Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13666
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Imagens da diferença: artes visuais e diversidade sexual no ensino fundamental
Author: Pereira, Alexandre Adalberto
First Advisor: Guimarães, Selva
First member of the Committee: Silva, Marcos Antonio da
Second member of the Committee: Arslan, Luciana Mourão
Third member of the Committee: Novais, Gercina Santana
Fourth member of the Committee: Martins, Alice Fátima
Summary: Este estudo foi desenvolvido com professores e professoras de Artes, atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil e que frequentaram, no ano de 2012, os encontros de formação continuada oferecido pelo Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz CEMEPE, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, na mesma cidade. O foco da pesquisa é reconhecer como os professores de Artes Visuais constroem saberes sobre a diversidade sexual nas suas salas de aula. O objetivo geral desta investigação de Doutorado é apreender e registrar os discursos desses professores de Artes Visuais sobre as estruturas socioculturais que impedem ou potencializam o desenvolvimento de ações educativas em Artes, voltadas para construção da diversidade sexual em sala de aula. Para tanto estão propostos os seguintes objetivos específicos: A) analisar, a partir da perspectiva teórica dos estudos da Cultura Visual, os discursos aferidos por esses professores, as interconexões entre o ensino de arte e a diversidade sexual; B) compreender, sob a perspectiva docente, os aspectos de sua formação inicial e continuada que possibilitam a construção de saberes para a diversidade sexual; C) Refletir sobre as narrativas desses professores a respeito de como são construídos discursos sobre a diversidade sexual na escola. A metodologia utilizada inspirou-se na abordagem qualitativa, com a intenção de compreender o universo de significados do grupo de professores em questão, sobre a temática da Diversidade Sexual na escola. Para tanto, foi utilizado como procedimento de coleta de dados o Grupo Focal como modo de promover um debate aberto e flexível sobre o tema com os participantes/ colaboradores da investigação. As análises têm como referencial as bases teóricas da Cultura Visual que seguem uma orientação inclusiva e não hierárquica entre discursos textuais e visuais, compreendendo as experiências humanas, na contemporaneidade, também são mediadas por artefatos visuais, advindos de diversas fontes culturais. Nessa perspectiva, a produção de significados para as imagens está diretamente relacionada às relações de poder e saber. A análise dos dados foi orientada por um corpus teórico construcionista sobre a sexualidade, discutida na perspectiva Foucaultiana ao compreender a dimensão institucional, construtiva e histórica da sexualidade como um fenômeno cultural e social da modernidade.
Abstract: This study was developed with Arts Educator who works in Basic Education in the Municipal Schools in the City of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. These teachers participated, in 2012, in meetings of continued training offered by Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz CEMEPE. The Problem pursues recognize how these teachers constructed knowledge about sexual diversity in their classrooms. The general objective of this Doctorate Investigation is to understand and register the discourses of these teachers of Visual Arts about sociocultural structures that prevent or empower the development of educational actions in Arts, focused on sexual diversity in the classroom. Therefore are proposed the following specific objectives: A) analyze, from the theoretical perspective of visual culture, discourses measured by those teachers, the interconnections between the art education and sexual diversity; B) understanding from the viewpoint of these teachers, aspects of their initial and continuing formation that enable the construction of knowledges of sexual diversity; C) Consideration the narratives of these teachers how they constructed discourses about sexual diversity in schools. The methodological orientation was qualitative with the intention to understanding the universe of meanings of the group concerned about the topic of sexual diversity in schools. The method of collecting data was the focus group as a form of promoting an open and flexible discussion with the participants about the topic. In this thesis I use the theoretical bases of Visual Culture that follows a non-hierarchical and inclusive discourse between texts and images, understanding that human experiences, in contemporary, are mediated by visual artifacts coming from various cultural sources. In this perspective, the production of meanings for the images is directly related to the relations of power and knowledge. The analysis of data is guided by theoretical construcionist as reference on sexuality that is discussed in the Foucaultian perspective to offer understanding of institutional dimension, historical and constructive about the sexuality as a social and cultural phenomenon of modernity.
Keywords: Ensino de Arte
Sexualidade
Diversidade Sexual
Ensino fundamental
Cultura visual
Art Education
Sexuality
Sexual Diversity
Elementary school
Visual culture
Arte (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Arte
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: PEREIRA, Alexandre Adalberto. Imagens da diferença: artes visuais e diversidade sexual no ensino fundamental. 2013. 214 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13666
Date of defense: 19-Dec-2013
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagensDiferencaArtes.pdf5.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.