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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A educação para as relações etnico-raciais e o estudo de história e cultura da áfrica e afro brasileira: formação, saberes e práticas educativas
metadata.dc.creator: Paula, Benjamin Xavier de
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Selva
metadata.dc.contributor.referee1: Longarezi, Andréa Maturano
metadata.dc.contributor.referee2: Novais, Gercina Santana
metadata.dc.contributor.referee3: Mattos, Wilson Roberto de
metadata.dc.contributor.referee4: Jauará, Manuel
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa o objeto de estudo é a formação continuada de professores para a implementação do ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira na cidade de Uberlândia/MG entre os anos de 2003 á 2008, conforme dispõe a Lei Federal 10.639/2003 e as suas disposições correlatas. Buscamos compreender quais foram os impactos desta formação na significação/resignificação dos saberes e das práticas pedagógicas dos professores, e como estes repensaram valores, reconstruíram sentidos para a sua prática, interviram nos processos de organização pedagógica e curricular nas escolas onde lecionam, a luz destas experiências. A opção metodológica ampara-se no multiculturalismo como conceito e prática estruturante na pesquisa científica; e na pluralidade paradigmática como eixo teórico e metodológico (CANEN, 2008), em diálogo com o estudo sobre o estado da arte (FERREIRA, 2002; ANDRE E OUTROS, 1999), a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002; LIMA & MIOTO, 2007); a elaboração e análise de questionários (VIEIRA, 2009); a história oral temática (MEIHY & HOLANDA, 2007). O referencial teórico ampara-se nos conceitos de emancipação; pluralidade epistemológica/epistemologias do Sul (SANTOS & MENEZES, 2010); diásporas africanas. Na primeira parte: Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura da África e Afro-Brasileira , estão dispostos os capítulos I intitulado História e Cultura da África e Afro-brasileira: conceitos e concepções ; e o Capítulo II intitulado Educação e Emancipação: políticas públicas e a implementação da Lei Federal 10.639/2003 ; na segunda: Formação, Saberes e Práticas educativas , estão dispostos os capítulos III intitulado Dos caminhos e sujeitos da investigação aos temas e problemas da pesquisa ; o Capítulo IV intitulado A Formação Continuada dos Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira na Cidade de Uberlândia/MG ; e, o Capítulo V intitulado A Formação Continuada dos Professores, Saberes e Práticas Pedagógicas dos Docentes na Cidade de Uberlândia/MG . Identificamos na pesquisa como os docentes constroem e resignificam os saberes docentes na interface com a formação continuada com foco no Ensino da História e Cultura da África e Afro-brasileira. O reconhecimento da existência do racismo enquanto desafio para os saberes e práticas pedagógicas pelos professores avançou rumo ao diagnóstico dos fatores que edificam estas práticas no ambiente escolar e os desafios para sua superação. A formação continuada de que trata a pesquisa possibilitou aos professores que participaram desta experiência o enfrentamento das práticas racistas no ambiente escolar rumo a uma educação positiva das relações raciais e étnicas e a construção de uma escola plural, o reconhecimento e valorização da diversidade étnica e racial de si e de seus alunos, e, a incorporação da vivência de uma Pedagogia das Africanidades a partir da significação/resignificação da prática pedagógica dos professores em praticas pedagógicas griôs.
Abstract: In this research the object of study is the continuing education of teachers for the implementation of the teaching of History and Culture of African and Afro-Brazilian in Uberlândia / MG between the years 2003 to 2008, pursuant to Federal Law 10.639/2003 and its related provisions. We seek to understand what were the impacts of the training on the meaning / reframing of knowledge and pedagogical practices of teachers, and how these values rethought, rebuilt directions to your practice, intervened in the processes of the pedagogical and curriculum in the schools where they teach, the light of these experiences. The methodology supports at the multicultruralism as a concept and practice structuring in scientific research, and the paradigmatic plurality as theoretical and methodological (CANEN, 2008), in dialogue with the study on the state of the art (FERREIRA, 2002; ANDRE AND OTHER , 1999), literature (Gil, 2002; Mioto & LIMA, 2007), the preparation and analysis of questionnaires (VIEIRA, 2009), the oral history (MEIHY & HOLLAND, 2007). The theoretical supports the concepts of emancipation; plurality epistemological / epistemologies South (SANTOS & Menezes, 2010); African diaspora. In the first part: \"Education of Racial and Ethnic Relations Teaching of History and Culture of African and Afro-Brazilian,\" are arranged by chapter, I titled \"History and Culture of African and Afro-Brazilian: concepts and conceptions\", and Chapter II entitled \"Education and Emancipation: public policies and the implementation of the Federal Law 10.639/2003 \"and in the second:\" Education, Knowledge and Educational Practices, \"are arranged chapter III entitled\" Of the paths and research subjects to the issues and problems of the research \", Chapter IV entitled \"The Continuing Education of Teachers for Education of Racial-Ethnic Relations and the Teaching of History and Culture of African and Afro-Brazilian in the City of Uberlândia / MG \', and Chapter V entitled\" Continuing Education of Teachers, Knowledge and Pedagogical Practices of Teachers in the city of Uberlândia / MG. \" Identified in research as teachers construct teacher knowledge and reframe the interface with the continuing education focusing on the teaching of History and Culture of African and Afro-Brazilian. The recognition of the existence of racism as a challenge for the knowledge and pedagogical practices by teachers moved toward the diagnosis of the factors that build these practices in the school environment and the challenges to overcome it. Continuing education that is research enabled the teachers who participated in this experiment confront the racist practices in the school environment towards a positive education of racial and ethnic relations and the construction of a school plural, recognition and appreciation of ethnic and racial diversity of themselves and their students, and incorporating the experience of a Pedagogy of Africanidades from the signification / reframing the pedagogical practice of teachers in pedagogical practices griots.
Keywords: Ensino
História da África
Formação de professores
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
Racismo
História afro-brasileira
Education
History of Africa
Teacher training
Teacher knowledge
Pedagogical practices
Racism
Afro-brazilian history
Relações sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PAULA, Benjamin Xavier de. A educação para as relações etnico-raciais e o estudo de história e cultura da áfrica e afro brasileira: formação, saberes e práticas educativas. 2013. 346 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13652
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:TESE - Educação

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