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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Deficiência mental: prática educativa e reflexões de uma professora alfabetizadora
Other Titles: Mental disabilities: educational practice and reflections of a literacy teacher
metadata.dc.creator: Silva, Larissa Maciel Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Myrtes Dias da
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Luciana Pacheco
metadata.dc.description.resumo: Considerando a inclusão escolar do aluno com deficiência mental no ensino regular, este estudo tem como objetivo discutir e compreender a prática educativa do professor que atua na alfabetização de alunos deficientes mentais, sendo a prática educativa compreendida como fundamental para a adequada inclusão escolar destes alunos. Para atingir o objetivo proposto, optamos como orientação para as análises, os estudos de Vygotsky sobre o desenvolvimento e aprendizado. Como metodologia de pesquisa este estudo está pautado em uma abordagem qualitativa e envolveu a participação da professora alfabetizadora que tinha em sala de aula um aluno com deficiência mental. Para construção dos dados foram utilizadas observações em sala de aula com registro em notas de campo, e entrevistas reflexivas. As notas de campo foram disponibilizadas para a professora regente para leitura e reflexões. As análises dos dados indicam a fundamental importância da prática educativa no processo de inclusão do aluno com deficiência mental, demonstrando em seu percurso que uma mudança na concepção da professora promove uma modificação de atitude que reflete uma prática educativa mais inclusiva. O presente estudo possibilitou uma modificação na maneira da professora perceber aspectos da sala de aula e o aluno deficiente mental, assim como possibilitou um olhar para as possibilidades e potencialidades e não mais nas limitações provenientes da deficiência. Consideramos que essas mudanças, tão necessárias para a efetiva inclusão dos alunos com deficiência na sala de aula, extrapolam a questão da especificidade do aluno com deficiência mental e devem ser consideradas na totalidade do contexto escolar. Desse modo, a construção deste estudo revela que é possível uma prática educativa inclusiva. Este trabalho contribui para a percepção de que o professor pode oferecer a seus alunos uma prática educativa que se caracterize por ser inclusiva, contribuindo dessa forma com o trabalho docente e com a inclusão escolar.
Abstract: Considering the school inclusion of students with mental disabilities in regular education, this study aims to discuss and understand the educational practice of the teacher who works in the literacy of mentally deficient students, the educational practice understood as essential for the proper school inclusion of these students. To achieve the proposed objective as a guideline for analysis, the Vygotsky studies about development and learning were chosen. As methodology of this research this study is based on a qualitative approach and involved the participation of the literacy teacher who had in classroom a student with mental disabilities. To construction the data, classroom observations were used with registers in field notes, and reflective interviews. The field notes were available to the conductor teacher for reading and reflections. The analysis of data indicates the crucial importance of educational practice in the process of inclusion of students with mental disabilities, demonstrating in their way that a change in the conception of the teacher promotes a change in attitude that reflects a more inclusive educational practice. The present study enabled a change in the way the teacher understands aspects of the classroom and the deficient student, as well as made possible a look at the possibilities and potentiality rather than the limitations from the disability. It is considered that these changes, so necessary for the effective inclusion of students with disabilities in the classroom, extrapolates the issue of specificity of students with mental disabilities and must be considered in the whole school context. Thus, the construction of this study shows that an inclusive educational practice is possible. This work contributes to the perception that the teacher can offer his or her students a practical education that characterizes itself by being inclusive, thereby contributing with teaching and school inclusion.
Keywords: Prática educativa
Inclusão escolar
Deficiência mental
Educational practice
School inclusion
Mental disabilities
Deficientes mentais - Educação
Inclusão em educação
Prática de ensino
Vygotsky, L.S. (Lev Semenovich), 1896-1934
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Larissa Maciel Gonçalves. Mental disabilities: educational practice and reflections of a literacy teacher. 2009. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13785
Issue Date: 7-Jul-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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