Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Antonia Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:35:52Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:35:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-03 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Antonia Costa. Os governos FHC e Lula e a ressignificação do neodesenvolvimentismo: o Reuni. 2013. 230 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13701 | - |
dc.description.abstract | The objective of this doctoral thesis is to conduct a comparative study between the FHC and Lula governments, taking as reference the changes in the neodevelopment and its impacts on society and education. For it, it is taken as a reference, in educational terms, Reuni - Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities. The study is divided into two parts. The first part analyzes the FHC government and the beginning of the Real Plan. The second part discusses the Lula government, demonstrating his assumptions, continuities and ruptures with the FHC government and a final emphasis on the expansion project of public higher education called Reuni. Primary sources were researched in newspapers of the period, government documents and discourse analysis of the main political actors of the project in question. What we show is that the Lula government did not break with the monetarist logic of the FHC government. In FHC government there was an expansion of private higher education, expressing precarious projects of teachers\' work. In the Lula government, the process of internalization of the public university expressed the contradiction of the access to students in higher education, but also in poor conditions for the development of science and technology. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Reuni | por |
dc.subject | Neodesenvolvimento | por |
dc.subject | Trabalho docente | por |
dc.subject | Precarização | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Estranhamento | por |
dc.subject | Alienação | por |
dc.subject | Teaching profession | eng |
dc.subject | Insecurity | eng |
dc.subject | Neoliberalism | eng |
dc.subject | Estrangement | eng |
dc.subject | Alienation | eng |
dc.subject | Ensino superior - Brasil - Aspectos políticos | por |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | Os governos FHC e Lula e a ressignificação do neodesenvolvimentismo: o Reuni | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lucena, Carlos Alberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7 | por |
dc.contributor.referee1 | França, Robson Luiz de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6 | por |
dc.contributor.referee2 | Lima, Antonio Bosco de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798667P6 | por |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Wander | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131700J8 | por |
dc.contributor.referee4 | Andrade, Anderson Assunção | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769032P6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761655A0 | por |
dc.description.degreename | Doutor em Educação | por |
dc.description.resumo | Esta tese de doutoramento objetiva realizar um estudo comparativo entre os governos FHC e Lula, tomando como referência as mudanças no neodesenvolvimento e seus impactos na sociedade e na educação. Para isso toma-se como referência, em termos educacionais, o REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. A pesquisa é dividida em duas partes. A primeira parte analisa o governo FHC e os primórdios da implantação do Plano Real. A segunda parte debate o governo Lula, demonstrando seus pressupostos, continuidades e rupturas com o governo FHC e uma ênfase final no projeto de expansão do ensino superior público denominado Reuni. Foram pesquisadas fontes primárias manifestas em jornais do período, documentos governamentais e análise do discurso dos principais atores políticos do projeto em questão. O que demonstramos é que o governo Lula não rompeu com a lógica monetarista inerente ao governo FHC. No governo FHC houve expansão do ensino superior privado, manifestando projetos precarizantes do trabalho dos professores. No governo Lula, o processo de interiorização da universidade pública manifestou a contradição do acesso a alunos no ensino superior, porém em condições também precárias para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81754122 | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GovernosFHCLula.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.