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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13617
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O professor do curso de odontologia e a formação odontológica atual: formação, saberes e práticas pedagógicas em tempo de Novas Diretrizes Curriculares |
Author: | Reis, Simone Maria de ávila Silva |
First Advisor: | Cicillini, Graça Aparecida |
First member of the Committee: | Pagotti, Antônio Wilson |
Second member of the Committee: | Marques, Mara Rubia Alves |
Third member of the Committee: | Gomes, Vanderlei Luiz |
Fourth member of the Committee: | Bittar, Mariluce |
Summary: | Este estudo abordou a temática da docência universitária e objetivou identificar o perfil do professor do curso de Odontologia, analisando criticamente a sua formação, seus saberes e seus fazeres pedagógicos, bem como a influência desses três aspectos sobre o perfil do profissional cirurgião-dentista que se forma atualmente, sob a vigência das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como sujeitos os professores do curso de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU), e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram o questionário semiestruturado, a observação em sala de aula e a entrevista semiestruturada. Responderam ao questionário quarenta e um dos sessenta docentes que ministram aulas na instituição e foram observadas 142 horas-aula de disciplinas de 11 professores pertencentes aos quatro núcleos de formação pelos quais se distribuem os componentes curriculares da FOUFU: humanístico, profissionalizante, básico e específico. Onze professores participaram das entrevistas. Foi realizada uma pesquisa documental, que abrangeu a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Odontologia; o regimento interno e o novo projeto pedagógico da FOUFU. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução com os dados tiveram como referências Cunha, Tardif, Nóvoa, Pimenta, Anastasiou, Castanho, Behrens, Masetto, Libâneo, Vasconcelos, Fernandes, Isaía, Bolzan, Moysés, Carvalho, Lucietto, Matos e outros. Os questionários e entrevistas forneceram dados para a apreensão do perfil do professor do curso de Odontologia e a compreensão da sua trajetória formativa. A sala de aula foi o lócus para a análise dos seus fazeres e saberes, bem como para a identificação dos reflexos desses aspectos sobre a formação odontológica atual. A análise dos dados, balizada pelo referencial teórico, demonstrou que a formação inicial e continuada do professor do curso de Odontologia ocorre, fortemente, pela vertente dos conhecimentos do campo específico, revelando uma lacuna na formação pedagógica. Suas práticas e discursos evidenciaram uma concepção de docência ―naturalizada‖ que se pode ―aprender fazendo‖, com base no vivenciado em suas experiências discentes e na inspiração em antigos professores. Esse fato também foi reforçado pela ausência de apoio institucional para o aperfeiçoamento pedagógico dos professores, bem como pela lógica das políticas de avaliação e pela própria legislação, que estimulam a formação do pesquisador, com profícua produção científica, menosprezando e ―aligeirando‖ a formação do educador. Com isso, perpetuam-se as práticas tradicionais de ensino que dificultam a formação de egressos com um perfil profissional diferenciado e em sintonia com o que preconizam as Novas Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Odontologia. A visão tradicional que muitos docentes têm do papel social da odontologia e da saúde bucal os leva a insistir em práticas que reforçam o modelo mercantilista e elitista da odontologia brasileira, desconsiderando as profundas mudanças ocorridas desde o momento em que muitos deles se tornaram profissionais, em um contexto completamente diferente do atual. |
Abstract: | This study addressed the issue of university teaching and aimed to draw the profile of a professor of Dentistry, critically analyzing their formation, their knowledge and pedagogic duties, as well as the influence of these three aspects on the professional profile of the surgery dentist graduating nowadays, under the terms of the new National Curriculum Guidelines for the area. The research, qualitative, had as subject teachers of the graduation course from the Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU), and the instruments used for data collection were a semi-structured questionnaire, the room class observation and semi-structured interview. Answered the questionnaire, forty-one of sixty professors who teach classes at the institution and were observed 142 hours/class from disciplines of eleven teachers, from the four training centers which are distributed by the curriculum components of FOUFU: humanistic, vocational, basic and specific. Eleven professors participated in the interviews. A documentary research was conducted, which covered the current Law of Directives and Bases of National Education, the new National Curriculum Guidelines for a degree in Dentistry, the Bylaws and the new Pedagogic Project of FOUFU. The theoretical foundations that allowed the dialogue with the data had as references Cunha, Tardif, Nóvoa, Pimenta, Anastasiou, Castanho, Behrens, Masetto, Libâneo, Vasconcelos, Fernandes, Isaía, Bolzan, Moysés, Carvalho, Lucietto, Matos, among others. The questionnaires and interviews provided data for the attainment of the profile of a professor of Dentistry and understanding of its formation history. The classroom was the locus for the analysis of their doings and knowledge, as well as to identify reflections of these aspects on the current dental education. Data analysis, guided by the theoretical framework, demonstrated that the initial and continuing formation of Dentistry teachers happens, strongly, by the specific field of knowledge, revealing a gap in teacher training. Their practices and speeches revealed the conception of a ―naturalized‖ teaching design that one can ―learn by doing‖, experienced by them when students and inspired from former teachers. This effect was also reinforced by the absence of institutional support for pedagogical improvement of the teachers, as well as the rationale of the evaluation policy and the legislation itself, which stimulate the formation of the researcher, with fruitful scientific production, belittling and ―streamlining‖ the formation of educator. Thus, perpetuating traditional teaching practices that hinder the formation of graduates with a distinctive and professional profile in line with what is advocated by the new curricular guidelines for Dentistry graduation. The traditional vision that many teachers have of the social role of Dentistry and Oral Health leads them to insist on practices that strengthen the business and elitist model of the Brazilian Dentistry, dismissing the profound changes that have occurred since the time when many of them have become professionals in a completely different context of the current. |
Keywords: | Saberes Prática e formação docente Professor de odontologia Formação odontológica Diretrizes curriculares nacionais Docência universitária Knowledge Practice and teacher training Professor of dentistry Dental education National curriculum guidelines University teaching Professores de odontologia Professores universitários - Formação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | REIS, Simone Maria de ávila Silva. O professor do curso de odontologia e a formação odontológica atual: formação, saberes e práticas pedagógicas em tempo de Novas Diretrizes Curriculares. 2011. 311 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13617 |
Date of defense: | 4-Aug-2011 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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