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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13760
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Greco, João Francisco Natal | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:05Z | - |
dc.date.available | 2009-01-23 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:05Z | - |
dc.date.issued | 1996-11-12 | - |
dc.identifier.citation | GRECO, João Francisco Natal. Dilemas e perspectivas do ensino de história nas escolas publicas estaduais de Uberlândia, 1986-1994. 1996. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13760 | - |
dc.description.abstract | La avaliación de los resultados de la práctica de enseñanza de Historia del 5° a 8° año del primer grado, en Uberlândia, través del programa de enseñanza de Historia de Minas Gerais de 1986 a 1994, és el objetivo de este trabajo. Su elaboración ocorió para comprender las verdaderas causas de las criticas avindas, sobre todo de los medios académicos, sobre las formas y las condiciones de su prática y metodologia en las escuelas públicas locales. Para un diagnóstico de su gestión, han sido consideradas, además de un análisis de las reformas educacionales, la contradicciones existentes en el momento histórico de su consolidación, devido a los cambios que se pasaron en decorrencia del proceso de redemocratización, donde el Estado en la intención de mantener su hegemonia, se hace cicular ideologias sobre el resgate de la dignidad de la población brasileña través de la redemocratización de la enseñanza y para eso se propone a la sociedad que se reclame los cambios necesarios para la reconquista de la democracia brasileña. Para certificarnos de esas estrategias procuramos centrar nuestros analises en los discursos contenidos en las leyes y normas que sustentaron la regulamentación de las reformas educacionales y de enseñanza de Historia desde los años 30, considerando las ideologias contenidas en los intereses de una clase dominante representada por el Estado. Concluimos que, además de su practica no alcanzar totalmente los objetivos propuestos por el programa, despertó el senso crítico en el proceso de enseñanza y aprendizage en Historia y qualquier programa que se no se hace acompañado por una politica que estabelezca una estructura de calificación y faena para el magistério, será un fracaso. | spa |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de primeiro grau - Uberlândia (MG) | por |
dc.subject | História (primeiro grau) - estudo e ensino | por |
dc.title | Dilemas e perspectivas do ensino de história nas escolas publicas estaduais de Uberlândia, 1986-1994 | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706963J1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | A avaliação dos resultados da prática do ensino de História de 5ª a 8ª séries do primeiro grau, em Uberlândia, através do programa de ensino de História de Minas Gerais de 1986 a 1994, é o objetivo principal deste trabalho. Sua elaboração surgiu para entender os verdadeiros motivos das críticas advindas, sobretudo dos meios acadêmicos, sobre as formas e as condições de sua prática e metodologia nas escolas públicas locais. Para um diagnóstico de sua gestão, foram consideradas, além de uma análise das reformas educacionais, as contradições existentes no momento histórico de sua consolidação, devido às mudanças que se deram em decorrência do processo de redemocratização, no qual o Estado, na intenção de manter sua hegemonia, passa a veicular a ideologia do resgate da dignidade da população brasileira, através da democratização do ensino e, para isso propõe à sociedade que reivindique as mudanças necessárias para a reconquista da democracia. Para nos certificarmos dessas estratégias, procuramos enfocar nossas análises nos discursos contidos nas leis e normas que deram sustentação à regulamentação das reformas educacionais e do ensino de História, desde os anos 30, considerando a ideologia contida nos interesses das classes dominantes, representadas pelo Estado. Concluímos que, apesar do ensino de História de Minas Gerais não atingir totalmente os objetivos propostos pelo programa, despertou o senso crítico no processo de ensino e aprendizagem em História e que, qualquer programa que se defina, se não for acompanhado de uma política que estabeleça uma estrutura de qualificação e carreira para o magistério, estará fadado ao insucesso. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753433 | - |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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