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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Cristovam Buarque e a UnB: a (re) definição do papel social da universidade (1985-1989)
Author: Almeida, Admário Luiz de
First Advisor: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
First member of the Committee: Goncalves Neto, Wenceslau
Second member of the Committee: Gomes, Paulo de Tarso
Summary: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa historiográfica sobre o pensamento político e educacional de Cristovam Buarque, o qual durante quatro anos (1985-1989) foi o Reitor da Universidade de Brasília UnB. A administração de Cristovam Buarque foi a primeira depois de duas décadas de ditadura militar no Campus Universitário da UnB. A compreensão dos conflitos dos anos de reitorado de Cristovam Buarque permitiu a reconstrução da história da universidade brasileira, o que revela a tensão social e política no seio da sociedade brasileira em sua modernização desigual e excludente. A investigação sobre a universidade, sobretudo a brasileira, percorreu a vasta literatura dedicada a este assunto e é apresentada nos três primeiros capítulos. Os dois últimos capítulos estão voltados para a vida institucional da UnB e a participação de Cristovam Buarque no processo de redemocratização da instituição. Resultaram de ampla pesquisa documental realizada nos arquivos públicos da UnB e das repartições do Ministério da Educação e, ainda, de entrevistas feitas com as personagens da história recente da UnB, entre as quais comparece o próprio Cristovam Buarque. A redemocratização da universidade pública e a sua função social foram as marcas deixadas por Cristovam Buarque em sua breve passagem pela Reitoria da UnB. O projeto desse educador permanece como a possibilidade de emancipação da sociedade brasileira, um capítulo da história da educação a ser escrito.
Abstract: Ce travail est le résultat d une recherche historiographique sur la pensée politique et educative de Cristovam Buarque, lequel pendant quatre années (1985-1989) fut le Recteur de l Université de Brasília UnB. L administration de Cristovam Buarque fut la première après deux décades de dictature militaire dans le Campus universitaire de l UnB. La compréhension des conflicts qui marquerent la rectorat de Cristovam Buarque permit la reconstruction historique de l université brésilienne en revelant la tension sociale et politique de la société dans le procès de modernisation inégal et d exclusion. L investigation sur l université, surtout la brésilienne, parcourut la vaste littérature dédiée à ce sujet et est présentée dans les trois premiers chapitres, ensuite les deux chapitres finals se rapportent à la vie institutionelle de l UnB et à la participation de Cristovam Buarque au procès de redémocratisation de l institution. Ces chapitres ont résulté d une ample recherche documentaire faite dans les archives de l UnB et des répartitions au Ministère de l Instruction, et encore des entrevues avec les personnages de l histoire récente de l UnB, dans lesquels comparaît lui même, Cristovam Buarque. La rédemocratisation de l université publique et sa fonction sociale furent les marques laissées par Cristovam Buarque dans son bref passage par la Rectorat de l UnB. Le projet de cet éducateur reste comme possibilité d émancipation de la société brésilienne, un chapitre de l histoire de l éducation à être écrit.
Keywords: Universidades e faculdades - Brasil - História
Universidade de Brasília - História
Buarque, Cristovam, 1944
Northeast society
Catholic church
Social doctrine
Civil-military dictatorship
Extension
University
CRUTAC
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ALMEIDA, Admário Luiz de. Cristovam Buarque e a UnB: a (re) definição do papel social da universidade (1985-1989). 2005. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13745
Date of defense: 21-Mar-2005
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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