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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Os impactos do Projeto Veredas na formação docente, saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Alves, Raquel Elane dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Selva
metadata.dc.contributor.referee1: Gatti Júnior, Décio
metadata.dc.contributor.referee2: Abud, Kátia Maria
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma investigação sobre a proposta do PROJETO VEREDAS - Formação Superior de Professores, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, e seus impactos na formação docente, na (re) constituição dos saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental. Buscou-se responder as seguintes questões: Em qual contexto social, político e econômico foi elaborado o PROJETO VEREDAS - Formação Superior de Professores? Como o VEREDAS foi projetado, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96? Como se caracteriza a Proposta do PROJETO VEREDAS para o ensino de História nos anos/séries? Como o PROJETO VEREDAS contribuiu para a formação, os saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental? A metodologia da pesquisa privilegiou a abordagem quali-quantitativa, combinando vários procedimentos, instrumentos de coleta de dados, fontes orais e escritas, como documentos oficiais do PROJETO VEREDAS, Guias de Estudos, textos e atividades, memoriais de formação e relatórios de prática pedagógica das cursistas; questionário e entrevistas orais. O universo da investigação foi constituído pelas professoras formadas no Pólo da Universidade Federal de Uberlândia no período de 2002 a 2005. A partir da análise documental e das narrativas das professoras colaboradoras investigadas foi evidenciado um processo de reconstituição dos saberes e práticas pedagógicas em relação direta com a proposta formativa desenvolvida no curso. Os textos e atividades do componente curricular História prescritos nos Guias de Estudos e desenvolvidos no Projeto, segundo as colaboradoras, possibilitaram a ampliação e revisão de conceitos, visões e conhecimentos históricos e provocaram mudanças na prática de ensino desta disciplina. Ao refletirem sobre as suas ações e sobre a História, atribuíram novos significados ao ensino e aprendizagem dessa área de conhecimento, incorporaram novos saberes, metodologias, e recursos didáticos que contribuíram para a formação docente e de seus alunos.
Abstract: This research is a study about the proposal of PROJETO VEREDAS Superior Teaching Formation - developed by Education Secretary of Minas State, and its consequences in the teaching formation, in the reconstitution of the knowledge and the History s practical education in the initial years of the basic education. It was searched to answer the following questions: What social, economical and political context was elaborated PROJETO VEREDAS - Superior Teaching Formation in? How VEREDAS was projected, in terms of the Law of Lines of direction and Bases of the National Education (LDB) n. º 9394/96? How it characterizes the Proposal of PROJETO VEREDAS to History teaching in the initial years of the basic education? How PROJETO VEREDAS has contributed for the formation, knowledge and History'steaching practical in the initial years of the basic education? The research methodology privileged the quali-quantitative boarding, combining different procedures, data collection instruments, oral and writings sources, as official documents of PROJETO VEREDAS, Study Guides, texts and activities, formation memorials and the learner's practical pedagogical reports; verbal questionnaire and interviews. The whole research was made by the graduated teachers at the Campus of Federal University of Uberlândia (UFU) from 2002 to 2005. From the documental analysis and collaborator teachers' narratives were evidenced a process of the knowledge reconstitution and pedagogical practice in direct relation with the formative proposal developed in the course. The texts and activities of the curricular component of History prescribed in the Study Guides and developed in the Project, according to collaborator teachers, made possible the enlargement and concepts revision, and historical knowledge and had caused changes in the teaching practical of this discipline. When considered their actions and the History, they had attributed new meaning to education and learning of this knowledge area, they had incorporated new knowledge, methodologies, and didactic resources that had contributed for their teaching formation and their students.
Keywords: Professores - Formação
História - Estudo e ensino
Ensino a distância
Formação docente
Saberes
Práticas
Ensino de história
Teaching formation
Knowledge
Practices
History teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALVES, Raquel Elane dos Reis. Os impactos do Projeto Veredas na formação docente, saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13721
Issue Date: 8-May-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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