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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Docência universitária no curso de enfermagem : formação profissional, processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, associados ao princípio da integralidade
metadata.dc.creator: Silva, Marlucilena Pinheiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Malusá, Silvana
metadata.dc.contributor.referee1: Rios, Gilma Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Geovana Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo
metadata.dc.contributor.referee4: Bernardino Júnior, Roberto
metadata.dc.description.resumo: É dentro de um cenário de rápidas transformações que se define a finalidade e relevância da educação. Nelas, instala-se uma maior preocupação quanto ao desenvolvimento profissional docente, em especial aquele do ensino superior. Nessa realidade, é necessário que a prática do professor universitário esteja submetida a uma reflexão ampla e contínua. Este trabalho localizou-se na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, abordando a temática docência universitária, com ênfase ao enfermeiro-docente. A tese defendida foi a de que esse profissional é capaz de perceber a importância de se trabalhar a docência universitária enquanto profissão, compreendendo o seu desenvolvimento, significados e sentidos que compõem seus saberes e práticas educativas, mantendo estreita relação com as ações integrais em saúde, voltadas ao indivíduo e sua realidade. Assim, apresentou como objetivos conhecer, estudar e analisar o grau de importância que o enfermeiro enquanto docente universitário atribui às categorias: formação profissional, concepção do processo ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais. Visou compreender as relações que estabelece entre as quatro categorias em estudo com o princípio de integralidade . A questão de estudar a docência universitária, em seus aspectos gerais, tornou-se um desafio no meio acadêmico. Recentemente, as publicações científicas na área, têm-se intensificado, por meio de pesquisadores e estudiosos como: Cunha (2005, 2002); Masetto (2012,2003, 2001);Malusá (2012, 2005, 2001); Melo (2012, 2009); Pimenta e Anastasiou (2010); Tardif (2011, 2000); Zabalza (2004), dentre outros. No entanto, a dificuldade em pesquisar referências sobre o enfermeiro-docente é ainda maior. Neste trabalho, citamos alguns autores que se preocupam com essa especificidade como: Bastable (2010); Fernandes (2010); Friedlander, Moreira (2006); Germano (2007); Oliveria, Porto, Ferreria, Castro (2007); Rodrigues, Zagonel, Mantovani (2007). Tratamos, aqui, de uma pesquisa exploratório-analítica com abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando-se de um instrumento misto afirmações fechadas (Escala Likert, de cinco pontos) e uma questão aberta (Análise de Conteúdo de Bardin). Como população-alvo, contamos com a participação de 43 enfermeiros-docentes de quatro Instituições de Ensino Superior IES, envolvendo todo o Estado do Amapá. Em síntese, os resultados revelaram que, mesmo de forma acanhada, os participantes dessa pesquisa sentem a necessidade de ter uma formação pedagógica específica para atuar na docência universitária. Apontam tal responsabilidade, não pela ausência de empenho próprio de cada enfermeiro-docente, mas pela falta de estímulo e interesse das próprias IES em criarem situações concretas de formação e valorização da docência no ensino superior. A preocupação em aprimorar a formação do egresso em bases sociais e de humanização já se torna mais evidente. A vontade de ser um enfermeiro-docente perpassa por uma reflexão e reconstrução da docência que se vive atualmente nos cursos de graduação em enfermagem.
Abstract: The purpose and relevance of education are defined within an environment of rapid change. They also contain a great concern for the professional development of teachers, especially of those in higher education. Within this reality, university teaching practices need to be subjected to extensive and continuous reflection. This study falls within the Knowledge and Educational Practices Line of Research, addressing the university teaching theme, with emphasis on nurse teachers. The argument of the thesis was that these professionals are able to realize the importance of working with university teaching as a profession, including its development, significance, and meanings, which make up their knowledge and educational practices, keeping close relationship with the whole health actions, focused on the individual and their reality. Thus, the objective \"to know, study, and analyze the degree of importance that the nurse as a university lecturer gives to the categories: training, teaching-learning process design, teaching knowledge, and interpersonal relationships. The aim was to understand the relationships established between the four categories studied within the principle of completeness. The issue of the study of university teaching, in its general aspects, has become a challenge in academia. Scientific publications in the area have recently been intensified by researchers and scholars such as: Cunha (2005, 2002); Masetto (2012, 2003, 2001); Malusá (2012, 2005, 2001); Melo (2012, 2009); Pimenta&Anastasiou (2010); Tardif (2011, 2000); Zabalza (2004), among others. However, the difficulty in researching references on the nurse teacher is even greater. In this study we cite a few authors who researched such specificity, namely: Bastable (2010); Fernandes (2010); Friedlander, Moreira (2006); Germano (2007); Oliveria, Porto, Ferreria, Castro (2007); Rodrigues, Zagonel, Mantovani (2007). Our research was exploratory, with analytical quantitative and qualitative approaches, using mix of instruments closed claims (5-point Likert scale), and an open question (Bardin‟s Content Analysis). The target population was formed by 43 nurse teachers at four Higher Education Institutions IES, involving the entire state of Amapá, in Brazil. In summary, the results shyly revealed that the research participants feel the need to have specific educational training to work in university teaching. They point out such responsibility, not for the lack of commitment of each nurse teacher, but for the lack of encouragement and interest of the IESs in creating concrete training and improvement teaching situations in higher education. The concern for improvement of graduate social and humanization training is already more evident. The desire to be a nurse teacher goes through reflection and reconstruction of the teaching currently experienced in undergraduate nursing courses.
Keywords: Docência universitária
Enfermeiro-docente
Prática pedagógica
University teaching
Nurse teacher
Educational practice
Professores de Enfermagem Formação
Enfermagem - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Marlucilena Pinheiro da. Docência universitária no curso de enfermagem : formação profissional, processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, associados ao princípio da integralidade. 2013. 190 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13670
Issue Date: 22-Apr-2013
Appears in Collections:TESE - Educação

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