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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
Title: Trilhas e rastros da educação primária: história do Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro, Uberlândia-MG, 1940-1970
metadata.dc.creator: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Sandra Mara
metadata.dc.contributor.referee2: Inácio Filho, Geraldo
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.contributor.referee4: Stamatto, Maria Inês Sucupira
metadata.dc.description.resumo: O tema desta tese incide sobre a história do Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro no período de 1946, momento da sua inauguração, até 1971 quando, pela Lei 5.692, os grupos foram extintos e o ensino primário passou a ser ministrado em escolas públicas e particulares, como também tiveram seu currículo modificado para atender às instituições de ensino de primeiro grau. A questão que norteia a pesquisa consiste em compreender as finalidades e as representações atribuídas ao Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro e que serviram de justificavas para a sua abertura e permanência como instituição de ensino primário em Uberlândia. Nesse sentido, os objetivos que nortearam a pesquisa foram: a) apreender as características do espaço escolar por meio da análise da infraestrutura do edifício escolar, de seu aspecto arquitetônico, bem como de sua localização geográfica; b) analisar o perfil dos sujeitos que atuaram na instituição, professores e alunos, com vistas a discutir a formação dos primeiros e a idade, gênero e origem social dos segundos; c) apreender as representações construídas sobre o professor e o aluno; d) discutir a legislação educacional produzida no período e perscrutar como essa legislação foi apropriada pelas professoras na organização dos trabalhos escolares; e) discutir as práticas docentes e as táticas empregadas pelos professores no cotidiano da sala de aula; f) compreender as relações de sociabilidade existentes entre os alunos e desenvolvidas durante as festividades cívicas, assim como nos demais eventos festivos promovidos pela instituição. Utilizamos as seguintes fontes de pesquisa: documentos escolares (atas, diários, livros de matrículas, atividades dos alunos), imprensa local (jornais diários), imprensa pedagógica (Revista do Ensino, Revista O Educando), legislação educacional (decretos, código do ensino primário), programas da Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais e fotografias. Os arquivos consultados foram: Arquivo Público de Uberlândia (ArPU), Arquivo Público Mineiro (APM), Arquivo da Escola pesquisada e Arquivos Pessoais. Concluímos que o Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro ofertava o ensino primário às classes populares e que a sua construção na Vila Operária - um local estigmatizado no período - buscava, por meio de práticas educativas, instruir os alunos nos princípios e moldes da República.
Abstract: The theme of this thesis talks about the history of the school group Coronel José Teófilo Carneiro during the period of 1946, the year of your inauguration until 1971 when, by the law 5.692, the groups were extinct and primary education was being taught in public and private schools, as were also modified to suit your teaching first grade curriculum institutions the question that underpins the search consists in understanding the finalities and representation attributed to Group School Coronel José Teófilo Carneiro and that served as justification for it opening and stay as institution of primary education of Uberlândia. In this direction, the goals that have guided the search were: a) learn the characteristics of the school environments through the analysis of the school building infrastructure their architectural aspect as well as its geographical location; b) analyze the profile of the subjects who worked in the institution, teachers and students, in order to discuss the formation of the first and the age, sex and social origins of the seconds; c) learn the representations built on teacher and student; d) discuss the educational legislation produced in the period and peer into how this legislation was appropriate for teachers in the organization of school work; e) discuss teaching practices and tactics employed by teachers in daily classroom; f) understand the existing relations of sociability among students and developed during the civic celebrations, as in other festive events promoted by the institution. We used the following sources: school documents (minutes, logbooks, enrollment, student activities), local media (newspapers), pedagogical press (Journal of Teaching, Educating The Magazine) education legislation (decrees, teaching code IM), programs of the State Department of Education of Minas Gerais and photographs. The files were consulted: Public Archives of Uberlândia (ARPU), Miner Public Archive (APM), the Archives researched School and Personal Files. We conclude that the School Group Colonel José Teófilo Carneiro provides primary education to the working class and its construction in the Workers\' Village - a local stigmatized in the period - sought , through educational practices , instruct students in the principles and patterns of the Republic .
Keywords: Grupo Escolar Coronel Carneiro
Práticas escolares
Educação Primária
Uberlândia
Representações
História da Educação
School Group Coronel Carneiro
School practice
Primary Education
Representations
History of Education
Uberlândia - Ensino de primeiro grau
Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro (Uberlândia MG.)
Educação história
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RAMOS, Geovanna de Lourdes Alves. Trilhas e rastros da educação primária: história do Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro, Uberlândia-MG, 1940-1970. 2014. 351 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13667
Issue Date: 6-Mar-2014
Appears in Collections:TESE - Educação

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