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dc.creatorFagiani, Cílson César-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:53Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:35:53Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.citationFAGIANI, Cílson César. Educação e trabalho : a formação do jovem trabalhador no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.52por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13710-
dc.description.abstractThe aim of the study was to analyze the relationship between work and education with a focus on problematic of formation of young worker in the context of neoliberal policies, policies that emphasize training for the labor market, particularly from the 1990s in Brazil and Portugal. Part of this thesis was developed in Portugal, in the modality of doctoral sandwich, supported by CAPES. Was taken as the object of analysis the educational policies implemented by both governments, from a historical review of the structural transformations of capitalism and its dialectical relation to the forms of technical organization of the production process. The hypothesis that guided the research was that the Brazilian and Portuguese governments saved their historicaleconomic and cultural characteristics of each country, are implementing educational policies and reforms that favor a focused educational training to meet the needs of the labor market, discouraging and even inhibiting critical education, which enables the formation of a social subject know themselves and socio-cultural relations that surround it. Both the Portuguese situation as in Brazil were analyzed as the primary source of research official documents released by government agencies, official data released by the education authorized bodies and data released by the press. As a result there is the permanence of the capitalist system class structure via maintaining a dual educational system, namely: education for the working class and another for the bourgeois class. The results and conclusions presented show that the educational reforms tend to form primarily to meet specific demands of the labor market, which change rapidly due to technological innovations.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do trabalhadorpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectTrabalho e educaçãopor
dc.subjectBrasil e Portugalpor
dc.subjectFormation of young workereng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectWork and Educationeng
dc.subjectBrazil and Portugaleng
dc.subjectEducação - Trabalhopor
dc.subjectEnsino médio - Brasilpor
dc.subjectEducação - Portugalpor
dc.titleEducação e trabalho : a formação do jovem trabalhador no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee1Antunes, Ricardo Luiz Coltro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783208Z3por
dc.contributor.referee2Costa, Maria Adélia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233229J4por
dc.contributor.referee3Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee4Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723414D7por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoO Objetivo do trabalho foi analisar as relações entre trabalho e educação com foco na problemática da formação do jovem trabalhador no contexto das políticas neoliberais, as quais enfatizam a formação para o mercado de trabalho, particularmente a partir da década de 1990 no Brasil e em Portugal, país no qual foi desenvolvido parte desta tese, na modalidade doutorado sanduíche, apoio Capes. Tomou-se como objeto de análise as políticas educacionais implementadas por ambos os governos, a partir de um resgate histórico do processo de transformações estruturais do capitalismo e sua relação dialética com as formas de organização técnica da produção. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que o governo brasileiro e o governo português, guardadas as respectivas particularidades histórico-econômicas e culturais de cada país, vêm implementando políticas e reformas educacionais que privilegiam uma formação educacional voltada para atender as necessidades do mercado de trabalho, desincentivando e até mesmo inibindo a educação crítica, que possibilitaria a formação de um sujeito social conhecedor de si mesmo e das relações socioculturais que o cerca. Tanto na situação portuguesa como na brasileira foram analisados como fonte primária de pesquisa documentos oficiais divulgados por órgãos governamentais, dados oficiais da educação divulgados pelos órgãos autorizados e dados divulgados pela imprensa. Como consequência tem-se a permanência da estrutura de classes do sistema capitalista via manutenção de um sistema educacional dual, qual seja: uma educação para a classe trabalhadora e outra para a classe burguesa. Os resultados e conclusões apresentados apontam que as reformas educacionais tendem a formar fundamentalmente para atender demandas específicas do mercado de trabalho, as quais mudam rapidamente em função das inovações tecnológicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.52pt_BR
dc.orcid.putcode81754020-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
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