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dc.creatorDias, Adelino José de Carvalho-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:47Z-
dc.date.available2015-01-22-
dc.date.available2016-06-22T18:35:47Z-
dc.date.issued2014-08-06-
dc.identifier.citationDIAS, Adelino José de Carvalho. Globalization of Capital and Expansion of Legal Education in Brazil: a study in Uberlandia. 2014. 263 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.91por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13677-
dc.description.abstractStarting from the understanding of the crisis and of the restructuring of the capitalist State, this study examines the impacts of such changes on the establishment of the higher education public policies announced by the Brazilian State and, particularly, on the management policies for Law Schools in the last two decades. Based on categories that explore the contradictions in this process, the study presents the hypothesis that the proposal of a humanist and ethical legal education put forward in the provisions which regulate the establishment, license, recognition and validation of Law Courses in Brazil does not stand up before the demands posed by the globalization of capital. Among other demands, we highlight the manipulation of knowledge in order to favor market interests, so that the crisis of legal education referred to by the political actors dealing with higher legal education must be understood taking into account the capital crisis itself. This must, therefore, go beyond the understanding announced by managers, class entities and faculty associations. Going from the specific to the general, this work questions the guidelines, decrees and assessment tools established by the government for the sector in this perspective, besides the pedagogical projects of the targeted courses. This has allowed us to support the thesis according to which the policies announced and the argument of the actors involved in this process are contradictory in face of the existing material conditions in Law Courses in the city of Uberlandia. As an educational center, the city gathers more than five thousand students in eight Law schools. This study, with its research field limited to the local reality, has shown that the relations among the State, science and human qualification affect the legal education provided in Uberlandia.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Humanapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEnsino Jurídicopor
dc.subjectHuman formationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectLegal educationeng
dc.subjectDireito - Estudo e ensino - Avaliaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducação - Políticas públicaspor
dc.titleMundialização do capital e expansão do ensino jurídico no Brasil : um estudo em Uberlândiapor
dc.title.alternativeGlobalization of Capital and Expansion of Legal Education in Brazil: a study in Uberlandiaeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee2Macedo, Leosino Bizinoto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566P1por
dc.contributor.referee3Lombardi, José Claudinei-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798288D0por
dc.contributor.referee4Andrade, Antonia Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761655A0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127657A3por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoPartindo da compreensão da crise e da reestruturação do Estado capitalista, a pesquisa analisou os impactos dessas transformações na definição das políticas públicas do Estado brasileiro dirigidas para a educação superior e, em particular, nas políticas de gestão para os cursos de Direito nas duas últimas décadas. A partir de categorias que exploram as contradições presentes nesse processo, o estudo teve como hipótese a proposta de uma educação jurídica humanista e ética, formalizada nos instrumentos que regulam a implantação, autorização, reconhecimento e convalidação dos cursos de Direito no país não se sustenta diante das exigências impostas pela mundialização do capital. Dentre outras reivindicações, destaca-se a instrumentalização do conhecimento em favor dos interesses do mercado, de modo que a crise da educação jurídica, a que se referem os sujeitos políticos envolvidos no ensino superior em direito, merece ser compreendida à luz da própria crise do capital, para além, portanto, da compreensão anunciada pelos gestores, entidades de classes e associação de professores. Partindo da análise do particular para o geral, o trabalho discutiu as diretrizes, portarias e instrumentos de avaliação produzidos pelo Estado para o setor. Nesta perspectiva, além dos projetos pedagógicos dos cursos investigados, a pesquisa permitiu sustentar a tese que as políticas anunciadas e o discurso dos agentes envolvidos nesse processo se contradizem expressando as condições materiais existentes nos cursos de Direito da cidade de Uberlândia. Delimitando como campo de pesquisa a realidade local que, como polo educacional, reúne aproximadamente seis mil alunos em oito faculdades de Direito, a investigação revelou que as mediações que envolvem o Estado, a ciência e a formação humana têm repercussão no ensino jurídico praticado na cidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.91por
dc.orcid.putcode81754061-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Appears in Collections:TESE - Educação

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