Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Maurício Reis Sousa do-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:08Z-
dc.date.available2009-08-10-
dc.date.available2016-06-22T18:36:08Z-
dc.date.issued2008-08-20-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maurício Reis Sousa do. O Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada : descentralização ou desconcentração nas escolas públicas estaduais de Miracema do Tocantins?. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13782-
dc.description.abstractThis work is the search result desenvolvina at Masters level, with line of research in polítcas and management of education and problematizes the process of management of state public schools of the State of Tocantins, with focus to the schools of the City of Miracema, jurisdicionadas the Regional Directors of Miracema. In this study reflect the strategies of democratization and decentralization of public schools of the state, through the Community School Program for Management Shared (PECGC). The programme was implemented in Tocantins, from 1997, and according to the official discourse aims to "promote financial autonomy, administrative and educational, and the guarantee of democratic participation of communities" and local school. The Community School Program for Management Shared (PECGC) is the lead in the context of the 1990's, tends to assimilate the characteristics and trends of current reforms of the state. In the field of education is incorporating the logic of decentralisation of management and autonomy of educational systems, which actually put education in a clear process of internationalization of education, assuming an exclusionary logic, turned toward the goals of the capitalist system. It was apparent that the policies of education adopted in the state of Tocantins, point to a character expressed by PECGC management, strengthening the devolution of management with the detachment of the state of their social obligations. The same logic is reflected locally accepted by these policies and their implementation - under the guidance of the Department of Education - the state schools in the city of Miracema. This management model shows, in schools surveyed, the pursuit of a relative autonomy, exacerbated by a process of democratization imposed.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectEscolas - Descentralizaçãopor
dc.subjectAutonomia escolarpor
dc.subjectDemocratização da educaçãopor
dc.subjectPrograma Escola Comunitária de Gestão Compartilhadapor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectCapitalpor
dc.subjectDesconcentraçãopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectDecentralizationeng
dc.subjectEquityeng
dc.subjectDevolutioneng
dc.subjectStateeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleO Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada : descentralização ou desconcentração nas escolas públicas estaduais de Miracema do Tocantins?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Mara Rúbia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.contributor.referee1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee2Lagares, Rosilene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771327T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260661A8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de pesquisa desenvolvina em nível de mestrado, com linha de investigação em polítcas e gestão da educação e problematiza o processo de gestão das escolas públicas estaduais do Estado do Tocantins, com enfoque para as escolas da Cidade de Miracema, jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino DRE de Miracema. Neste estudo, refletimos as estratégias de democratização e descentralização das escolas públicas do Estado, por meio do Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada PECGC. O referido programa foi implantado no Tocantins, a partir de 1997 e, segundo o discurso oficial, objetiva promover a autonomia financeira, administrativa e pedagógica, além da garantia de participação democrática das comunidades escolar e local. O PECGC, ao se originar no contexto da década de 1990, tende a assimilar as características e tendências das reformas do Estado vigentes. No campo da educação se incorpora a lógica da descentralização da gestão e autonomia dos sistemas educacionais que, na verdade, colocam a educação em um claro processo de internacionalização do ensino, assumindo uma lógica excludente, voltada para os objetivos do sistema capitalista. Foi possível depreender que as políticas de educação adotadas no Estado do Tocantins apontam para um caráter gerencial expresso pelo PECGC, reforçando a desconcentração da gestão com o distanciamento do Estado das suas obrigações sociais. Esta mesma lógica é refletida localmente através do aceite destas políticas e sua implementação sob a orientação da Secretaria da Educação pelas escolas estaduais da Cidade de Miracema. Este modelo de gestão evidencia, nas escolas pesquisadas, o exercício de uma autonomia relativa, agravada por um processo de democratização decretada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753444-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis.pdf946.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.