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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A democratização da gestão na educação superior: uma análise do processo de sucessão dos dirigentes universitários da Universidade Federal de Uberlândia entre 2000 e 2005
metadata.dc.creator: Souza, Ana Cecília Jorge de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Malusá, Silvana
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, José Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar o vigente sistema de sucessão de dirigentes da UFU, com as preocupações de compreender e avaliar a sua importância para o processo de democratização da gestão universitária a partir das análises históricas, das atuais políticas para a educação superior pública e de sua reestruturação interna, enfatizando as questões de autonomia, descentralização e participação no período de 2000 a 2005. A proposta de estudo desenvolveu-se por meio de análises das categorias-chave enquanto pilares do processo de democratização da gestão educacional na qual se insere a Universidade Federal de Uberlândia. Trata-se da análise da gestão em uma universidade federal situada na região Sudeste, no Estado de Minas Gerais. No desenvolvimento das várias nuances e dimensões que a gestão educacional apresenta e que se reivindica a gestão democrática, o elemento que se coloca nos estudos sobre a temática é procurar entender por onde caminha a dimensão e a significação da democratização da gestão na educação superior. O caminho percorrido para o desenvolvimento do trabalho foi a realização de uma pesquisa de campo, optando-se pela abordagem metodológica qualiquantitativa, que permite recorrer a mais de uma técnica de coleta de dados. Na pesquisa quantitativa, de análise objetiva, ocorre uma interlocução com a pesquisa qualitativa, de análise subjetiva, para que se possa traduzir melhor a intenção e o enfoque do estudo. Diante dos fatos, considerou-se que houve um avanço no processo de participação nas eleições no âmbito da universidade, mas que somente o ato de votar não significa que haja gestão democrática. Uma gestão democrática passa também pela gestão dos processos e dos resultados com o usuário, interno e externo, bem como a relação da UFU na comunidade que representa e que a representam. Portanto, diante das respostas dos sujeitos envolvidos na pesquisa, faz-se necessário ter consciência de que precisa ir além do modelo de gestão, ou seja, o modelo passa a ser acessório, o que se considera é a capacidade de saber conduzir a universidade, gestar esta instituição é a peça chave para que as políticas internas da universidade sejam praticadas através das práticas gestoriais e não substituídas por ações e metas que mudam de tempos em tempos.
Abstract: This study has as objective generality to analyze the effective system of succession of controllers of the UFU, with the concerns to understand and to evaluate its importance for the process of democratization of the university management from the historical analysis, of the current politics for the public superior education and of its internal reorganization, emphasizing the questions of autonomy, decentralization and participation in the period of 2000 the 2005. The study proposal was developed by means of analysis of the category-key while pillars of the process of democratization of the educational management in which if it inserts the Federal University of Uberlândia. One is about the analysis of the management in a situated federal university in the Southeastern region, the State of Minas Gerais. In the development of the several nuances and dimensions that the educational management presents and that the democratic management is demanded, the element that if places in the studies on the thematic one is to look for to understand for where it walks the dimension and the means of the democratization of the management in the superior education. The way covered for the development of the work was the accomplishment of a field research, opting itself to the qualiquantitative methodological boarding, that allows to more than appeal the one technique of collection of data. In the quantitative research, of objective analysis, an inter locution with the qualitative research occurs, of subjective analysis, so that if it can better translate the intention and the approach of the study. Ahead of the facts, it was considered that it had an advance in the process of participation in the elections in the scope of the university, but that act to only vote does not mean that has democratic management. A democratic management also passes for the management of the processes and the results with the user, external intern and, as well as the relation of the UFU in the community that represents and that it represents it. Therefore, ahead of the answers of the involved citizens in the research, one becomes necessary to have conscience of that it needs to go beyond the management model, that is, the model starts to be accessory, what it is considered is the capacity to know to lead the university are practised through the practical managements and not substituted by action and goals that move from time to time.
Keywords: Gestão democrática
Eleição
Autonomia
Descentralização
Participação
Democratic management
Election
Autonomy
Decentralization
Participation
Universidades e faculdades - Administração
Au-tonomia universitária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, Ana Cecília Jorge de. A democratização da gestão na educação superior: uma análise do processo de sucessão dos dirigentes universitários da Universidade Federal de Uberlândia entre 2000 e 2005. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13729
Issue Date: 18-Apr-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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