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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O ensino superior e a reestruturação produtiva do mundo do trabalho: o impacto da precarização nas relações de trabalho dos docentes no ensino superior em Uberlândia-MG
metadata.dc.creator: França, Polyana Imolesi Silveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Macêdo Filha, Maurides Batista de
metadata.dc.contributor.referee2: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.description.resumo: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Linha de Pesquisa de Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia UFU. Ele se encontra dentro do debate histórico-político brasileiro, no período de 1995 a 2005, partindo da discussão da precarização do trabalho do docente no ensino superior a partir da reestruturação produtiva no mundo do trabalho. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental para a conceituação de trabalho e educação, com base na construção do materialismo histórico dialético. Verificou-se como são estabelecidas as bases das relações de trabalho no ensino superior no que se refere aos aspectos de perfil profissional, a escolarização, a representação sobre a função docente e a percepção dos profissionais sobre as condições de trabalho. Considera-se também a mudança nas relações de trabalho e papéis exercidos no contexto educacional que se caracteriza pela subordinação ao mercado segundo as reorientações e políticas educacionais implementadas. As condições de trabalho do professor têm piorado sistematicamente em razão desse profissional aceitar a situação precária em que se encontra o sistema educacional. Essa observação parte das seguintes perspectivas: desarticulação da categoria trabalho; ausência do apoio do sindicato; redução dos postos de trabalho; compartimentalização das funções educacionais; dicotomização do pensar e do fazer; redução do poder de compra; excesso de força de trabalho no mercado. Vale salientar que no contexto atual, principalmente, nos países da América Latina, têm ocorrido mudanças significativas para os trabalhadores docentes. São reformas que atuam não só no nível da escola, mas em todo o sistema educacional, repercutindo na natureza do trabalho escolar. Em suma, essas mudanças nas relações de trabalho buscam uma formação de um indivíduo flexível, competitivo e adaptável às diversas mudanças do contexto organizacional do sistema da educação.
Abstract: This research was developed based on Political and Management of Education Research Line of Post- Graduation Program in Education of Universidade Federal de Uberlândia UFU. It participates on brazilian historical-political debate between 1995 and 2005, starting with discussion of precariousness profesor work in higher education based on productive restructure in labor´s world. It uses bibliographic and documental research to work and education conception based on construction of historical-dialectic materialism. It verifies also how the bases of labor relations are setup in higher education, representation about profesor function and perception of professionals about work condition. Besides that, it considers the change in labor relations and the roles practiced in educational context which are characterized to subordination at market according to adding educational redirections and political. The conditions of profesor work have been taken a turn for the worse because of that professional accept the precarious situation where the educational system is found. This observation depend on these perspectives: disarticulation of work category; absence of syndicate support; reduction of work positions; shareness of educational functions; To think and to make dicotomy; reduction of purchase power and excess of labor-power in market. It is important to say that in present context, mainly in Latin America country, have been occurred meaningful changes to profesors. These are changes not only in scholar level, but in all educational system, backwashing in scholar labor. For this reason, these changes in labor relations show a formation of flexible, competitive and adaptable individual to many changes of organization context of education system.
Keywords: Precarização do trabalho
Trabalho docente
Ensino superior
Educação e trabalho
Precariousness work
Profesor work
Higher education
Education and work
Professores universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FRANÇA, Polyana Imolesi Silveira de. O ensino superior e a reestruturação produtiva do mundo do trabalho: o impacto da precarização nas relações de trabalho dos docentes no ensino superior em Uberlândia-MG. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13738
Issue Date: 21-Aug-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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