Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13758
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O professor, seu trabalho, sua formação: dimensões políticas do trabalho docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Costa, Ana Sheila Fernandes
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Vieira
Segundo membro da banca: Silva, Andréia Ferreira da
Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Educação e possui como temática central a reestruturação do trabalho docente e seus desdobramentos nos cursos de formação de professores com foco no curso de Pedagogia da UFU. O objetivo do estudo foi analisar como o curso de pedagogia da UFU tem contemplado, em seu Projeto Pedagógico, as questões referentes ao processo de reestruturação do trabalho docente e das políticas para formação de professores. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e de caráter analítico-crítico. Para a realização do estudo analisamos o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFU bem como os documentos, em âmbito nacional e institucional, que orientaram a reformulação dos cursos de formação de professores e em especial a reformulação do Curso de Pedagogia da UFU como Pareceres, Resoluções, Memorandos Internos da FACED, Atas, Portarias, Fichas de Disciplinas e Planos de Curso. Como categorias centrais orientadoras do estudo elegemos as seguintes dimensões: a flexibilização, a precarização, a profissionalização, a regulação, a desregulamentação e a desqualificação. Nossas análises nos permitiram verificar que especialmente as disciplinas que compõem o Núcleo Política e Gestão da Educação, contemplaram discussões acerca da reestruturação do trabalho docente e que o curso de Pedagogia da UFU, paralelamente ao atendimento das orientações legais do MEC, tem buscado contemplar discussões que promovem a reflexão sobre o processo de formação do pedagogo e suas condições de trabalho ainda que estas apareçam de forma bastante concentrada no Núcleo Política e Gestão da Educação.
Abstract: This study is in line for Research on Public Policy and Management Education and has as central theme the restructuring of the teaching work and its developments in teacher training courses focused on pedagogy course of the Federal University of Uberlândia (UFU). The aim was to analyse the changes in teacher training courses of UFU, specifically in the course of teaching, and how this course has covered issues relating to the restructuring process of teaching work in the context of policies for teacher training in Brazil. The study characterized himself as a literature search and documentary, qualitative approach and analytical character-critical. For the study examining the Educational Project of the Course of Pedagogy of the UFU and documents in national and institutional framework, which guided the redrafting of training courses for teachers and in particular the reform of teaching the course of UFU as opinions, Resolutions, Memoranda of Internal Faculty of Education (FACED), Acts, Ordinances, Cards of subjects and course plans. How categories central guidelines of the study elected the following dimensions: the relaxation, the insecurity, the professionalism, regulation, deregulation and disqualification. Our analysis enabled us to see that especially the disciplines that make up the Center for Education Policy and Management, covered discussions on the restructuring of the teaching work and that the course of Pedagogy of the UFU, in addition to addressing the legal guidelines of the MEC has sought include discussions that promote the reflection on the process of formation of the educator and their working conditions even though they appear fairly concentrated in the Core Policy and Management Education.
Palavras-chave: Formação de professores
Trabalho docente
Reformas educacionais
Profissionalização
Teacher training
Teaching work
Educational reform
Professionalization
Professores Formação
Reforma do ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: COSTA, Ana Sheila Fernandes. O professor, seu trabalho, sua formação: dimensões políticas do trabalho docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. 2008. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13758
Data de defesa: 29-Ago-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Sheila.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.