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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13745
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Cristovam Buarque e a UnB: a (re) definição do papel social da universidade (1985-1989) |
Author: | Almeida, Admário Luiz de |
First Advisor: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
First member of the Committee: | Goncalves Neto, Wenceslau |
Second member of the Committee: | Gomes, Paulo de Tarso |
Summary: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa historiográfica sobre o pensamento político e educacional de Cristovam Buarque, o qual durante quatro anos (1985-1989) foi o Reitor da Universidade de Brasília UnB. A administração de Cristovam Buarque foi a primeira depois de duas décadas de ditadura militar no Campus Universitário da UnB. A compreensão dos conflitos dos anos de reitorado de Cristovam Buarque permitiu a reconstrução da história da universidade brasileira, o que revela a tensão social e política no seio da sociedade brasileira em sua modernização desigual e excludente. A investigação sobre a universidade, sobretudo a brasileira, percorreu a vasta literatura dedicada a este assunto e é apresentada nos três primeiros capítulos. Os dois últimos capítulos estão voltados para a vida institucional da UnB e a participação de Cristovam Buarque no processo de redemocratização da instituição. Resultaram de ampla pesquisa documental realizada nos arquivos públicos da UnB e das repartições do Ministério da Educação e, ainda, de entrevistas feitas com as personagens da história recente da UnB, entre as quais comparece o próprio Cristovam Buarque. A redemocratização da universidade pública e a sua função social foram as marcas deixadas por Cristovam Buarque em sua breve passagem pela Reitoria da UnB. O projeto desse educador permanece como a possibilidade de emancipação da sociedade brasileira, um capítulo da história da educação a ser escrito. |
Abstract: | Ce travail est le résultat d une recherche historiographique sur la pensée politique et educative de Cristovam Buarque, lequel pendant quatre années (1985-1989) fut le Recteur de l Université de Brasília UnB. L administration de Cristovam Buarque fut la première après deux décades de dictature militaire dans le Campus universitaire de l UnB. La compréhension des conflicts qui marquerent la rectorat de Cristovam Buarque permit la reconstruction historique de l université brésilienne en revelant la tension sociale et politique de la société dans le procès de modernisation inégal et d exclusion. L investigation sur l université, surtout la brésilienne, parcourut la vaste littérature dédiée à ce sujet et est présentée dans les trois premiers chapitres, ensuite les deux chapitres finals se rapportent à la vie institutionelle de l UnB et à la participation de Cristovam Buarque au procès de redémocratisation de l institution. Ces chapitres ont résulté d une ample recherche documentaire faite dans les archives de l UnB et des répartitions au Ministère de l Instruction, et encore des entrevues avec les personnages de l histoire récente de l UnB, dans lesquels comparaît lui même, Cristovam Buarque. La rédemocratisation de l université publique et sa fonction sociale furent les marques laissées par Cristovam Buarque dans son bref passage par la Rectorat de l UnB. Le projet de cet éducateur reste comme possibilité d émancipation de la société brésilienne, un chapitre de l histoire de l éducation à être écrit. |
Keywords: | Universidades e faculdades - Brasil - História Universidade de Brasília - História Buarque, Cristovam, 1944 Northeast society Catholic church Social doctrine Civil-military dictatorship Extension University CRUTAC |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ALMEIDA, Admário Luiz de. Cristovam Buarque e a UnB: a (re) definição do papel social da universidade (1985-1989). 2005. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13745 |
Date of defense: | 21-Mar-2005 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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