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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Capital intelectual ouro moderno ou ouro de tolo : um estudo de formas de precarização no setor de call center
metadata.dc.creator: Iglesias, Luciene Ivone de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Schulz, Almiro
metadata.dc.contributor.referee2: Previtalli, Fabiane Santana
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo maior contribuir para o debate atual sobre a precarização das relações do trabalho na Região do Triangulo Mineiro, inserida no processo de reestruturação produtiva. Para tanto, buscou-se pensar sobre os efeitos de um aspecto específico da reestruturação produtiva: a administração participativa, a partir da percepção dos trabalhadores de Call Center e o entendimento desse mecanismo de exploração e controle do capital sobre o trabalho vivo e que, enquanto tal, incorre em um novo tipo de alienação e reificação. Foram enfocadas as alterações nas técnicas de produção bem como o exercício das novas políticas de gestão do trabalho especificamente no que se refere a questão da adaptação dos trabalhadores as atuais demandas da produtividade. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas individuais com 07 trabalhadores de Call Center, com tempo de atuação na área superior a um ano, analisados a partir de uma metodologia de natureza qualitativa. Constatou-se que a área em questão esta muito ligada a funções de controle da mão-de-obra, visando sua disciplinarização e integração dos trabalhadores a unidade organizacional produtiva. Porém, não podemos deixar de mencionar a continuidade das antigas técnicas de produção dentro de um modelo com novas formas de gestão da produção que mantém relação capital x trabalho muito desigual. Sem nos prender apenas aos aspectos produtivistas, hoje, o controle e a cooptação dos trabalhadores passam a ser exercidos de formas mais sofisticadas e sutis, para este grupo de sujeitos, as conclusões apontam que a educação empresarial que recebem os auxiliam no fortalecimento da individualidade mas não os prepara para os desafios da contemporaniedade.
Abstract: The main objective of this present research is the contribution for the current debate over the precarious form of the labor relations in the "Triângulo Mineiro region" , inserted in the productive process of reorganization. So, it was searched the effects of a specific aspect of the productive reorganization: the participative administration, from the perception of the Call Center's employees and the understanding of this exploration mechanism and the capital control on the live work and in these circumstances, incurs into a new kind of alienation and kingdom. The present research also focused techniques alterations of production as well as the new management of labor policies, specially in the point of employees adaptation in the current demands of productivity. The data had been gotten through individual halfstructuralized interviews with 7 Call Center's employees, with more than 1 year working in the same area and which development were analyzed through a qualitative methodology. It was found out that the area which was analyzed has a strong link with the control functions of the man power, aiming its system of regulation and the employees integration into the productive organizational unit. However, we cannot leave to mention the continuity of the old techniques of production inside a model with new forms of management of the production that keeps capital relation X very irregular work. Don't pay attention only in productive aspects, today the control an the co-optation of the employees become to be done in a sophisticated and subtle form. For this groups of citizens, the conclusion point to the enterprise education the employees receive, help them in the strengthening of the individuality, but not preparing them for the challenges of the contemporary world.
Keywords: Trabalho
Capital intelectual
Administração - participação de empregados
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: IGLESIAS, Luciene Ivone de Lima. Capital intelectual ouro moderno ou ouro de tolo : um estudo de formas de precarização no setor de call center. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13752
Issue Date: 15-Jul-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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