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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Técnico em enfermagem no município de Uberlândia : a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar
metadata.dc.creator: Stutz, Beatriz Lemos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Beatriz Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Bueno, Sônia Maria Vilella
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, Lucília Regina de Souza
metadata.dc.description.resumo: Procuramos, com esta pesquisa, contribuir para o debate, reflexão e compreensão das forças sociais, políticas, econômicas e culturais que marcaram a construção do exercício profissional do técnico em enfermagem no país e em específico no município de Uberlândia, vinculados ao percurso histórico da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, instituição escolar voltada para a formação desse trabalhador, a partir de sua instalação, no ano de 1973. Criada com o objetivo de atender ao município, ao Hospital de Clínicas dessa Universidade e a cidades da região, diante da necessidade da ampliação dos serviços de saúde oferecidos a uma população em pleno crescimento, a Escola Técnica tem desempenhado importante papel na comunidade na qual está inserida, no que se refere à formação de técnicos de nível médio em saúde e, principalmente, para o desenvolvimento da enfermagem mediante sua efetiva participação na criação do curso de graduação nessa área, ligado à Universidade Federal de Uberlândia. Para tal, a presente investigação, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, em 13 de junho de 2008, sob o Protocolo de Registro nº. 079/08, por meio de uma concepção dialética da história, problematiza as relações entre trabalho, educação e formação humana, tendo como fontes de estudos, dispositivos legais do Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Saúde, documentos impressos e manuscritos existentes no Arquivo Público de Uberlândia como também no Núcleo de Preservação da Memória da Universidade Federal de Uberlândia, nos arquivos da Escola Técnica de Saúde/UFU, no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV).
Abstract: With this research we attempt to contribute with the discussion, reflection and understanding of the social, political, economic and cultural factors that marked the construction of the professional of technicians nursing practice in the country and specifically in the city of Uberlândia, linked to the historical course of the Technical Health School, Federal University of Uberlândia, an educational institution dedicated to training the professional worker, since its creation in 1973. Created with the objective of assisting the municipality, and the cities near by, this university Clinical Hospital was given the need to expand the health services offered to a rapidly growing population, the Technical School has played an important role in the community where it operates , regarding the training of health middle level technicians in and especially for the development of nursing through their effective participation in the creation of undergraduate courses in this area, at the University of Uberlândia. Thus, the present investigation, approved by the Ethics Committee of the Federal University of Uberlândia on June 13, 2008, under the Protocol Registration no. 079/08, through a dialectical conception of history, discusses the relationship between work, education and human development, based on sources of legal provisions of the Ministry of Education and Culture, Ministry of Health, documents and manuscripts held in the Uberlândia s Public Archives but also in the Center for Memory Preservation Federal University of Uberlândia, in the archives of the Technical Health School / UFU, Archives and Documentation Department of Casa de Oswaldo Cruz (DAD / COC) and Research Center and Documentation of Contemporary History Brazil's Center, Getúlio Vargas Foundation (CPDOC / FGV).
Keywords: Escola Técnica de Saúde História
Ensino profissional - História
Escolas de enfermagem - Uberlândia (MG) - História
História da educação
Educação profissional
Instituição escolar
Education history
Professional education
Educational institution
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: STUTZ, Beatriz Lemos. Técnico em enfermagem no município de Uberlândia : a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar. 2009. 265 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13608
Issue Date: 27-Oct-2009
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