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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: As atuais configurações do Estado e os processos de multi-regulações das políticas de formação de professores da Educação do Campo - Pedagogia do Campo/PRONERA
Author: Lélis, Úrsula Adelaide de
First Advisor: Silva, Maria Vieira
First member of the Committee: Palafox, Gabriel Munhoz
Second member of the Committee: Klinke, Karina
Third member of the Committee: Cassin, Marcos
Fourth member of the Committee: Cecílio, Sálua
Fifth member of the Committee: Limonta, Sandra Valéria
Summary: O Estado media sectariamente os interesses antagônicos tensionados pela luta de classes, a favor do sistema sociometabólico do capital e da superação das suas crises. Para cumprir esse papel, historicamente, e com mais veemência nas décadas recentes, ele (re)compõe-se e, via políticas públicas de governo e de Estado, enseja mecanismos de multi-regulações nas diversas áreas da sociedade. Por outro lado, na sua face civil, sujeitos e movimentos desenvolvem processos contra-regulatórios que vêm se arrefecendo significativamente. No bojo desse processo, a educação formal tem papel destacado, uma vez que é capaz de adequar corpos e mentes a projetos hegemônicos e contra-hegemônicos de sociedade, sem ser necessário recorrer à luta armada. Destarte, sempre esteve presente nas pautas das faces civil e política do Estado. Em 1997, Estado e movimentos sociais e sindicais tornaram-se parceiros para Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que vem, paulatinamente, ampliando sua incidência sobre a Educação Básica e a Educação Superior dos sujeitos dos assentamentos agrários e do Campo. Este trabalho problematiza as consequências dessa parceria para a dinâmica societal. Toma, em um recorte micro, o Curso de Pedagogia Educação do Campo, realizado pela Universidade Mineira em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG). Para tanto, analisa as multi-regulações que o Estado engendra sobre os sujeitos e os movimentos sindicais urbanos e rurais; problematiza o Estado, enquanto estrutura de formação e multi-regulação da dinâmica social; discute a constituição dos movimentos sindicais e da luta pela Reforma Agrária, no Brasil, suas pautas para a educação dos sujeitos sindicalizados, e a sua a participação na realização do PRONERA, e reflete sobre a materialização da política pública PRONERA, no Curso em pauta. Desenvolve uma investigação quanti-qualitativa, por meio dos procedimentos metodológicos bibliográfico, documental e empírico. Os resultados evidenciam que o PRONERA vem sendo constantemente reconfigurado, especialmente no que tange a sua estrutura organizacional (núcleo de poder e decisões). Nesse processo, ―captura‖ as subjetividades dos sujeitos para acoplar os movimentos sociais e sindicais às atuais determinações necessárias a manutenção do controle hegemônico da sociedade, pelo sistema do capital.
Abstract: The State sectarian mediates the antagonistic interests tensioned by the class struggle in favor of sociometabolic system of capital and of the overcoming of its crisis. To fulfill this role, historically, and more strongly in recent decades, it (re) consists itself and, through public policies of government and state, it allows multi-regulation mechanisms in various areas of society. Moreover, in the civil view, subjects and movements develop counter-regulatory processes that have been significantly moderating. In the wake of this process, formal education has na important role, since it is able to tailor bodies and minds the hegemonic and counter-hegemonic project of society, without having to resort to armed struggle. Thus, it always been present on the agendas of the civil face and state policy. In 1997, state and social and union movements have become partners for National Education in Agrarian Reform Program (PRONERA), which has been, gradually, increasing its impact on the Basic Education and Higher Education of the subjects of agrarian settlements and of the Field. This paper discusses the consequences of this partnership for societal dynamics. Here, in a micro cutting, Education Course - Rural Education, organized by the Mining University in partnership with Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) and the Federation of Agricultural Workers of the State of Minas Gerais (FETAEMG). For this, it analyzes the multi-regulations that the State engenders on the subject and the urban and rural labor movements; discusses the State as a formation structure and multi-regulation of social dynamics; discusses the development of the union movements and the struggle for agrarian reform, in Brazil, its guidelines for the education of union members subject, and its participation in the realization of PRONERA, and reflects on the materialization of PRONERA public policy, in the Course on the agenda. Develops a quantitative and qualitative research through methodological literature, documentary and empirical procedures. The results show that PRONERA has been constantly reconfigured, especially regarding its organizational structure (core power and decisions). In this process, it \"captures\" the subjectivity of individuals to engage social and union movements to current determinations necessary to maintain the hegemonic control of society by the capitalist system.
Keywords: Estado
Políticas públicas educacionais
Movimentos sindicais
PRONERA
Formação de professores de assentamentos agrários e do campo
State
Educational public policy
Trade union movement
Settlements of teacher education and agrarian field
Educação e Estado
Movimentos sociais
Educação - aspectos sociais
Educação rural - formação de professores
Política e educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: LÉLIS, úrsula Adelaide de. As atuais configurações do Estado e os processos de multi-regulações das políticas de formação de professores da Educação do Campo - Pedagogia do Campo/PRONERA. 2014. 472 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.10
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.10
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13685
Date of defense: 31-Jan-2014
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