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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Concepções, ensino e práticas de saúde no cotidiano da escola: a educação para a saúde em escolas públicas de Uberlândia (MG)
metadata.dc.creator: Lomônaco, Aparecida de Fátima Soane
metadata.dc.contributor.advisor1: Cicillini, Graça Aparecida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa as concepções, o ensino e as práticas de saúde desenvolvidas no cotidiano de duas escolas de ensino fundamental, buscando compreender a relação entre Saúde e Educação nesse contexto. Recorrendo ao estudo de caso, tem como referencial teórico o paradigma indiciário, utilizando o questionário, a entrevista, a observação e a análise documental como recursos metodológicos. Diante da premissa de que a saúde configura-se como um tema transversal na educação, perpassando todos os conteúdos que compõem o currículo escolar, com o enfoque metodológico da interdisciplinaridade., este estudo teve como objetivo analisar as práticas de Educação para a Saúde na escola, configuradas neste novo modelo proposto.Da análise dos dados obtidos, evidenciaram-se concepções de saúde da comunidade escolar ainda biologizantes, e centradas nas mudanças comportamentais de cada indivíduo, com um grande interesse nos cuidados com o corpo e com a higiene. A análise mostrou, também, que os temas relacionados `a saúde continuam sendo parte dos conteúdos de Ciências ou são desenvolvidos por meio de ações pontuais, denominadas projetos. A maioria desses projetos é elaborada por instituições ou órgãos ligados à escola e desenvolvida sem a participação efetiva da comunidade escolar. Em relação às práticas de saúde e ambiência escolar, foram verificadas várias atitudes inadequadas e questões ambientais que podem dificultar a obtenção de uma educação para a saúde efetiva na escola. Assim, com este estudo, consideramos a necessidade de uma integração entre os setores da Saúde e da Educação, que permita a viabilização de uma proposta de saúde escolar. Para tanto, a formação dos profissionais da educação deve ser revista, no sentido de incluir temáticas ligadas aos problemas de saúde e ao cotidiano dos alunos. A necessidade de uma política de educação continuada para todos os profissionais envolvidos com as questões de saúde na escola foi outro aspecto evidenciado nesta pesquisa.
Abstract: The present paper analyzes conceptions, teaching and practices related to Health as they are developed in two elementary schools, aiming to understand the relation between Health and Education in this context. As a case study, the paper made use of the indexes obtained through a questionnaire, interviews, observation and document analysis as its methodological resources. Keeping the premisse in mind in which it s stated that Health is a transversal theme in education, thus encompassing all content included in the school curriculum, focusing on interdisciplinarity, this study aims to analyze Health Education in schools, described in the model proposed here. From the analysis made, it became clear that in the academic community, it s still common for people to understand Health as Biology, and focused in behavioral changes of each individual, with great interest in caring for the body and mind. The analisys showed, also, that the themes related to Health are still part of the Sciences curriculum or are developed through punctual actions, called projects. The majority of these projects are elaborated by institutions or organizations related to the school thus developed without the effective participation of the school community. In relation to the Health practices and school environment, we were able to verify many inappropriate attitudes and environmental questions which can make it difficult to obtain an efficient and effective Health Education at school. Therefore, with the present study, we believe that it s necessary to integrate the Health and Education segments, thus allowing a new proposal for school health to be presented. In order to do so, qualification of professionals from the educational sector must be revised, so as to include themes related to health problems and students day to day life. The need for a continuous educational policy for all professionals involved in issues of health in the school was another aspect of the subject made evident in the research.
Keywords: Educação em saúde
Educação em saúde (Ensino fundamental)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LOMÔNACO, Aparecida de Fátima Soane. Concepções, ensino e práticas de saúde no cotidiano da escola: a educação para a saúde em escolas públicas de Uberlândia (MG). 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13739
Issue Date: 13-Feb-2004
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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