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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Formação continuada de gestores em Minas Gerais: um estudo a partir da experiência do progestão no município de Uberaba de 2003 a 2006
Autor: Souza, Alcione Wagner de
Primer orientador: Marques, Mara Rúbia Alves
Primer miembro de la banca: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Segundo miembro de la banca: Prada, Luis Eduardo Alvarado
Resumen: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação, do Programa de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia MG (FACED). Considerando que a formação continuada dos profissionais da educação é um dos temas centrais das políticas educacionais em nível Federal, Estadual e Municipal, objetivando, segundo estas, a melhoria na qualidade da educação e a finalidade tornar os seus trabalhadores aptos a atender as novas habilidades e competências devido às reformas implementadas no país com a democratização nos anos 1980 e as influências externas. A presente pesquisa objetiva estudar a Formação Continuada de Gestores Escolares (PROGESTÃO), oferecido aos gestores escolares da Rede Estadual de Minas Gerais, no Município de Uberaba, entre o período de 2003 e 2006, no decorrer do primeiro mandato do governador Aécio Neves (PSDB). O mesmo se justifica pela importante função que exerce o Gestor Escolar como o intermediário entre a educação escolar e as políticas em execução em cada governo. Os temas abordados nesta pesquisa, para sua contextualização, foram: reforma da educação entre os anos de 1980 e 1990, gestão escolar, metodologia e operacionalização do PROGESTÃO no Brasil, em Minas Gerais e no Município de Uberaba, certificação ocupacional e eleição de diretores em Minas Gerais. Para a realização desta análise, em um primeiro momento, houve a pesquisa bibliográfica ampla, sobre os temas acima citados, a seguir pesquisa documental e, no terceiro e último momento, entrevistas semi-estruturadas com 10 cursistas do PROGESTÃO do Município de Uberaba entre 2003 e 2006. Ao final da pesquisa, pode-se perceber o que as políticas para formação de continuada de gestores em nível nacional e estadual, almejam para as instituições escolares e seus profissionais, capacitando-os para atender às reformas e sanar lacunas deixadas pela formação inicial destes educadores. Conclui-se que os gestores escolares, além de gerirem o pedagógico, devem estar aptos para a gestão financeira, dos recursos humanos, compreender a legislação educacional, preservar os bens públicos, buscar parcerias e trazer a comunidade para os órgãos colegiados. Novas demandas da função advindas com a descentralização, a autonomia, a flexibilização e todas as mudanças que gradativamente ocorrem com as reformas nas políticas educacionais a cada novo governo Estadual.
Abstract: This dissertation is linked to the line of research Politics and Administration in Education, of the Program of Master's degree of University of Education of the Federal University of Uberlândia - MG (FACED). Considering that the professionals' of the education continuous formation is one of the central themes of the education politics in level Federal, State and Municipal, aiming at, second these, the improvement in the quality of the education and the purpose to turn their capable workers to assist the new abilities and competences due to the reforms implemented at the country with the democratization the years 1980 and the external influences. To present he/she researches lens to study the Continuous Formation of School Managers (PROGESTÃO), offered to the school managers of the State Net of Minas Gerais, in the Municipal district of Uberaba, among the period of 2003 and 2006, in elapsing of governor Aécio Neves' first mandate (PSDB). THE same is justified for the important function that exercises the School Manager as the middleman between the school education and the politics in execution in each government. The themes approached in this research, for his/her with context, they were: it reforms of the education among the years of 1980 and 1990, school administration, methodology and operational of PROGESTÃO in Brazil, in Minas Gerais and in the Municipal district of Uberaba, occupational certification and directors' election in Minas Gerais. For the accomplishment of this analysis, in a first moment, there was the wide bibliographical research, on the themes above mentioned, to follow documental research and, in the third and last moment, interviews semi-structured with 10 cursistas of PROGESTÃO of the Municipal district of Uberaba between 2003 and 2006. At the end of the research, the one can be noticed that the politics for managers' continuous formation in national and state level, long for the school institutions and their professionals, qualifying them to assist to the reforms and to cure gaps left by these educators' initial formation. It is ended that the school managers, besides they manage the pedagogic, they should be capable for the financial administration, of the human resources, to understand the education legislation, to preserve the public goods, to look for partnerships and to bring the community for the organs collegiate. New demands of the function that it comes with the decentralization, the autonomy, the flexible and all of the changes that gradual increase happens with the reforms in the education politics to each new State government.
Palabras clave: Educação e estado
Políticas públicas
Escolas - Organização e administração
Reforma da educação
Gestão escolar
Formação continuada
Reform of the education
School administration
Continuous formation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SOUZA, Alcione Wagner de. Formação continuada de gestores em Minas Gerais: um estudo a partir da experiência do progestão no município de Uberaba de 2003 a 2006. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13753
Fecha de defensa: 19-ago-2008
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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