, or also for his character but also by teaching it represents in terms of victory and conquest popular, for the conduct of its history, for his maturity and growth . To understand the range and network of new and disturbing facts sought the study of such authors as Gohn (1997), Touraine (1989, 1994) Santos (1994), Caldart (2004), Arroyo (2004) and Freire (1987, 1996, 2000). To the understanding of global climate for the periods from 1980 to the present look authors who develop relevant subjects, as Saints (2003), Anderson (2004), Boron (2004), Oliveira (2004) and Castells (1999). In the analysis take effective object by the School of the MST, for this is a school that has its origin and existence in the midst of the Popular Movement for greater presence in the Brazilian reality. |
Palabras clave: | Educação do campo Field of education Social movements Movement of landless rural workers Educação rural Movimentos sociais Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | BRITO, Flávia de Fatima. Movimentos sociais e educação : o MST e a construção de uma nova pedagogia. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13801 |
Fecha de defensa: | 25-ago-2008 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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