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dc.creatorJeziorny, Daniel Lemos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:20Z-
dc.date.available2010-10-26
dc.date.available2016-06-22T18:35:20Z-
dc.date.issued2009-08-31
dc.identifier.citationJEZIORNY, Daniel Lemos. Território vale dos vinhedos. Instituições, indicação geográfica e singularidade na vitivinicultura da serra gaúcha. 2009. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13517-
dc.description.abstractWith an increasingly competitive market context of wines, one of the most traditional Brazilian vineyards, in Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, faces a growing need of improving the quality of its products, as an alternative to price competition. This way, a geographical indication (Vineyards Valley) was established, in order to accredit producers with an origin certification with the help of a producers association. This article has as central objective to analyze the importance of the institutions created in that producing area for the establishment of a managing structure that coordinates its agents towards the exercise of synergetic actions in the search of solutions for the problems of collective order of the wine producers. For that, we work with the territorial focus for analysis, looking for theoretical dialogues among different theoretical contributions, particularly, the New Economical Sociology (NES).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia regionalpor
dc.subjectRegiões vinícolaspor
dc.subjectDesenvolvimento econômicopor
dc.subjectVinho e vinificação - Rio Grande do Sulpor
dc.titleTerritório vale dos vinhedos. Instituições, indicação geográfica e singularidade na vitivinicultura da serra gaúchapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ortega, Antonio César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787472E6por
dc.contributor.referee1Martins, Humberto Eduardo de Paula
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798620Z8por
dc.contributor.referee2Vian, Carlos Eduardo de Freitas
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756259P0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487040D0por
dc.description.degreenameMestre em Economiapor
dc.description.resumoDiante do contexto cada vez mais competitivo do mercado de vinhos, uma das mais tradicionais regiões vinícolas brasileiras, na Serra Gaúcha, depara-se com a necessidade crescente de aumentar a qualidade de seus produtos, como uma via alternativa à competição por preços. Assim, por meio de uma associação de produtores, buscou-se constituir uma indicação geográfica (Vale dos Vinhedos), que confere aos produtores: certificação de origem e aos vinhos: singularidade. Este trabalho, portanto, tem por objetivo central analisar a importância do território e das instituições criadas naquela região produtora para o estabelecimento de uma estrutura de governança que coordene seus agentes para o exercício de ações sinérgicas na busca de soluções para os problemas de ordem coletiva. Para tanto, lançamos mão do enfoque territorial para sua análise, buscando diálogos teóricos entre diferentes aportes teóricos, particularmente, a Nova Sociologia Econômica (NSE).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81762026-
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